FC Porto: o pior cego é aquele que não quer ver

A um adepto exigiente e habituado a ver o FC Porto a jogar bom futebol (já nem digo a vencer, apenas a jogar bem) mete dó ver a actual equipa a jogar. É mau demais para ser verdade.

O actual FC Porto não tem uma ideia de jogo (o chamado fio de jogo), não tem uma estratégia bem definida. Não joga em posse ou em contra-ataque. Não pressiona. Joga como calhar.

O que se vê em campo não é uma equipa de futebol de topo, mas um grupo de grandes jogadores a jogar ao calhas. Mais ou menos como o comum adepto a jogar ao domingo com os amigos.

Quem percebe de futebol verá facilmente que a culpa é do treinador. Quem percebe de bola dirá que a culpa é dos jogadores. Nomeadamente Hulk, que é o alvo mais fácil (tal como CR7).

Se a culpa fosse dos jogadores, como justificar que na época passada eram exactamente os mesmos, estavam em forma, e jogavam de forma sublime? Talvez a diferença esteja no treinador.

Para os adeptos minimamente atentos e esclarecidos basta fazer o seguinte exercício: Contar o número de vezes que a bola passa nos pés de Moutinho, antes e depois de Vitor Pereira.

Mas não se trata apenas de uma aspecto técnico-táctico. Trata-se também de liderança e carisma. Treinadores com estas características levam os jogadores onde quiserem (Mourinho, Villas-Boas).

Dizem que Vítor Pereira mostrou coragem ao substituir Hulk num jogo há dias, ou ao deixar Moutinho e James no banco. Não é coragem, é estupidez. Dentro do mau, são os melhores da equipa, de longe.

Outro erro crasso de um líder é o não reconhecimento do próprio erro. Querem pior exemplo para os jogadores? Além do mais não reconhecer a falha é a certeza de que não se melhorará.

No final de um jogo em que teve ZERO oportunidades de golo e ZERO remates perigosos, Vítor Pereira disse que perdeu “de forma inexplicável” e que teve “inúmeras oportunidades“.

O pior cego é aquele que não quer ver. O jogo do FC Porto, implementado por Vítor Pereira, descreve-se assim: Lento, denunciado, desorganizado, apático, triste, forçado, sem criatividade.

Anúncios

3 Responses to FC Porto: o pior cego é aquele que não quer ver

  1. […] há dias escrevi um post sobre o mesmo assunto: a falta de qualidade do jogo do FC Porto e o seu responsável Vítor […]

  2. pj diz:

    boas portistas ninguem devia de aparecer ao estadio do dragrao isto é uma vergonha anda todo a dormir desde o presidente ao roupeiro sinto-me muito desanimado com o nosso clube ……. alguem meta a mao a isto…….

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: