Sugeri também, nessa altura, que visitassem este mapa confirmando que a maioria das linhas na Europa, tem capacidade inferior a 300 km/h. Até a viagem entre Moscovo e São Petersburgo (800 km) é feita a velocidades na ordem dos 200 km/h. O TGV só faz sentido em distâncias muito grandes, como atravessar toda a França ou toda a Espanha.
Em Abril 2009 o Ministro disse na RTP que era necessário haver 6 milhões passageiros/ano entre Lisboa e Porto para o TGV ser rentável. Neste momento existem 12 Alfa Pendular diários nesse percurso, cada um com cerca de 400 lugares. Se pensarmos que estão sempre lotados (a taxa de ocupação deve rondar os 60%, mas dou isso de barato) temos 1,8 milhões passageiros/ano.
Sem paragens entre Lisboa e Porto o TGV faria 1h30m. Mas sem paragens perdia pelo menos 1/3 dos passageiros (Coimbra, Aveiro). Se continuasse a fazer essas paragens aumentaria o tempo para 2h00m de viagem. O Alfa Pendular faz em 2h45m (e pode melhorar). E quanto aos preços, sabemos que o bilhete Paris-Londres (400 km) é cerca de 80€. Quanto seria o bilhete Lisboa-Porto… 60€, 50€? No Alfa o preço é de 28,50€.
Temos de ter prioridades. Já existe um Alfa (que pode ser melhorado) entre Lisboa e Porto, passando em Coimbra, Aveiro, VN Gaia ou Braga. Não era mais sensato investir em melhores linhas de mercadorias (para ajudar ao desenvolvimento económico) ou investir em linhas normais e decentes, para ligar outras grandes cidades – Vila Real, Castelo Branco, Viseu, Évora – aos grandes centros urbanos do litoral?