10 anos de uma grande viragem política

Faz hoje 10 anos que o país passou por um dos momentos políticos mais marcantes da sua história. No dia 16 Dezembro 2001 o PSD vencia de forma clara as eleições Autárquicas, levando mesmo à queda inesperada do Governo do PS liderado por António Guterres, que viria a ser sucedido pelo PSD e Durão Barroso.

Contra todas as expectativas e sondagens, o PSD venceu 159 dos 308 municípios portugueses. Sublinhar as vitórias surpreendentes em concelhos chave como Lisboa, Porto, Sintra, Cascais ou Coimbra. Era eleitos Pedro Santana Lopes, Rui Rio, Fernando Seara, António Capucho e Carlos Encarnação.

Passados 10 anos nota-se que todos estes concelhos chave evoluíram imenso, excepto um. É inegável que Porto, Sintra, Cascais e Coimbra beneficiaram da competência e continuidade dos seus presidentes de câmara. Já Lisboa, ficou a meio caminho, com a saída de Pedro Santana Lopes.

Valores e deveres mais altos se levantaram, e Pedro Santana Lopes foi chamado ao cargo de Primeiro-Ministro. Episódios menos claros de quem ficou na CML levaram à queda do executivo liderado por Carmona Rodrigues e precipitaram a eleição de António Costa, que se mantém até hoje.

Se Pedro Santana Lopes tivesse ficado na liderança dos destinos da autarquia nos últimos anos, talvez se visse algo mais em Lisboa e por Lisboa…

Ver para crer… A obra de Pedro Santana Lopes em Lisboa (2002-2004)

Anúncios

One Response to 10 anos de uma grande viragem política

  1. Delfim Rocha diz:

    Não posso estar mais de acordo. É claro que a competência de Pedro Santana Lopes á frente de uma autarquia sem foi patente. Exemplo: Figueira da Foz. Jácomo primeiro ministro de 2ª escolha deixou muito a desejar e deixou a “trama” socialist enrola-lo.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: