Ouvia há pouco na TSF uma interessante reportagem sobre o festival de Paredes de Coura. A história de como tudo começou era curiosa e a forma como quiseram manter os critérios de escolha das bandas era de valor. Tudo corria bem até um dos organizadores ser entrevistado.
Disse ele que começaram em 1993 quando, quase inconscientemente, resolveram propor ao Presidente da Câmara local a realização de um festival de música para jovens. O edil achou boa ideia e apoiou. Deu-lhes 160 contos para contratarem bandas.
Qual foi a primeira banda que contrataram e a quem pagaram? Foi a própria banda!… Porque alguns deles tinham uma banda de garagem. Mas que grande exemplo, hein? Mais valia ter estado calado.
E depois é esta gente que critica os políticos e ex-políticos que contratam filhos, sobrinhos, sobrinhos-netos, outros familiares e amigos. Reina o nepotismo em Portugal e esta é apenas uma das mais cruciais razōes para o país estar neste estado.
Concordo,mesmo assim, tiveram uma boa ideia,para chamar jovens à terra,hoje em dia, estes festivais levam pessoas de todas as idades,e turistas de várias terras,lugares,estrangeiros.Quanto mais atrativo for o cartaz,mais festivaleiros leva,São muito divertidos estes festivais,as condições do espaço têm de ser boas,quanto menos terra melhor,poeira ,junto ao palco melhor,e pouca espera na entrada do festival.Que seca, Santo Tirso não têm estas ideias,quer dizer tem na festa de S.Bento .mas concorre com as Sebastianas,que normalmente vence as Sebastianas,mas este ano a vespera de S,bento estava repleta de pessoas. sannto poderia ter um festival.
vai um gajo e cria o próprio emprego para depois ser aqui enxovalhado…
Criar o próprio emprego com dinheiro dos outros (neste caso, com o dinheiro dos impostos de todos) é fácil. Assim também eu!
🙂 Um abraço
Luis Melo já foi a este festival ou outro festival de verão ?
Já fui a vários. Comecei há muitos anos, antes da recente “febre” de festivais, no Vilar de Mouros em 1996.
Não falo de cor…
Pois eu fui ao primeiro de Vilar de Mouros em 1971… Com Elton John e Amalia como atracção principal… Inesquecível!