O que me vale é que, de há uns 3 anos para cá, só me chateio com o futebol durante os 90 minutos do jogo. A verdade é que sofro muito ao ver o FC Porto perder ou jogar mal. Não estou habituado, que querem que faça?
Ainda há dias escrevi um post sobre o mesmo assunto: a falta de qualidade do jogo do FC Porto e o seu responsável Vítor Pereira. Acho que é tão evidente que me custa a perceber do que está à espera Pinto da Costa.
Para quem percebe de futebol é por demais evidente: A construção do jogo de ataque do FC Porto é feita através dos defesas centrais (esses grandes organizadores de jogo!) com lançamentos para as alas.
Esse jogo, não só complica o domínio da bola por parte de quem recebe, como facilita o trabalho da defesa da equipa adversária, que está de frente para o lance.
Além do mais desperdiça a capacidade técnica e criatividade dos (vários) médios portistas, que tão bem têm dado conta do recado (leia-se organização de jogo) nos últimos anos, e que se vêem agora desmotivados.
A verdade é que o jogo só passa nos pés dos médios quando a bola é recuperada no meio campo. Doutra forma são sempre os centrais a lançar. Sugiro: contem as vezes que a bola passava pelos pés de Moutinho antes e depois de V.Pereira.
Outro facto que atesta a falta de qualidade/competência de V.Pereira como treinador é não ter plano B. Nunca alterou o esquema táctico, tentando inverter o sentido de um jogo. Nem mesmo quando está a perder.
As substituições efectuadas deixam tudo na mesma, em 4-3-3. Com o Olhanense, tal como em Nicósia, não resultou. Porque o problema não está nos jogadores que saem está na táctica e estratégia de jogo.
Para piorar revelou a sua personalidade nos últimos dias. Na conferência de imprensa que precedeu o jogo apareceu de testa franzida e cara de mau. Indignado, berrou e deu murros na mesa. Auto-elogiou-se.
Hoje, no final de um jogo lastimoso tentou esconder-se no possível mau resultado do Benfica no dia seguinte, e depois tentou condicionar Pinto da Costa. Só revela mau carácter.
muito bem visto, de que é que o Pinto da Costa está
à espera???
Acrescentaria só o seguinte: Terá o Porto um verdadeiro nº 10? Temo que caminhem já pelo trilho que sporting e benfica vêm caminhando (embora algo mais arrumadinho últimos tempos), não se aperceberam que a posição 10 exige um jogador que efectivamente esteja talhado para a ocupar – ORGANIZADOR de jogo, não um recuperador com bom toque de bola. Mas há algo que no Porto me parece agora preocupante – desagregação da equipa perante a adversidade, e isto não me lembro de ver nunca.
Boa sorte, aqui no SUL esse mal só foi detectado nos últimos 3 anos, e os clubes vão flutuando na capacidade de resolver este problema!
Luís, tem toda razão, excelente análise.
Vítor Pereira não possui capacidade e competência para treinar a equipa do FC Porto, não saberemos, partindo do princípio da aprendizagem e do melhoramento, se num futuro terá capacidades para tal, mas neste momento esta a destruir a equipa que foi construída na temporada passada. Penso que ele se tem em grande consideração, pensa que é um novo Mourinho, com tanta cegueira narcisísta só revelou, como o Luís afirmou, mau carácter.
Daniel, começo a duvidar que no futuro ele consiga algo. A princípio pensei que sim, mas agora, depois de ver o mau carácter e feitio dele… duvido.
vitor pereira sinónimo de auto destruiçao…será que andam cegos naquela casa???ou querem por a cabeça do desgraçado incompetente, limitado, …a premio…enfim pior que isto não me recordo…é dificil ser assim tao rasco, fraco…