BPN, BIC, Totta, Santander… curiosidades

Não entendo o alarido que aí vai por causa da venda do BPN por 40 M€ ao BIC. Lembro-me bem de, por uma ou duas vezes, ter ouvido o Min. das Finanças de Portugal dizer que o Estado não tinha posto 1€ no BPN.

Fazendo fé nas palavras de Fernando Teixeira dos Santos (para os mais distraídos, era ele o Min. das Finanças do Governo liderado por José Sócrates) quer dizer que no final de contas o Estado lucrou 40 M€.

A propósito de bancos e da sua venda veio-me à memória outro episódio. Lembro-me de há uns anos atrás ter havido muito alarido à volta da venda do Banco Totta aos Espanhóis do Santander. Estávamos a ser invadidos.

Hoje, os governantes (tanto os do Governo PSD/CDS como os do anterior Governo PS) andam em tour a tentar vender as maiores empresas portuguesas (ditas até “Estratégicas”) aos Angolanos e Brasileiros.

Sobre a seriedade e credibilidade de tais investidores. Sobre a verdadeira fonte dos dinheiros desses senhores. Nada a dizer. Nem uma palavra. Estaremos a ser invadidos por eles? Oh não! Que parvoíce!

7 Responses to BPN, BIC, Totta, Santander… curiosidades

  1. cefaria diz:

    Eu pelo contrário penso é que não há nenhum alarido no caso BPN. Silêncio ensurdecedor foi um dos meus post desta semana. Entregar por 40M€ poderia ser um mero mau negócio, mas tudo aponta que havia outras propostas (más) mas com mais do dobro da oferta e vender a esta sem nada esclarecer choca-me… e pior o silêncio estende-se ao BE e CDU. ESTRANHO!

  2. Pois a mim o que mais me espanta é que passado tanto tempo ainda ninguém tenha sido responsabilizado…

    Onde estão os culpados pela falcatrua? E, os responsáveis por legislar, regular e fiscalizar, governar e defender-nos?

    Isso sim, é uma verdadeira vergonha nacional!! Onde está a força democrática? Onde estão os criminosos?…

    Tudo o resto aparece depois… Como tal, nem pode ser contestado…

    Agora, só se podem minimizar os estragos… Que é o que se está a fazer com uma solução encontrada sobre pressão…

    • Luis Melo diz:

      Concordo. Já passaram alguns anos(?) e ainda não há UM culpado que tenha sido condenado. Como sempre a justiça arrasta-se e nada decide. Culpa? É das leis, feitas à medida destes casos.

  3. “… A culpa é das leis …”

    Exacto! Por isso é que eu perguntei pelos que legislam, regulam e fiscalizam, mais os que nos governam e que têm por obrigação defender-nos…

    Onde é que estão??… Não me digam que estão em Paris a filosofar??!

    Escusam de me chamar fascista.. Mas, começo a pensar que sem criminalização dos actos públicos isto não vai lá…

  4. Luis Melo diz:

    Aqui fica mais uma opinião, que levanta questões pertinentes, sobre o assunto da venda do BPN ao BIC http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=499623

Deixe uma Resposta

