Mais vale remediar que prevenir (III)

Em mais uma notícia publicada hoje pelo jornal i, se confirma o que escrevi no post de ontem. Este governo despreza a gestão da floresta e a prevenção dos fogos. Francisco Moreira, investigador do Instituto Superior de Agronomia, diz que “Se se viu algum avanço desde os anos críticos de 2003/2005 foi no combate. Na prevenção e na gestão florestal está tudo praticamente na mesma“. Diga-se que o avanço no combate tem sido apenas atirar Canadairs (ou seja, mais dinheiro) para cima do problema.

Confirma-se também o que escrevi em relação ao combate. É mesmo preciso formação para bombeiros, em especial os seus comandos. Joaquim Sande Silva, especialista da Liga para a Protecção da Natureza, diz que “os reacendimentos reflectem a formação e dispersão dos meios […] o rescaldo continua a fazer-se com água, quando deveria limitar-se a área queimada com ferramentas manuais. Os bombeiros voluntários não têm essa apetência“.

Isto demonstra que não só as prioridades do governo estão ao contrário, como também este é um executivo autista, já que não faltam pessoas especializadas (Engenheiros, Técnicos, etc) na gestão, prevenção e combate ao fogo. Pessoas essas preteridas pelos “afilhados” e “enviados” com cartão de militante da côr do partido do Governo.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: