Sá Carneiro, um político insigne

Há 30 anos atrás morria o PM de Portugal, Francisco Carneiro, na queda do avião que o levaria a um comício no Porto no âmbito das eleições presidenciais. Infelizmente sou obrigado a acreditar de que não se tratou de um acidente, mas sim de algo premeditado, mas que se dirigia ao Ministro da Defesa, Adelino Amaro da Costa.

Passadas três décadas o processo prescreveu e já nada há a fazer para castigar os culpados. Infelizmente ainda há, neste país, forças ocultas (que têm poder, apesar de não aparentar) que conseguem esconder, tanto os responsáveis que ainda estão vivos, como outros que já morreram (alguns recentemente).

De qualquer maneira, todos os anos por esta altura, se volta a falar da abertura de mais uma CPI para apurar a verdade. E quem fala nisto? São sempre os mesmos, que ao invés de querer esclarecer, procuram explorar a situação e daí tirar partido (na venda de livros e afins).

Sá Carneiro foi um político insigne em Portugal. Foi uma referência não só como político mas também como líder e como homem. Era íntegro no verdadeiro sentido da palavra. Tinha um comportamento ética e moralmente correcto, era decente, sério, vertical e honrado.

O fundador e primeiro líder do PSD era um político implacável. Frontal, responsável e com sentido de Estado. Foi eleito deputado á Assembleia Nacional anos antes de 74 e lá lutou, ás claras (ao contrário de outros), pela liberdade e pela igualdade. Não se escondeu. Deu a cara pelos valores e ideais em que acreditava.

Depois do 25 Abril 74 fundou o PPD e contra todas as expectativas teve um sucesso assinalável. As pessoas chegavam à sede e pediam para se inscrever no “partido do Sá Carneiro”. A adesão foi massiva e rápida. O seu trabalho foi reconhecido pelo povo em 79 quando foi eleito Primeiro-Ministro.

Sá Carneiro livrou Portugal de uma hipotética ditadura militaro-comunista e pugnou sempre pelos valores da liberdade, igualdade e solidariedade. Foi amado e odiado, mas nunca ignorado ou desprezado. Foi sempre respeitado.

Não fosse a tragédia de há 30 anos atrás e por certo Portugal seria hoje um país diferente. Não tenho dúvidas de que Sá Carneiro teria feito o mandato de 79 a 83 e também outro de 83 a 87.

Anúncios

2 Responses to Sá Carneiro, um político insigne

  1. José António Salcedo diz:

    A melhor homenagem que podemos dar a Sá Carneiro – assim como a outras pessoas verdadeiramente excepcionais que vamos conhecendo – é incorporar nas nossas vidas aqueles aspectos do seu carácter ou acção que mais nos tocam. E depois continuar a nossa vida e as nossas lutas, agora enriquecidos e fortalecidos por isso.

  2. Luis Macedo M. Pereira diz:

    Francisco Sá Carneiro era um Homem que alimentava a sua Coragem na força das suas Convicções e se sabia predestinado a servir Portugal. Era um anti-conformista, um Reformista, intrépido, intransigente e impaciente de ver a social-democracia devolver a Portugal a sua aura Universal.Sá Carneiro preferia um conflito esclarecedor a uma concessão podre! Foi assim em todas as vertentes da sua vida, como político, que nunca subalterniza a sua consciência ao charme e ao fascínio do poder corruptor dos fracos e dos homens sem alma que nunca conhecerão, por mais vidas que tenham, a aura dos justos e daqueles nem de uma geração precisam para conhecer a imortalidade.Sá Carneiro assumia do mesmo modo e com a mesma frontalidade e coerência as suas opções , as suas decisões e as suas paixões, indo contra o política ou moralmente correcto, como se viu quando desafiou a influente e ominipotente igreja católica e amou, aos olhos de toda a gente, a mulher proibida ! Francisco Sá Carneiro era um Homem, tão só e apenas, mas como ele Portugal não teve muitos depois do 25 de Abril de 1974, porque não teria descido tão baixo e batido no fundo.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: