Obrigado Sr. Fernandes…

(clique para ampliar)

No dia seguinte ao funeral do meu Avô – depois de ter estado com centenas de amigos e conhecidos, e ter recebido centenas de telefonemas, SMS, emails, e mensagens nas redes sociais – estive a ler os telegramas dirigidos à minha Avó e à família. Uns mais formais, outros mais sentidos.

Foram muitos os que escreveram estas mensagens. Presidente da Comissão Europeia, da República, da Assembleia da República, do Governo Regional da Madeira. Primeiro-Ministro, Ministros, ex-Ministros. Presidentes de Câmaras Municipais. Presidente do BES, do Santander, do Millennium BCP.

Poucos me comoveram como o telegrama do João Fernandes, que partilho aqui e transcrevo: “Os meus mais sentidos pêsames para toda a família neste momento tão triste. Perdi o meu melhor amigo da minha vida. Nunca vou esquecer este momento tão triste que fica marcado no meu coração“.

O Sr. Fernandes era polícia e foi nomeado segurança pessoal e motorista do meu Avô quando ele estava no Governo. Ele elevou a um patamar quase inatingível o significado e o valor de “Lealdade”. O Avô saiu do Governo em 1990 mas o Sr. Fernandes continuou a visitar-nos com regularidade.

Todos sabiamos o quanto ele gostava do Avô e espero que ele saiba o quanto gostamos dele. É um homem simples, bom e bem intencionado, respeitado e respeitável, amigo do seu amigo. É quase como se fosse da família. Estive com ele, e vi que esteve presente no velório e no funeral, visivelmente emocionado.

Bons tempos passei com ele naquela época (anos 80). Tinha 8, 9, 10 anos e ao domingo o Avô gostava de ficar em casa. O Sr. Fernandes levava-me (e ao primo Eurico) às Antas ver o FC Porto. Nos tempos mortos dos outros dias jogava futebol connosco na garagem e divertia-nos com histórias.

5 Responses to Obrigado Sr. Fernandes…

  1. melinho a grandeza das pessoas como sabes nao se mede em titulos mas de coisas ao longo da vida e kem e bom sera sempre bom a vida diz-nos isso………….ABRAÇO

    • Luis Melo diz:

      Vasquinho, sem duvida nenhuma! Sabes que valorizo muito mais quem é simples e humilde. E por isso senti-me na “obrigação” de partilhar isto com todos. Porque este senhor simpels e humilde é um exemplo, e admiro-o mais do que a qualquer político ou ex-político da nossa praça. Abraço

  2. Francisco Teixeira de Melo diz:

    Realmente não há nada como a amizade e a lealdade para distinguir quem são de facto as pessoas educadas e bem formadas.
    O avô tinha muitos e bons amigos que se deve muito ao facto de, antes de ter sido chefe ou patrão, ter sido o Eurico de Melo que todos conhecemos. Bem disposto, sociavel (não confundir com social) e amigo.
    Mereceu tudo aquilo que alcançou.

    • Luis Melo diz:

      Kiko, tens toda a razão e não tenhas duvidas. Subscrevo por inteiro. O avô sempre tratou todos por igual e sempre foi o mesmo perante todos. Foi isso que o fez ganhar o respeito e admiração de muitos.

  3. joao.fernandes@santander.pt diz:

    obrigado Luis fiquei emocionado com esta mensagem,eu sou uma pessoa simples e o avo faz parte da minha vida e vai contuinuar no meu coraçao para sempre amigos destes sao poucos,quero continuar com ele no meu pensamento
    eu vi todos os netos a crecer essas imagens estao gravadas na minha memoria e vao estar sempre presentes
    obrigado por tudo, em grande abraço de amizade que tenho por toda a familia ,Bom Natal para todos e um Novo Ano cheio de felicidades com muita saude
    um abraço

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: