Paulo Bento, esse visionário do futebol

Antes do jogo vaticinei: Portugal vai-se qualificar à custa da Holanda e o tuga vai ficar todo contente depois de mais uma vergonhosa fase de qualificação. O facto é que nem isso a selecção de futebol conseguiu. Portugal perdeue a Suécia venceu.

A diferença é apenas uma: Os suecos tinham de vencer e esperar que a selecção portuguesa perdesse. Lutaram pelo objectivo. Por seu lado, Portugal tinha de vencer, empatar ou esperar a vitória da Holanda. Preferiu ficar à sombra da bananeira.

É esta a mentalidade do tuga, que o leva invariavelmente ao insucesso. Estava à vista no banco de suplentes, no comentário da TV, e provavelmente na maioria da cabeça dos tugas. A 30 min do fim e com 0-1 já só se torcia pelo golo… da Holanda.

A equipa falhou a toda a linha, mas naturalmente que o tuga tem de arranjar um bode expiatório. Quem seria? O alvo mais fácil: o Cristiano Ronaldo das costas largas. Até parece que ele joga na baliza, na defesa, no meio-campo e no ataque. É omnipresente.

A verdade é que, mesmo com CR7 sendo o melhor marcador da fase de qualificação (5 golos), a selecção de futebol só ganha jogos a Lichensteins, Luxemburgos, San Marinos e afins. Quando nos aparece pela frente uma equipa minimamente organizada, perdemos.

Para além da mentalidade tuga, também Paulo Bento é responsável. Num jogo decisivo, a perder 0-1 aos 60 min não muda nada? Não arrisca? Encaixou o 0-2. A precisar de marcar golos, coloca em campo um médio defensivo, e deixa Nuno Gomes no banco?

Isto já para não falar das consequências que têm as birras e pancas deste visionário do futebol. Depois de vermos uma defesa péssima e um ataque extremamente perdulário, o que dizer de jogadores como Carvalho, Bosingwa, Tiago, Simão Sabrosa, Liedson ou João Tomás?

Anúncios

6 Responses to Paulo Bento, esse visionário do futebol

  1. Subscrevo. É com a maior facilidade que se passa de Queiroz-Besta a Bento-Bestial. Bento transformou-se em Queiroz, com as tais birras e problemas de afirmação.

    Abraço.

    • Luis Melo diz:

      Exactamente. O tuga é perito nessas passagens de bestial a besta… tal como hoje Paulo Bento é uma besta, se no play-off vencer o Montenegro (ou outra selecção do nível) passa logo a bestial

  2. Convinha também pensarmos que os clubes portugueses e a Federação estão a dar cabo da Selecção. O Benfica joga com onze estrangeiros, o Porto e o Sporting têm pouquíssimos portugueses.
    Apesar de tudo temos uma boa selecção sub-21 com jogadores como o Nelson Oliveira e o Wilson Eduardo, muito superiores ao Postiga.Agora seguindo este caminho vamos formar Rolandos e não Ricardos Carvalhos e nem nos classificaremos para os Europeus e mundiais.
    Temos de criar condições para termos mais jogadores de qualidade. Senão a manta fica muito curta ….

    • Luis Melo diz:

      Caro Rui,

      É uma verdade que os clubes não têm ajudado. Mas ao nível da selecção (que deveria ter os melhores jogadores portugueses, independentemente de jogarem ou não em Portugal) os maiores responsáveis são também os directores da FPF, a começar por Gilberto Madaíl. Porque renunciaram (cedo demais) Miguel, Paulo Ferreira, Simão Sabrosa, Tiago, e outros? Todos eles tinham lugar nos convocados…. penso eu

  3. Luis Freitas diz:

    Foi apenas um dia mau…. um seleccionador que se dá ao luxo de abdicar de Bosingwa, Quaresma, Ricardo Carvalho, Paulo Machado, Simão Sabrosa (que não está para o aturar) é porque acha que João Pereira, Eliseu, Carlos Martins e Postiga, são muito melhores. Eis a explicação. Teimosos e tinhosos eram os burros e mesmo esses já só se vêm nos circos.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: