Violência: Corridas de Touros vs Futebol


Chegou à AR uma petição pelo fim das corridas de touros em Portugal. E pelo que parece, a maioria dos grupos parlamentares recusam-se (a meu ver bem) a apoiar esta ideia, e determinar o fim duma tradição que é também considerada património material.

Gosto de animais. Muitas vezes, mais do que de algumas pessoas. Há gente que está, na minha escala, muito abaixo de qualquer cão raivoso ou touro enraivecido. Mas sou equilibrado e sensato. Tudo o que é demais é erro, e um animal não é um ser humano.

As corridas de touros não são apenas uma “tradição”. São também uma área de negócio, da qual muita gente vive e depende. Que envolve milhões de pessoas e milhões de euros. À sua volta giram os cavalos, a agricultura, e muitas outras actividades.

Os subscritores desta petição alegam que as touradas são um espectáculo violento. Eu pergunto se o são, mais do que um jogo de futebol. E se elas contribuem mais do que o futebol para que possamos todos viver numa sociedade pacífica e decente.

Numa corrida de touros todo o público se respeita. E respeita os cavaleiros, os forcados, os cavalos e também os touros. Mais do que isso, pelos forcados e pelos touros principalmente, há mesmo uma grande admiração. Pela coragem e bravura.

E o que se passa num jogo de futebol? Insultam-se os jogadores, os treinadores, os árbitros e os adeptos do clube adversário. Invariavelmente há violência dentro e fora dos estádios. Cultivam-se ódios, invejas, falta de respeito e de fair-play.

Contribuição para a sociedade? O futebol já nem sequer é um desporto. Prolifera a corrupção, o compadrio, o nepotismo. As touradas cultivam o espírito de grupo, de sacrifício, a solidariedade, o esforço, o trabalho, o mérito, a carolice, a amizade.

Anúncios

2 Responses to Violência: Corridas de Touros vs Futebol

  1. Daniel Simões diz:

    Prezado, pode crer que esta sua postagem já está viral entre anti-touradas, no facebook, blogs, etc. Como acha que eu a descobri? Ou pensa que escreve uma coisa destas e fica só aqui, guardada no seu blog? Boa sorte!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: