Mais vale remediar que prevenir (II)

Este artigo do jornal i confirma o que escrevi neste post. Não há efectivamente em prática um plano para a prevenção dos incêndios nas florestas. O relatório de avaliação do Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios detecta várias falhas que acabam por ser decisivas e redundar em tragédia.

Tal como estava à vista, todas as lacunas são relacionadas com a aposta na prevenção. Escrevi há dias: “Não há investimento na gestão e segurança da floresta portuguesa“. O relatório confirma: A taxa de execução da gestão de áreas florestais é de 17% em terrenos públicos e 13% nas áreas privadas.

O relatório diz que é notório o atraso na elaboração dos planos municipais de defesa da floresta, e falta informação para avaliar a sua execução. Isto é consequência de, tal como já disse, a gestão da floresta estar nas mãos de políticos (ou dos seus “afilhados”) ao invés de ser da responsabilidade de técnicos qualificados.

Também na área da prevenção, as acções de formação de população e GNR está abaixo do previsto, e não foi adquirido equipamento essencial para o cumprimento da missão florestal. Eu acrescento que é necessário formação de combate aos bombeiros e também (quiçá mais importante) de estratégia de combate aos seus comandos.

Além disso devia-se acabar também com as nomeações políticas para lugares chave na prevenção e combate. Como por exemplo na ANPC, GTFs das Câmaras Municipais, ou corporações de bombeiros (Voluntários e Municipais).

One Response to Mais vale remediar que prevenir (II)

  1. […] mais uma notícia publicada hoje pelo jornal i, se confirma o que escrevi no post de ontem. Este governo despreza a gestão da floresta e a prevenção dos fogos. Francisco Moreira, […]

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: