Assino por baixo

Por Gonçalo Capitão no blogue “Ainda há Lodo no Cais”:

o PSD vive, hoje, de facções. O problema é que, em tempos idos (até meados dos anos 90, diria eu), cada grupo não só era suficientemente vasto para ser representativo, como era liderado por figuras com um percurso reconhecido e servidas por “generais” a quem também se reconhecia craveira para liderar “exércitos”. Acresce que as clivagens era ditadas por divergências ideológicas relativamente bem identificadas – creio que o último estertor disto se sentiu na “batalha” do Coliseu, em 1995, que envolveu Fernando Nogueira, Durão Barroso e Santana Lopes. Aliás, mesmo antes, em Coimbra (e presumo que no resto do país laranja), ser “nogueirista” ou “loureirista” (Dias Loureiro) era um “Grand Canyon” que apartava uma escolha social-democrata de uma opção liberal.

O problema actual reside exactamente no oposto. Assiste-se, nos dias que correm, à implantação de um modelo afegão dentro do PSD; há várias “tribos” (muitas…) e estas são lideradas por projectos eminentemente pessoais e por acólitos que já se banqueteiam em algumas sinecuras ou que, pelo menos, têm a esperança de trinchar um pouco do peru, no próximo Natal (que é como quem diz, num próximo executivo camarário, governamental ou em qualquer gabinete).

One Response to Assino por baixo

  1. Caros companheiros,

    O texto que segue, não é contra nem a favor de ninguem. O objectivo è levar-nos reflectir, e a partilhar essa reflexão, com todos.

    Agora que a poeira já assentou, até já choveu de norte a sul de Portugal, fala-se de boca cheia do futuro do PPD/PSD e de um novo lider.

    http://www.hi5.com/friend/profile/displaySameProfile.do?userid=478985355

    Para quem vive a Social-democracia, com paixão, perspectivam-se novas e intensas lutas, novos desafios, novas ideias.

    Por cantos e travessas, afiguram-se três candidatos, três figuras, três “pessoas importantes” (definição do Prof. Marcelo), bom, confesso que já estou preocupado, “pessoas importantes” do PSD, mas será que o PPD/PSD só têm três “pessoas importantes”, e serram elas a saber: Marcelo Rebelo de Sousa, Pedro Passos Coelhos e Aguiar Branco.

    Meu caro, tu és menos importante que qualquer um destes homens? Pois, parece-me que a resposta só poderá ser que NÂO, até porque eu, sou tão importante como qualquer um deles.

    O PPD/PSD, está a ir, novamente, no leito de um rio, sem destino.

    Senão vejamos, o Prof. Marcelo já foi líder do partido. Em termos práticos e pragmáticos, o que foi que ele fez?
    Resposta: não fez nada pelo partido e muito menos por PORTUGAL, no momento de dar a cara à luta, o que fez, demitiu-se, teve medo de perder.

    O Pedro Passos Coelho, o percurso dele resume-se á JSD, era um “rebelde”, já na altura era razoável a dizer mal das Lideranças, a pedir responsabilidades aos seus pares, bom, podemos dizer que já lutou um bocadinho, o curioso é que lutou internamente, contra aqueles que lhe deram a possibilidade de comer pão de trigo.
    Recordo que, o Pedro Passos Coelho, era um grande lutador dos interesses de todos os Jovens Portugueses, estou a referir-me às lutas estudantis contra o pagamento das propinas, esperem… o Pedro Passos Coelho, não estava contra o pagamento de propinas, estava do outro lado, pois é, a memória já me atraiçoo-a. Há ! e outra, a atitude dele durante as últimas europeias e legislativas ? Sim,… algum de vós queria ter na sua equipa alguém que tivesse intenção de marcar auto-golos, pois, a Ferreira Leite, também não quis, compreendo-a e aceito a suas escolhas.

    Bom, e resta-nos o Aguiar Branco, por enquanto, claro.
    Mas afinal de contas quem é este gajo? qual é o seu percurso?, é um tipo de confiança? ou nem por isso?
    Confesso-vos que do Aguiar Branco sei muito pouco, o pouco que sei, deve-se ao facto dele ter sido Ministro da Justiça, do Governo Santana Lopes. Talvez seja pelo facto, de ter lá estado tão pouco tempo, que muita consideração tenho por ele, e explico, trabalho no Ministério da Justiça, e o curioso é que tanto o Santana Lopes, tanto o Aguiar Branco, prometeram resolver a situação profissional de 600 Oficias de justiça, que o governo anterior, de Durão Barroso e do PS, tinha entalado e deixado, assim milhares de pessoas e famílias, a viver numa intranquilidade total, numa situação desonesta praticada pelo Estado Português. No último Congresso Sindical do SFJ,(Sindicato Funcionários Judiciais – actual bastião do PS), encontrei-me com o Aguiar Branco, nesse congresso, curioso é que nessa altura a situação do PPD/PSD era muito idêntica à actual, dirigi-me a ele e agradeci o facto dele e o Governo deposto de Santana Lopes terem cumprido com que prometeram, nesse momento pedi-lhe que o avança-se para liderança, salvo erro, Marques Mendes ganha a eleições, do Aguiar Branco, nem se ouviu falar…

    Caros companheiros, tantas coisa para dizer o seguinte, o PPD/PSD o que precisa é que ideias, precisa que alguém, seja ele quem for, que nos guie por uma estrada que nos leve algum lado.
    Os nomes referenciados, são apenas a junção de diversas letras que por sua vez dão lugar a nomes, mas e onde estão as IDEIAS?

    O que eu quero ouvir e ver, é a discussão de ideias de projectos, os nomes nada me dizem.

    Nós, como simpatizantes/militantes do PPD/PSD, temos o dever de exigir, a quem quer que seja, que partilhe ideias projectos, não apenas para o partido, mas essencialmente que recoloque o PPD/PSD no comando de PORTUGAL, em que o Partido seja visto não como uma alternativa de Governo, mas como sendo a ÙNICA que poderá levar PORTUGAL a ser um pais desenvolvido, socialmente, economicamente. Portugal para ser um pais digno e honrar a nossa história NÂO pode esquecer os idosos, “cuidar” do povo e dar esperança aos Jovens.

    Quero que Portugal tenha FUTURO, tenha um RUMO, irradie ESPERANÇA.

    Aguardo e agradeço os vossos comentários, vamos conversar.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: