Mário Soares, por qué no te callas – Parte IV

Este é o 4° post com o título “Mário Soares, por qué no te callas“.
O 1° foi em Setembro 2010
O 2° foi em Setembro 2011
O 3° foi em Novembro 2011
Ontem Mário Soares brindou-nos com mais algumas pérolas.

A primeira é que o Memorando de Entendimento com a Troika foi assinado por José Sócrates (qual Sociedade Unipessoal), que dessa forma obrigou o PS a aceitá-lo. E eu a julgar que o ex-PM tinha tido uma gravíssima discussão com o ex-PR, onde este queria convencer aquele, a pedir ajuda ao FMI.

A segunda é que Mário Soares acha que o “mundo mudou” desde que o Governo PS de José Sócrates (incitado pelo próprio Mário Soares) assinou o Memorando de Entendimento com a Troika. O facto é que esta não surpreende muito. Para Sócrates o mundo mudava em 15 dias, agora demorou 1 ano.

A terceira é que “A austeridade tem limites… até já o PR o disse“. Aqui há duas coisas a reter: uma é facto de haver limites à austeridade, mas não ao dinheiro dos contribuintes (esbanjado durante 15 anos de Governos PS). Outra é que afinal há que dar ouvidos ao que diz Cavaco Silva.

A quarta é que chegou ao fim “a obrigação do PS ser fiel ao acordo da troika“. Ou seja, o acordo foi assinado por 4 anos entre Portugal, BCE, FMI e UE. Mas agora, só porque um duende francês perdeu (previsivelmente) as eleições, Portugal já pode rasgar aos seus compromissos?

A quinta é que “a eleição de um socialista pode acentuar a marcha de mudança“. Eu gostaria imenso de saber que marcha é essa. Será a mesma que nos trouxe até aqui? Ou seja, esbanjar dinheiro de impostos que os contribuintes não podem pagar, em obras faraónicas e insustentáveis?

A sexta é que AJ Seguro acompanhou Hollande no último comicio e “Os franceses isso não vão esquecer“. Sim, porque realmente AJ Seguro é mais conhecido (e reconhecido) que o tremoço em França. É emocionante ver um velhinho com nostalgia dos tempos em que foi jovem e influente.

De resto, e para acabar em beleza, Soares reafirmou que o “PS não deve ter nenhuma pressa em se substituir ao PSD“. Claro, porque limpar a borrada que o próprio PS fez é tarefa que normalmente cabe ao PSD. Foi assim em 1979, foi novamente em 1985 e também em 2011.

Mário Soares deixou oficialmente a liderança do PS em 1986. Desde aí liderou o PS oficiosamente (Com Almeida Santos, Guterres, Ferro Rodrigues, José Sócrates, entre outros). Continuará a fazê-lo agora? Veremos nos próximos dias

Anúncios

3 Responses to Mário Soares, por qué no te callas – Parte IV

  1. Delfim Rocha diz:

    Concordo plenamente, excepto num promenor, então e no governo Barroso+Santana não houve esbanjamento ? O Sr. salta de 1985 para 2011, entretanto houve PSD+CDS. Não houve erros ? Duvido…. A começar pelos submarinos e outros. Eu até posso simpatizar com o PSD mas não sou cego. Nem eu nem os portugueses minimamente inteligentes.

    • Luis Melo diz:

      Caro Delfim,

      Falei nas alturas (as 3 alturas) em que o PS deixou Portugal “de rastos” e foi preciso o PSD aparecer para limpar a borrada. Em 2002 quando Guterres abandonou, Portugal estava em boa situacao. E o esbanjamento que vinha a ser feito, foi continuado pelo Governo PSD, e depois pelo PS de Socrates.

      • delfim rocha diz:

        De facto, a partir da entrada na zona Euro, o dinheiro “barato” foi esbanjado. Agora temos de o pagar “caro”. Nesse período inclui-se o malogrado governo barroso/santana que foi apenas tempo perdido. Portugal, segundo Barroso, já estava de “tanga” e o homem pirou-se para um tacho melhor. Será qu um dia ainda voltamos a ter Barroso na política em Portugal ? Será que podemos devolver as autoestradas á CEE ? O meu país era bem melhor sem elas.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: