FC Porto: as vitórias da Organização e Competência

Em Setembro 2009 escrevi, sobre os clubes desportivos: “Os maiores não são os que têm o maior estádio de futebol nem os que têm o maior número de sócios. Os maiores nem sequer são os que têm maiores orçamentos ou contratos de publicidade […] Os maiores clubes são os que conseguem vencer em todas as frentes“.

O FC Porto é hoje o maior e melhor clube em Portugal porque vence – e vence frequentemente – em todas as modalidades. É um verdadeiro clube grande e eclético. Em 2010/2011 o FC Porto foi campeão nacional em todas as modalidades colectivas em que participa: Futebol, Andebol, Basquetebol e Hóquei em Patins.

E venceu mais títulos em muitas delas e em vários escalões. No futebol venceu 4 títulos no escalão sénior (um deles europeu), mas também foi campeão nacional em Juniores A e Juniores C, por exemplo. Conquistou também o título em modalidades como o Bilhar, em que foi o melhor em masculinos e femininos.

Este sucesso é feito da conjugação de muitos factores e variáveis, mas há um que se destaca e que penso ser o mais importante: Organização. Até os atletas, que normalmente são mais dados às emoções e às condições de trabalho, reconhecem que a Organização é o ponto forte deste FC Porto.

Além disso, há uma outra característica que é essencial para se fazer parte da estrutura, principalmente em cargos de lideranças e responsabilidade: Competência. Apesar de existir a ideia que o FC Porto é uma “família” onde impera o nepotismo, o facto é que só entra quem tem comprovadas capacidades.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: