Serviço público (?!) na Antena 1

A Antena 1, estação de rádio pertencente à RTP, tem um programa semanal que se chama “O esplendor de Portugal“. Naquela hora, Rui Pêgo e os seus 3 convidados permanentes lançam “um olhar particular sobre Portugal e os portugueses“.

Desconheço por completo os 3 comentadores. Quem são, o que fazem, em que acreditam, que capacidades lhes são reconhecidas. Apenas sei que um é espanhol, o outro italiano e a única mulher, sensata e de voz doce, é portuguesa.

O que ali se houve da boca dos dois “estrangeiros a residir em Portugal” são as maiores bojardas. Bêbadas de demagogia e desonestidade intelectual. Tendo por base a mais pura ignorância e o mais extravagante desfaçatez.

Várias vezes comentei no twitter/facebook as coisas que lá ouvia, à 5ª feira. Hoje apeteceu-me dedicar-lhe um post no blogue. São absolutamente inacreditáveis as coisas que esta gente, paga com o dinheiro dos nossos impostos, diz.

Rui Pêgo questionou os comentadores sobre a construção da Barragem do Tua que servirá milhares de pessoas, e o facto de o Alto Douro Vinhateiro correr o risco de ser desclassificado como património mundial.

O imbecil espanhol disse: “A barragem é da EDP. Se não se vendesse a EDP – coisa de animais, de chimpanzés – achava que era mais importante a barragem. Mas se for para vender e dar dinheiro aos alemães prefiro o património“.

Já o chéché italiano disse: “Que interessa o património se as pessoas não têm água para lavar a cara e para beber” […] “Se vai destruir um campo muito bonito, tem de se ter isto em conta, mas é fácil, faz-se a barragem mais para lá”.

Eu não sabia que em Itália a água das barragens servia para lavar a cara e beber, ou que lá se conseguia deslocar “mais para lá” uma barragem (das mais complexas obras de engenharia). Ignorava que em Espanha há o hábito de insultar o próximo e de ser sectário.

É isto o serviço público? Gostaria de ouvir sobre isto alguns jornalistas da estação, que tenho em boa conta. Como Natalia Carvalho, Susana Barros ou Maria Flor Pedroso.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: