Nesta notícia de hoje no jornal i fala-se dos três colégios Jesuítas existentes no país, da forma de ensino nesses estabelecimentos, e nas razões pelas quais os resultados são diferentes de uns para os outros.
Os directores dizem que os três colégios têm a mesma filosofia, a mesma forma de ensinar, o mesmo projecto educativo, baseado no modelo pedagógico. E que o problema está no ambiente socio-cultural de onde provêm os alunos. Justificam as diferenças das notas dos alunos com a questão de ricos vs pobres.
Não concordo. Acho, isso sim, que uns pais se demitem da sua função (de educar os filhos) e outros não. A educação de um jovem não começa ás 9h00 e termina ás 17h00. Tem de ser contínua, na escola e em casa. Se os pais não incutem educação, disciplina, respeito e exigência aos filhos, que poderá fazer um professor? A inteligência e capacidade de um jovem não se vê pelo tamanho da conta bancária dos pais.
Tu atiras postas de pescada! Um bocadinho mais de rigor!
O Ina transitou a alguns anos +-20 para o regime semi-oficial e como tal absorve todos os alunos das freguesias próximas. tanto de STS como de VNF. logo nao se pode negligenciar o ambiente socio Cultural ao qual pertecem estes alunos!
Eu estudei lá alguns anos! Apanhei a fase de transiçao e a verdade é que o ensino foi perdendo qualidade! Nao quanto ao conteudo programatico mas sim quanto aos valores transmitidos e respeitados pelos alunos! Assim como foi notório a abertura do colégio a alunos do ensino oficial. Com a dimensao ( nº. alunos) que tinha nao era possivel continuar a ser um colegio privado. Nao teria mercado, entendes?
É evidente que isto nao se notou do dia para a noite. mas com o passar dos anos o INA tornou-se quase num colégio oficial.
Tb é verdade que potenciou outro tipo ensino – cursos profissionais!
O CSJ continou a ser o colégio de sempre! Quem mudou foi o INA.
Bons Velhos Tempos!!!!
Caro NFPM,
Basta ver o que dizem os 3 directores dos colégios para confirmar que os três colégios têm a mesma filosofia, a mesma forma de ensinar, o mesmo projecto educativo, baseado no modelo pedagógico.
Se assim é, sejam alunos ricos ou pobres, ou seja o colégio privado ou publico, todos deveriam obter resultados semelhantes.
Repara que eu aqui não estou a dizer mal do colégio, de alunos ou de professores. Estou tão só a culpar os pais, que me parecem ser os responsaveis pela situação.
A verdade pura e dura é que a matéria prima não é a mesma. Ou melhor tem condições de partida muito diferentes para alcançar o sucesso!!!