Educação Sexual vs Educação Cívica

Não vou perder tempo a fazer juízos de valor em relação à situação actual da Educação. É evidente ao estado a que chegou a Escola deste país. Culpa, em primeira instância, do Ministério da Educação.

Por estes dias a Ministra, Isabel Alçada, deu mais uma prova da sua incompetência ao mostrar a “sua disponibilidade para apreciar as propostas” de uma campanha contra a homofobia nas escolas.

Mais uma vez, e a meu ver, as prioridades do Governo, do PS, do ME e da Ministra estão totalmente viradas de pernas para o ar. Foram as aulas de Educação Sexual e agora é isto.

Ao invés de andarem a brincar com pormenores que em nada contribuem para o bom futuro dos jovens, e se querem mesmo colocar em prática algo decente, que apostem na re-introdução da Educação Cívica.

Nesta altura, e mais do que nunca, é preciso incutir nos jovens princípios e valores que serão muito importantes na sua vida. Isto porque não viverão isolados, mas em sociedade.

É necessário ensinar-lhes (já que cada vez mais pais se demitem) o respeito pelo próximo. Os seus direitos, deveres, liberdades e garantias. A importância de respeitar a lei e a autoridade.

Também não seria tempo perdido ensinar-lhes (ainda que por alto) o sistema eleitoral e a organização do Estado. Deverão desde pequenos conhecer os órgãos que regem as suas vidas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: