#FCPorto Vítor Pereira a mim não convence…

O FC Porto mais uma vez venceu, mas a mim não convenceu. Sou e serei crítico de Vítor Pereira, até ao dia que ele deixar o cargo de treinador principal, para o qual manifestamente não tem competências (como sejam Carisma, Liderança, Visão, Inovação). Deixo abaixo os comentários que fui fazendo no Facebook, ao longo do jogo:

Ao intervalo: “Contra equipas fortes, em que dividimos a posse de bola, e em que um contra-ataque ou um ataque rápido podem fazer a diferença, até faz sentido que joguemos com 3 avançados móveis, para confundir as marcações. Mas num jogo em que claramente estamos a dominar, e que estamos permanentemente no meio campo do adversário, nomeadamente no último terço do terreno, com inúmeros lances de perigo criados, é imprescindível ter um ponta-de-lança. Um homem golo. Vítor Pereira mostra que é um homem de receita única. Achou uma equipa que ganha, e não lhe mexe, independentemente do adversário. Como se o futebol fosse uma coisa estática e as equipas fossem todas iguais. O nulo ao intervalo não surpreende portanto.

Ao intervalo: “Entretanto o árbitro é o que se sabe. Dos piores da liga, mas claramente dos mais mediáticos. Principalmente por causa de episódios como o da “peitada” ao adjunto do Sporting, e por namorar com uma “pitinha”. A dualidade de critérios é inacreditável. E atenção que naõ falo de dualidade entre equipas. É incrível como Duarte Gomes muda de critérios de 5 em 5 minutos, para ambas as equipas. No caso, o FCP pode queixar-se mais, porque o penalti sobre Belluschi (a besta que falhou um golo oferecido) é mais do que evidente.

Ao intervalo: “Nos últimos anos o nosso flanco direito foi temido, muito por causa dos laterais que eram “ajudas” de grande nível para os médios/extremos. Fucile (titular da selecção do Uruguai) e Sapunaru (melhor jogador romeno da actualidade) foram alternando nesse lugar. Ora chegou Vitor Pereira e quem joga? Maicon… um central que mesmo na posição de origem por vezes tremia.

Ao intervalo: “Uma palavra para Fernando. Quem sabe não esquece. O médio do FC Porto é um “animal” a recuperar bolas. Voltou à boa forma e está de regresso o “polvo”. Mas há que notar algo. No início da temporada passada, quem se lembra da 1ª promessa de AVB? Disse que ia tornar Fernando mais ofensivo. O facto é que o médio aparecia mesmo muitas vezes na cabeça da área a rematar, e dentro dela a finalizar. E isso não impedia que pudesse desempenhar o trabalho defensivo com grande qualidade. E agora? Com Vítor Pereira? Voltou à posição 6-quieta. Joga ali atrás a recuperar e ponto! Ou seja, desperdiça-se capacidades do recurso.”

Ao intervalo: “Alguém, claramente mais inteligente do que eu, me explique porque saiu James Rodrigues e ficou em campo Djalma. O colombiano mexeu muito na 1ª parte teve nos pés e ofereceu algumas oportunidades. Djalma andou desaparecido nos últimos 15 minutos. Que lógica tem isto?

Aos 60 min: “Os comentadores da TVI estão muito surpreendidos com o facto de o Pedro Martins não alterar equipa depois da expulsão. É fácil… porque ele vê que, mesmo contra 10, o FC Porto não está mais perigoso. E ele acha que consegue segurar o jogo com estes jogadores. Acreditem que ele só irá mexer quando sentir que pode vencer o jogo. Ou seja, quando nos últimos 10-15 minutos o Porto estiver desesperado (se não marcar até lá) por marcar, e descuidar a defesa. Aí virá o contra-ataque do Marítimo, a mando de Pedro Martins.

Aos 80 min: “O FC Porto só não perde o jogo (num contra-ataque depois dos 75 min como eu tinha dito) porque o Danilo Dias acerta na barra… mas ainda há quem ache que este Vitor Pereira é treinador para o FC Porto.

Aos 85 min: “Valha-nos o talento e a vontade de vencer dos jogadores. Bem Fernando e Belluschi no golo de Rodriguez (seja bem vindo de volta). Bem Hulk e falha do Marítimo (sem jogador ao 1º poste) no 2º golo.

Aos 90 min: “As substituições são de treinador básico. Vê-se a jogar com 10 mete um ponta de lança, vê-se empatado a 20 min do fim tira lateral e mete avançado, em desespero tira sacrificado a lateral para meter mais lenha… isto é digno dos anos 80.

Anúncios

3 Responses to #FCPorto Vítor Pereira a mim não convence…

  1. Caríssimo, é impressionante o erguer de críticas que surgem da sua parte, no entanto é fácil lançar vitupérios quando estamos do lado de fora.

    Digno dos anos 80\90 e dos que mais virão é lançar críticas infundadas, se não ganha é por inépcia do treinador, existem algumas escolhas que são descabidas concordo utilizar o Maicon, e deixar o Fucile e o Sapunaru no Banco, porém. só para lhe reavivar a memória, a equipa tem funcionado e tem ganho, á excepção do último jogo na liga dos campeões.

    E se falta um ponta de lança, a culpa não é do VP.

    Tanta raiva latente. Deixe o homem em paz, está em 1º Lugar do Campeonato.

    Poderá errar no futuro, e ser retirado da cadeira de Treinador Principal, e aplaudirei se existirem razões, agora bradar, gritar Borda Fora quando o barco está em 1º Lugar, tendo perdido um Timoneiro de nome Falcão ( metáfora fraquinha eu sei 🙂 ) O que é necessário agora é tranquilidade, não vermelhidão, nervosismo explosivo, e rouquidão de tanto mandar vir.

    Deixe o Homem em paz. No final do campeonato falamos 🙂

    • Luis Melo diz:

      Caro Marco Miguel,

      Não é raiva que me move. Longe disso. Há muito tempo que o Futebol é, para mim, um espectáculo que dura 90 minutos. A partir do apito final já esqueci. Agora, gosto de o ver, e gosto de ver o meu clube jogar bem.

      O que diz de VP, que vai em 1º lugar, é só até ao dia em que não for. Já fomos eliminados da Liga dos Campeões, já fomos eliminados da Taça, e por este andar em breve estaremos fora de outras competições também.

      O homem é bom em treino, é bom adjunto, mas é fraco como treinador principal. Principalmente se estivermos a falar do FC Porto. É que o FC Porto não é o Santa Clara, ou o Belenenses, ou o Vitória SC. É uma das melhores equipas do mundo.

      É necessário ter-se carisma, liderança, inatos… claramente VP não tem. Daí verem-se semelhanças com Paulo Bento na questão dos castigos aos jogadores. James, Rodrigues, Fucile, Sapunaru, Walter, Kléber.

      Quem não é respeitado pela figura/cargo/competência que desempenha, é natural que tenha de mostrar a sua força/autoridade de outra maneira. É o que faz Paulo Bento e Vitor Pereira. Não me lembro de algo do género com Mourinho…

      • Caro Luis, Está bem fundamentada a sua resposta, Porém, comparar Vitor Pereira ou mesmo Vilas Boas com Mourinho é colocar a fasquia demasiado Alta. Comparar o Melhor Treinador do Mundo da Actualidade com um treinador que até há alguns meses atrás era adjunto, é estabelecer um termo de comparação com correlações desniveladas.

        Não concorda que o (nosso) F.C.Porto necessita de um avançado?

        Existem métodos diferentes de elevar uma equipa ao seu potencia máximol, o ser humano está em constante evolução, em permanente construção. é necessário dar tempo, para já, para que a equipa possa estabilizar e criar rotinas sem um Matador Nato como era o Falcão.

        A questão que coloca dos castigos é pouco ortodoxa, sim concordo, porém quem se encontra com os jogadores diariamente é o Treinador, e apesar de existirem treinadores com outras competência e capacidades de liderança, não devemos colocar tudo no mesmo saco.

        Se perdermos as competições internas é muito mau e deverá ser julgado por isso, na eventualidade de sermos eliminados na Liga Europa, se isso acontecer será por uma equipa magnífica, com mais avançados na banco do que o F.C.Porto a titulares.

        O Roberto Mancini podia-nos emprestar um avançado 🙂

        Para já creio que o homem está a fazer um bom trabalho, com falhas concordo, fases onde esteve menos bem, porém, é necessário calo e esse calo advém da experiência, e mesmo que a posição que ocupamos actualmente se deva mais à estrutura interna do porto e a sua parcela menor esteja consignado a Vitor Pereira. Para já devemos aguardar, demos o benefício da dúvida ao Homem.

        Post Scriptum, Nunca nos entenderemos sobre este tema, porém, é interessante podermos trocar opiniões.

        Bom blog !!! Irei visitar mais vezes.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: