Nunca tive dúvidas, mas por vezes engano-me

Há umas semanas dizia-se que o problema do país era a viabilização do OE2011. Viabilizado o documento, os juros da Dívida Pública, que estavam pouco acima dos 5%, dispararam e ultrapassaram os 6.5%, um máximo histórico. Gorado o argumento do OE2011, o problema passou a ser a falta de interessados em comprar a Dívida Pública. Com o aparecimento da Venezuela e da China como potenciais interessados, os juros da Dívida Pública, que estavam nos 6,5%, subiram para perto dos 7% (o tal limite de Teixeira dos Santos para que fosse necessária a vinda do FMI).

Nesta altura só nos apraz perguntar: Mas será que entre tantos especialistas – políticos, politólogos, economistas, financeiros, banqueiros, diplomatas – ainda ninguém percebeu que o problema português é a falta de credibilidade e competência do Governo e principalmente do Primeiro-Ministro? A resposta é: Sim, já perceberam. E isso é que é grave nesta situação. Todos aqueles especialistas já perceberam qual é o problema, e sabem que a solução passa pela demissão deste PM e deste Governo PS, mas ninguém quer ousar falar nela.

Nova pergunta: Então se sabem, porque nem sequer a sugerem? A resposta é simples: Uns estão a agir cautelosamente para poderem obter bons resultados nas próximas eleições. Outros estão preocupados em não ferir susceptibilidades para se aguentarem (pelo menos o mais possível) nos seus belos empregos. Outros ainda, fazem parte da “pandilha” que nos trouxe a este estado de coisas e não se querem afundar com o Sócrates e o Governo.

Posto isto: Ainda alguém tem dúvidas de que o melhor teria sido chumbar o OE 2011? Ainda alguém tem dúvidas de que o melhor teria sido demitir o Governo? Ainda alguém tem dúvidas de que é inevitável o FMI vir a Portugal para colocar a governação e as finanças do país nos eixos? Eu nunca tive dúvidas, mas reconheço que por vezes engano-me.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: