#e2011pt Cumpriu-se o meu desejo

Não fiz apostas nem previsões, tinha apenas um desejo e manifestei-o à hora do almoço: “Quero vitória do PSD. PS nos 28%. CDS forte. PCP e BE juntos abaixo dos 15%. Gostava de ver 1 ou outro deputado de outros partidos“. Apenas na última (e mais difícil) parte do desejo falhei.

Estou portanto muito satisfeito com os resultados das Legislativas 2011, apesar dos números da abstenção. Para mim, ao serem divulgados, foram a primeira derrota da noite. Num momento tão importante para o país, quase metade dos portugueses se demitiram do seu dever de voto.

Depois destes resultados muita coisa haverá para dizer, e será dita pelos principais opinion makers, mas há algo que eu gostava de ver “esmiuçado”. Gostava de ouvir os responsáveis pelas empresas de sondagens falar do empate técnico que persistiu durante toda a campanha.

De resto, olhando para os resultados abaixo, as tendências são evidentes. O PS desce à custa dos maus governos de Sócrates. O PSD cresce pela afirmação como alternativa. O CDS sobre por força da coerência e alteração de estratégia. BE perde para o PCP por causa da demagogia barata.

Legislativas 2011: PS – 28,10%, PSD – 38,60%, CDS – 11,70%, CDU – 7,90%, BE – 5,20%
Legislativas 2009: PS – 36,56%, PSD – 29,09%, CDS – 10,46%, CDU – 7,88%, BE – 9,85%
Legislativas 2005: PS – 45,03%, PSD – 28,77%, CDS – 7,24%, CDU – 7,54%, BE – 6,35%

Ontem foi o dia da mudança, e hoje é o 1º dia do resto das nossas vidas. Estou satisfeito, mas tenho pena que este desejo não se tenha cumprido nas Legislativas 2009. Perdemos mais 2 anos. Caímos na ajuda externa. Mas o povo “só ouve nas orelhas“. Mais vale tarde do que nunca.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: