O Daniel Oliveira não entende. Eu explico.

Segundo o Daniel Oliveira, Sócrates disse o óbvio: “As dívidas dos Estados são, por definição, eternas. As dívidas gerem-se“. Portanto o Daniel concorda com Sócrates quando este diz que as dívidas não são para ser pagas.

Assim sendo, vou já amanhã ao banco em que o Armando Vara é administrador (ainda é?) pedir um empréstimo de 10 M€ para comprar aquela casa que está à venda na Quinta do Lago (a do Duarte Lima). Afinal, não preciso de pagar.

Neste momento está o Daniel a vociferar que uma coisa não tem que ver com a outra porque “ao contrário das pessoas, os Estados não morrem“. Ora, a minha família também não. Continuarão a pagar os meus filhos, netos, bis-netos…

Serei irresponsável, gastando dinheiro que não tenho, numa coisa que não preciso. E onerarei as gerações futuras da minha família. Farei portanto, exactamente o que Sócrates fez: Comprometer o futuro, onerando os jovens portugueses.

Diz o Daniel que a dívida deve ser mantida e gerida se “os juros praticados são suportáveis” e se “o crescimento económico permite cobrir os custos da dívida“. Eu discordo, mas nem por aqui o Daniel Oliveira consegue ter razão.

Há já 15 anos que, em Portugal, não há crescimento económico que faça frente à dívida. E nos últimos anos os juros praticados são insuportáveis. Daí ser perfeitamente absurdo continuar a cometer o erro de contraír mais dívida.

O Daniel não entende a indignação que se instalou após as declarações do ex-PM. Eu explico: Sócrates diz que a dívida não é para pagar, mas os Portugeses estão a sentir na pele (e no bolso) exactamente o contrário, estão a pagá-la.

De resto, caro Daniel, quero dar-lhe os parabéns por ter conseguido colocar na mesma frase as palavras “Sócrates“, “honestidade intelectual” e “rigor“. Nem os cães de fila socratistas, algum dia tiveram a audácia de o escrever.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: