10 coisas que não devem estar no teu CV

Nos tempos que correm escasseiam as oportunidades de emprego, são demasiados os candidatos, e na maioria dos casos eles equivalem-se em termos de formação académica, experiência, etc. Torna-se por isso mais difícil conquistar um lugar numa empresa.

Para se ser escolhido é preciso destacar-se de alguma forma. Marcar a diferença em relação aos outros candidatos. Mas o problema muitas vezes é que nem sequer existe oportunidade para “brilhar” no cara-a-cara, porque nem se chega à fase da entrevista.

A 1ª impressão conta muito. É necessário portanto descobrir uma forma de fazer a diferença no pouco tempo que o recrutador olha para o Curriculum Vitae. E dizem estudos recentes que numa primeira “filtragem” esse tempo não ultrapassa os 6 segundos!!

O estudo, que avaliou recrutadores durante vários processos de recrutamento, mostra que nesse curto periodo de tempo, eles olham preferencialmente para: Nome; Empresa e Função/Posição actuais; última Empresa e Função/Posição; Formação e respectivas datas.

Sendo assim é extremamente importante ter um CV claro, objectivo, limpo. E esse é meio caminho andado para que nos ofereçam a oportunidade de “brilhar” numa entrevista presencial. Caso contrário recebemos o tal email “O seu CV ficou na base de dados…

Estou longe de ser especialista, mas tenho alguma experiência nestas coisas. Aliás, muita gente me tem pedido para criar, corrigir, ajustar, ou apenas opinar sobre os seus CV. Ultimamente tenho também sido chamado (profissonalmente) a avaliar alguns.

Não tentes convencer que estás muito interessado no emprego. Se concorreste é óbvio que estás. Doutra forma não tinhas sequer enviado o CV.

Retira as experiências profissionais irrelevantes. O part-time que tiveste quando andavas no liceu não interessa nada, até pode jogar contra.

Não menciones coisas pessoais como Estado Civil, Preferência Religiosa, etc. Aliás, hoje é até ilegal o recrutador fazer esse tipo de perguntas.

O CV não deve ser muito extenso. Isto pode ser complicado se tiveres muita experiência profissional, mas o recrutador não tem tempo ou paciência.

Esquece a lista dos teus hobbies. Isso não interessa nem ao menino Jesus e, que raio… isto não é o teu perfil do Facebook ou do Hi5.

Esconde o mais possível a tua idade. Claro que está na informação pessoal, mas mantem-no “longe da vista” para não seres descriminado pela idade.

Nunca escrevas o teu CV na terceira pessoa. Revela que podes não ter sido tu a fazê-lo e… Pelo amor de Deus, tu não és jogador de futebol.

As referências devem ficar de fora do CV. Se o recrutador achar que precisa ele irá pedi-las. E deverás querer avisar quando receberão o contacto.

Cuidado com o endereço de email que colocas. Tenho um amigo que usa o endereço “corpodanone@gmail.com”, só espero é que nunca o coloque num CV.

10° Nada de contactos profissionais! É perigoso e pouco ético. Vê lá se queres ser despedido e lembra-te que email/telemovel podem ser monitorizados.

Anúncios

3 Responses to 10 coisas que não devem estar no teu CV

  1. Ricardo silva diz:

    Mano Melo eu nem vou comentar o item acerca do mail he he.
    De resto um grande abraço e aparece para mais um fino.

    • Luis Melo diz:

      Mano, estava a ver que nao aparecias por aqui. Quanto ao email, obviamente foi um bom exemplo que arranjei. Tu nao precisas de utilizar em CVs porque gracas a Deus tens um bom emprego, suportado por ti. Mas ha muita gente que precisa de procurar, e mete emails dessa indole. O que fica mal, porque parece pouco profissional. Quanto a finos… estou um pouco longe. De Londres a Santo Tirso ainda e um bocadinho… mas qq dia apareco. Abraco.

  2. […] dias que correm, no que se refere à contratação, já não é só o Curriculum Vitae que conta quando uma empresa procura o candidato certo para a oportunidade de emprego. As redes […]

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: