Diminuir défice? Começem pelo mais dificil !!

Todas as empresas privadas que conheço tomam certas medidas de poupança de recursos. Todos os gestores destas empresas percebem que é com as pequenas coisas que se podem fazer grandes poupanças. Daí que as primeiras medidas a tomar tenham sido o controlo do papel nas impressoras, das impressões a cores, da distribuição de material de escritório, da gasolina e pneus nos automóveis, das chamadas nos telemóveis, das luzes acesas fora do horário de trabalho, etc.

Algumas destas empresas de que falo têm 10 funcionários, outras 1000. O que seria se no Estado (governo, empresas públicas, institutos, repartições, etc.), com cerca de 700.000 funcionários, se fizesse este controlo? E não venham dizer que é uma gota no oceano. A empresa na qual trabalho tem cerca de 2000 funcionários, é líder na sua área de negócio e é uma empresa cotada em bolsa. Se estas poupanças não fossem reais e não tivessem peso algum, os seus gestores de topo não perdiam tempo com elas.

Ao contrário do que parece, estas são as medidas mais difíceis a tomar. Isto significaria tirar pequenas ou grandes benesses aos funcionários públicos, desde o funcionário de balcão da repartição até ao Ministro. Para um Governo sem coragem e mais preocupado com os seus boys, como é o de José Sócrates, é bem mais fácil aumentar impostos.

6 Responses to Diminuir défice? Começem pelo mais dificil !!

  1. daniel rosa diz:

    Como se faz em casa! O problema desta malta é que não estão em casa deles e vale tudo!
    Bom post!

  2. Boa dica! Pois bem é o Zezinho andar preocupado com a subida dos impostos e não ter tempo para aprender aqui algo connosco como arranjar euros sem ter que tramar o pobre mexilhão!
    Mas ele deve de andar a fazer contas ao dinheiro que gasta de gasóleio, o dinheiro para pagar o imprestimo da habitação, ter de andar no super-mercado a comparar preços para poupar etc.
    Pois mas Agora faço uma questão?
    Depois de ver Pápas em Portugal acho que o conceito de crise que se fala foi tudo uma fabula…
    com tantos milhões em organizar uma recpção papal dinheiro não falta!
    Mas é o desgraçado do contribuinte que paga tudo
    Mas já pensaram, que com o facto do Benfica ser campeão com a vinda do pápa ainda esta semana não ouvi falar na tal crise!…
    Será que o Bento 16 trouxe algum do Baticano?
    Amigos… ai…ai…ai… nossa vida quando tudo isto começar a refletir!

    isto…

  3. daniel rosa diz:

    Acho que isto é a calmaria antes da tempestade…
    Fujam….fujam que vem aí o papão(não confundir com Papa)!

    • Luis Melo diz:

      Sim, qualquer dia sai tudo à rua e é o fim do mundo em cuecas. Estes políticos estão à espera que o povo “se passe dos carretos” e depois é oh tio, oh tio

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: