Mais um “órgão de comunicação social” em Sto Tirso

Ao que parece, nasceu há umas semanas, um novo “órgão de comunicação social” em Santo Tirso. Chama-se Santo Tirso Jornal e é um jornal online. Tal como é exigível nos dias que correm, está presente no Twitter e no Facebook.

Sempre que aparece um novo órgão de comunicação social a minha vontade é saudar, mas a verdade é que perante o histórico e as circunstâncias, a minha vontade é ser cuidadoso, para não dizer que me apetece já suspeitar.

Que circunstâncias são essas? Ora, pela amostra, as notícias são desfavoráveis ao actual executivo da Câmara Municipal, desfavoráveis ao PS Santo Tirso, e favoráveis ao PSD Santo Tirso. O que nos leva ao histórico.

Que histórico é esse? Num passado não muito longínquo outro jornal, com a mesma linha editorial, nasceu meses antes de umas eleições. Chamava-se Santo Tirso Hoje e “desapareceu” pouco depois da vitória do PS nas Autárquicas 2009.

Existem mais equivalências. Tanto o Santo Tirso Hoje como o Santo Tirso Jornal, não têm rosto. O que a meu ver, por si só, não abona nada em favor da credibilidade e transparência que um órgão de comunicação social deve ter.

Mas existem diferenças. Se o Santo Tirso Hoje tinha um dono (Editirso – Publicidade, Marketing e Comunicação, Lda) o Santo Tirso Jornal inovou e não tem. Presume-se portanto que seja um projecto meramente pessoal.

Ao longo do tempo, temos vindo a assistir ao nascimento e morte de vários “projectos pessoais” deste tipo, que parecem pertencer sempre à mesma pessoa. Não seria mais facil assumir-se, dar a cara, e lutar pelas suas ideias?

A verdade é que não me agrada nada esta tentativa de utilização encapotada de órgãos de comunicação social para cumprir objectivos políticos pessoais. E penso que muito menos deve agradar aos verdadeiros jornalistas.

Anúncios

6 Responses to Mais um “órgão de comunicação social” em Sto Tirso

  1. Atento diz:

    Também não podemos considerar o Jornal de Santo Thyrso propriamente criado por Jornalistas…

    • Luis Melo diz:

      Obviamente o Jornal de Santo Thyrso tem sido nos ultimos tempos um veículo de comunicação do executivo da CMST (nem tanto do PS). Isso é vergonhoso mas não invalida nada do que digo sobre o Santo Tirso Jornal. Servem ambos os mesmos propositos. Uma mão não lava a outra

      • Pinto de Sousa diz:

        Caras amigas e amigos,

        No dia 04 de Setembro, a Câmara Municipal de Santo Tirso publicou uma nota de imprensa sobre o título “Autarquia de Santo Tirso investe mais de 90 mil euros no apoio à ação educativa nas escolas” no jornal de Santo Thyrso.
        Como socialista, não posso pactuar com esta atitude, ainda mais quando esta notícia tem tanto de verdade como de mentira. De acordo com o dicionário mentira significa “dizer, afirmar ser verdadeiro (aquilo que se sabe falso); dar informação falsa (a alguém) a fim de induzir ao erro…” Assim sendo e havendo necessidade de se definir o que é mentir, diríamos que MENTIRA É DIZER SER VERDADE AQUILO QUE É FALSO A FIM DE INDUZIR O OUTRO AO ERRO.
        E é o que acontece aqui. De facto a Câmara Municipal contratou funcionários para colocação de pessoal não docente no desempenho de funções como auxiliares de ação educativa nas várias escolas do Concelho. A mentira é que a Vice-Presidente Eng.ª Ana Maria, no dia que procedeu às “boas vindas” dos funcionários, procedeu também de imediato ao “adeus” dos funcionários, informando-os de que o contrato era apenas para este ano lectivo. De acrescentar que para além destes 50 funcionários contratados ao IEFP, foram esta semana mais 65 funcionários que se já se encontravam a contrato com termo pela Câmara Municipal, a ter o mesmo fim. Ou seja, viram os seus contratos renovados pela última vez.
        Os incentivos criados pelo IEFP deveriam ser destinados não à contratação anual e temporária de funcionários, mas sim à promoção e criação líquida de emprego e assegurar a sua manutenção, através de apoios à contratação de jovens e à integração no mercado de trabalho de segmentos da população com dificuldades acrescidas no acesso ao emprego (incluindo pessoas com deficiências e incapacidades).
        Existem exceções? Existem! De facto está previsto a possibilidade de contratação anual quando a Entidade Pública ou Privada tenha apenas uma carência ou uma necessidade temporária de colmatar alguma falha nos serviços (Ex: aumento súbito de produção, licença de maternidade ou paternidade, doença de algum funcionário, etc.) Aqui não acontece! O que a meu ver é um contrassenso enorme, dado que todos os anos são precisos funcionários. Afinal existe ou não necessidade de colocar funcionários?
        Este executivo está a tomar opções por conta e risco, por isso não há qualquer ligação aos militantes ou membros da comissão política do PS – Santo Tirso, até porque tenho a certeza de que os Socialistas Tirsenses pensam de outro modo. Este executivo apenas está a “tapar o sol com uma peneira”. Numa altura difícil para os portugueses, numa altura difícil para arranjar emprego, numa altura que estamos inseridos num Distrito com uma das maiores taxas de desemprego, em que todos os Partidos inclusive o PS, que defende o fim da precariedade laboral – os falsos recibos verdes, a contratação a prazo para funções permanentes e a intermediação abusiva por empresas de trabalho temporário – vem agora este Executivo fazer o mesmo que faz o privado, quando deveria dar o exemplo. Desculpem, mas com todo o respeito, não posso tomar partido de uma situação destas. Há outras maneiras de reduzir o défice.

        Pinto de Sousa

  2. MSoares diz:

    A meu ver este novo Jornal online é o “herdeiro” do Santo Tirso Hoje…era bom que os partidos realmente assumissem as suas posições e não se escondessem atrás destes espaços para se atacarem…
    Isso apenas lhes retira cada vez mais credibilidade pela falta de frontalidade que assim demonstram !

  3. Miguel Cizeron diz:

    Algo completamente infoensivo: Mas haverá alguém que leia estes “supostos jornais”? Obviamente que não entram nas estatíticas nem o autor dos artigos nem os visados pelos mesmos…

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: