O bom exemplo de Rui Rio

Hoje, a propósito de uma notícia que saíu no jornal i, tive uma breve troca de twitts com o presidente da JS Porto (e Secretário nacional da JS) Tiago Barbosa Ribeiro. Tudo porque afirmei que graças a Rui Rio os bairros sociais da cidade vinham sendo recuperados, dando condições minimamente dignas às pessoas que lá vivem (e são muitas, quase 20% da população do Porto, 50 mil pessoas). Coisa com que o Tiago discordou.

Rui Rio fez uma aposta forte na requalificação dos bairros sociais. E fê-lo porque sabe que o mais importante são as pessoas, e deve ser para elas que se faz política. Rui Rio não diz, faz! Ele actua e faz política para os cidadãos da cidade que lidera. Nos bairros sociais vive muita gente com condições quase desumanas, gente com dificuldades financeiras e que vive em permanente risco.

Com a requalificação dos bairros sociais Rui Rio não só está a dar mais qualidade e dignidade à vida das pessoas que ali moram, como também está a evitar getos que são quase sempre incubadoras de criminosos. Esta é uma das melhores formas de coesão social e de ajuda à integração destas pessoas. Ao mesmo tempo evita-se e previne-se a criminalidade que está sempre ligada a estes locais e se espalha depois pela cidade.

A requalificação não é feita ao acaso e sem um planeamento. Além de requalificar casas ou espaços públicos, a CM Porto cria também novos equipamentos (desportivos e outros), ruas e percursos pedonais. Abre também espaço a instituições de intervenção e apoio social, para que fiquem mais próximos dos bairros e das pessoas que delas necessitam. Desde 2001 que a CM Porto investiu mais de 130 M€ na habitação social e na recuperação dos bairros sociais.

Ainda assim isto não chega para socialistas como o Tiago. Pena ele ter-se esquecido que o seu Governo PS – aquando da elaboração do OE2010 – decidiu estrangular financeiramente o PROHABITA, o que só vai fazer com que a CM Porto faça mais esforço, pois apesar de tudo Rui Rio prometeu não suspender a requalificação nos bairros. Foi uma promessa, é para cumprir.

Tal como disse Rui Rio hà pouco tempo o “Esforço da CM Porto tem sido investir onde é mais necessário, e não onde se consegue mais popularidade politica e mediática“. Talvez se José Sócrates – líder do partido e do Governo apoiado pelo Tiago – tomasse também este princípio, Portugal estivesse melhor.

2 Responses to O bom exemplo de Rui Rio

  1. cefaria diz:

    Por mais que o PS diga alto que é a favor do estado social e dos mais fracos. A verdade é que na prática tende não só a ser coveiro do primeiro e como a atacar os segundos.

    • Luis Melo diz:

      Nem mais caro cefaria. O PS parece não ver que com a sua política está a degradar o estado social, e que daqui a algum tempo vai deixar todos sem subsídio de desemprego, reformas e afins. O mais grave é que dentro do PS não se vislumbra ninguém com consciência que tenha uma possibilidade real de inverter esta visão

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: