O belo do serviço prestado pela CP

Como habitualmente aos domingos, no dia 27 Novembro 2011, fui apanhar o comboio que deveria sair de Porto Campanhã às 19h52 e chegar a Lisboa Santa Apolónia pelas 23h00.

Chegada a hora de partida ouviu-se nos altifalantes da estação a informação de que, devido ao colhimento de uma pessoa, o comboio chegaria com alguns minutos de atraso.

Passados os tais (poucos) minutos, o comboio ainda não tinha chegado e os passageiros foram informados de que o atraso afinal era de cerca de 50 minutos. Nova hora: 20h42.

O facto é que, às 20h42 o comboio não chegou, e nunca mais os passageiros foram informados de novo atraso. Mantendo-se na plataforma, com um frio de rachar.

A CP limitou-se a mudar a hora de partida no painel, sem aviso ou justificação aos passageiros. Sempre que se atingia a nova hora, aumentavam 2 minutos à hora de partida.

O comboio acabaria por chegar às 21h00 (70 min depois), e a viagem ao invés de demorar 3 horas e 8 minutos levou 3 horas e 35 minutos, chegando a Lisboa pelas 00h35.

O atraso foi portanto de 1 hora e 35 minutos. E dado que o comboio chegou depois das 00h00, não pude apanhar o autocarro habitual e tive de pagar um táxi até casa.

Por tudo isto, solicitei à CP o reembolso do diferencial entre o valor do táxi e o valor do bilhete de autocarro, bem como da parte do bilhete de comboio, a que tinha direito.

A saber (informação requisitada por mim previamente, e fornecida pela CP):
– Reembolso 50 % do bilhete, se duração viagem exceder em 60 min, tempo de viagem estabelecido.
– Reembolso integral do bilhete se duração viagem, exceder em mais de 50%, tempo de viagem estabelecido.

Enviei a reclamação por email no dia 29 Novembro 2011. Recebi a resposta 3 meses (!!) depois em 22 Fevereiro 2012. A CP diz não ter de me reembolsar pelo atraso.

Segundo a CP, não são da sua responsabilidade os atrasos que se devem à “Interrupção do serviço por ocupação da via por pessoas, animais, veículos ou coisas“.

Gosto especialmente do “coisas“. Se a CP não tivesse o monopólio do transporte ferroviário (de longo curso) em Portugal, de certeza que não iria destratar os passageiros desta forma.

Anúncios

2 Responses to O belo do serviço prestado pela CP

  1. Luís diz:

    Sei bem do que fala.

    A mim aconteceu algo parecido mas no sentido inverso – Oriente Campanhã. Durante a viagem estive parado 30 min a 300 metros da paragem Coimbra B, sem qualquer aviso!!! Antes de chegar a Aveiro a mesma coisa e só a 10 min do Porto alguém se dignou a dizer que estávamos a dar prioridade de passagem a alguns comboios que vinham em sentido contrário!

    Enfim. Eu que gosto tanto de andar de comboio bem que agradecia um atendimento mais justo.

    Na Alemanha o estado também tem o monopólio e também acontecem coisas destas. Aconteceu-me já por duas vezes!
    No entanto fui reembolsado, ao contrário do que se passou em Portugal. E não precisei de reclamar, o próprio “pica” veio ter com os passageiros e distribuo os vales respectivos para apresentar na estação de modo a comprovar o atraso e receber o reembolso.

    Talvez seja uma mais rígida estrutura institucional que está em falta em Portugal… É pá alonguei-me no comentário…lol

    Cumprimentos

    • Luis Melo diz:

      Caro Luís,

      Quase todos os fim-de-semana ando de comboio. Ao contrário da maioria dos portugueses, gosto de deixar o carro na garagem e andar mais seguro, mais rápido e mais confortável no comboio. Quase sempre os ICs chegam atrasados. Ao contrário os Alfa chegam quase sempre há hora. Por 2 ou 3 vezes o atraso foi imenso, pelo que pedi reembolso do bilhete. Já me reembolsaram por 2 vezes. Desta vez fiquei a ver navios, mas não convencido. Afinal de quem é a responsabilidade de manter as linhas “limpas” e “inacessíveis”?

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: