PS pede julgamento de ex-governantes


Nos dias que sucederam o 25 Abril 1974 a actividade política foi intensa, e os partidos que mais actividade tiveram foram PS e PCP (a par do movimento político MDP/CDE). Eram, nessa altura, os mais importantes partidos democráticos que já existiam. PSD e CDS por exemplo, só foram fundados dias depois, um a 6 Maio e outro a 19 Julho de 1974.

A 28 Abril 1974 realizou-se um Encontro Nacional com a participação do MDP/CDE, PCP e PS. Desse encontro saiu um memorando que seria entregue à Junta de Salvação Nacional. Esta, teria sido designada por António Spínola para governar o país após o golpe de Estado que derrubou o regime do Estado Novo, e que se manteve nesse papel até 1975.

Nesse memorando PS, PCP e MDP/CDE sugeriam, pediam e exigiam várias coisas da parte de quem governava o país. Uma dessas exigências era: “a Junta de Salvaçao Nacional, assistida por juristas democratas, deve definir os princípios pelos quais haverão de ser julgados os graves delitos cometidos pelos responsáveis pela situação a que o país chegou“.

E ainda: “uma comissão de inquérito ad hoc, constituida por juristas de reconhecida probidade, competência e isenção” que instaurasse “processos a todos quantos lesaram o país, desrespeitaram os direitos dos cidadãos e se serviram do poder, autoridade, influência económica ou política em beneficio próprio, nomeadamente membros do governo“.

A julgar pelo regabofe que foram, pelo menos, os últimos 6 anos de governo socialista que ainda hoje (passados 6 meses do seu fim) se reflectem em casos como o que envolve a ex-Ministra da Educação e o ex-Primeiro-Ministro, era de perguntar a este PS se não pretende exigir o mesmo.

Naturalmente que conhecendo a coerência e a coragem (ou falta delas) de António José Seguro, da sua Comissão Política e da sua bancada parlamentar na AR, não admira o silêncio sepulcral. Ou então o desvio das atenções para outros temas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: