O mais pesado legado de José Sócrates

O legado mais pesado que José Sócrates deixou não foi a dívida ou o défice das contas públicas. Foi antes a cultura política. A forma desonesta e irresponsável de fazer política, sem sentido de Estado, ignorando a realidade e desprezando as pessoas.

Durante 6 anos foi cultivada uma forma de estar que descredibilizou por completo todo e qualquer actor político. Para se desempenhar cargos políticos era preciso ter capacidade de spin, ser-se exímio na arte do remoque e do insulto. Ter uma enorme cara-de-pau.

Infelizmente este tipo de “doença” não se ficou só pelo PS, mas propagou-se a todos os partidos. Mas sendo o PS a origem da “infecção” é normal que os mais afectados/infectados estejam e continuem por lá. Pedro Nuno santos, João Galamba, Pedro Silva Pereira são os maiores exemplos.

Erradicar esta forma de estar e de fazer política é algo que vai demorar tempo. Não creio que tenha que demorar uma geração, mas vai demorar e custar. Mas a solução é simples. Basta que o cidadão se interesse e participe mais na política, elegendo gente decente.

Anúncios

One Response to O mais pesado legado de José Sócrates

  1. esmeralda antas diz:

    O maior problema está no sistema em vigor para eleger o Parlamento. Dificilmente alguém conhece aqueles em quem vota e que vai lá pôr! Acontece até, os cabeças de lista concorrerem por distritos a que não pertencem, com que não têm nada a ver e onde ninguém os conhece! É absolutamente absurdo! É um sistema aberrante! Acabamos por votar, verdadeiramente, no primeiro ministro. Ele leva atrás de si quem quer e, em geral, correm muitos atrás dele. Depois, naturalmente, ficam-lhe gratos pela oportunidade e transformam-se em farinha do mesmo saco! Mas, recentemente, em directo no Parlamento ouvi Basílio Horta chamar “ordinário” ao deputado Nuno Encarnação! Havia sido confrontado com opiniões suas quando estava no CDS! O senhor Basílio, balofo, bafiento, algo repugnante! E depois de ver estas coisas fico sem vontade para viver esta democracia!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: