O líder moderno

Numa altura em que, a propósito da morte de Steve Jobs, se tem falado muito nos grandes líderes a nível mundial, transcrevo aqui um texto que escrevi em Setembro 2011.

Uma boa liderança sempre foi condição indispensável para que qualquer Empresa tivesse sucesso, mas nos tempos que correm (de crise economica, financeira e de confiança) ainda mais o é.

O líder da Empresa é o actor com mais influência na estabilidade do Negócio. Se for esse o caso, é também a ele que cabe a mudança de rumo por forma à adaptação às circunstâncias do mercado.

Numa altura em que a crise tem efeitos avassaladores nas Empresas, o líder tem de conseguir mobilizar e moralizar Colaboradores (mantendo-os focados nos objectivos da Empresa) e Clientes.

Um líder já não é o dono da Empresa, o sócio maioritário ou o gestor profissional. O líder moderno é aquele que consegue aliar excelentes capacidades técnicas a indispensáveis capacidades humanas.

Se uma Empresa quer vingar tem de ter um líder com várias competências. Até hoje o líder deveria ter as seguintes capacidades:

Conhecer Negócio e Cliente. Para ter credibilidade aos olhos de todos é necessário conhecer bem o Negócio e manter relações próximas com os Clientes. Isto passa para os Colaboradores, confiança nas capacidades do líder.

Planear e executar estratégias. Não basta mandar, é preciso saber mandar. O bom líder sabe que processos executar, que pessoas envolver, que métricas e resultados avaliar, e de que forma dar a volta e gerir dificuldades.

Criar boas relações. É essencial que o líder saiba fomentar saudáveis relações entre Departamentos, Colaboradores, Fornecedores e Clientes. Seja através de iniciativas de âmbito académico, profissional ou de lazer.

Saber comunicar. Saber comunicar de forma clara, objectiva e eficaz é meio caminho andado para evitar confusões. É uma boa forma de influenciar, e persuadir Colaboradores ou Clientes. O líder deverá sempre comunicar com transparência, partilhando informação.

Ser credível e confiável. É impreterível que o líder seja uma pessoa com qualidades pessoais intocáveis. Ser sério, íntegro e honesto é essencial. Também importante é respeitar os Colaboradores e Clientes, e dar-se ao respeito.

Ter disponibilidade para aprender. Um bom líder não estagna. Deve ser humilde e estar disposto a aprender. Tem auto-crítica e faz auto-avaliação. Um bom líder não é aquele que tem as respostas todas. É aquele que está pronto a procurá-las.

Mas se a Empresa quer ter sucesso na Economia que saiu do final da primeira década do século XXI, o líder tem também de…

Ser inclusivo. Nas reuniões, nas apresentações, etc. deverá fazer referência aos Colaboradores e Clientes. É importante incluí-los nos exemplos referenciados, nos resultados apresentados. Dessa forma a Empresa torna-se uma comunidade, não apenas uma Empresa. E uma comunidade tem mais força e é muito mais difícil de parar.

Ser provocador. Um líder não poder ser politicamente correcto e evitar o confronto com o seu concorrente. Principalmente se esse concorrente é mais antigo, e portanto tiver uma posição dominante no mercado. Há que mostrar determinação na luta pela conquista do Cliente. Isso terá também o condão de inspirar os Colaboradores.

Ser inovador. Num mundo de Negócios em permanente evolução ser inovador é algo muito importante para o sucesso de qualquer Empresa. Independentemente de a Empresa ter 10 ou 1000 funcionários, o líder não pode ter medo de redireccionar a Empresa. Ao fazê-lo antes dos concorrentes está a fazer o padrão anterior parecer óbvio, reforçando a sua posição.

Ser imitador. Não é sinal de fraqueza admitir que a ideia original não é sua e copiar o que foi bem feito. Para quê reinventar a roda? Se existe algum processo ou alguma prática que continua a ter sucesso e não parece necessitar de desenvolvimento adicional, mais vale utilizar sem medo. Não serão os únicos.

Ser infeccioso. A capacidade de conseguir “infectar” o Cliente com o seu entusiasmo pelo produto/serviço é determinante. Ao invés de ter descontos ou ofertas (tal como todos os concorrentes) para captar atenção do Cliente, é essencial apresentar algo diferente, e de forma a conseguir excitar e despertar o interesse do Cliente.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: