Governo e portugueses podem “sair por cima”

Estou convencido que a única coisa que o Governo precisa para que os portugueses aceitem as medidas de austeridade é demonstrar bom senso. Isto significa ter juízo claro, capacidade para pensar e capacidade para sentir. Ter bom senso é ter equilíbrio nas decisões ou nos julgamentos em cada situação que se apresenta.

Sendo assim, julgo que o Governo pode sair “por cima” desta situação criada pelo anúncio da subida da contribuição dos trabalhadores para a segurança social. E neste caso, sair “por cima” seria não só vantajoso para o Governo e para o PM, mas também para o país, para os trabalhadores e para todo o povo português.

Porque, quer queiramos quer não, o MoU tem de ser cumprido, o plano de ajustamento tem de ser efectuado, as medidas de austeridade têm de ser aplicadas e o sacrifício tem de ser suportado. Em nome da viabilidade de Portugal, do futuro das gerações e da continuidade no projecto Europeu que tantas vantagens tráz.

Na minha opinião a medida anunciada é desastrosa, mas penso que o Governo tem uma oportunidade de ouro para demonstrar bom senso. A humildade para reconhecer o equívoco ou juízo errôneo, a sensibilidade para ler a manifestação de sábado passado, e a abertura para repensar, podem ser reconhecidas pelos portugueses.

Se o fizer, o Governo poderá dar um sinal que não é visto há muito em Portugal. Fazer saber que os políticos que lideram o país, estão realmente interessados no bem geral, representam efectivamente o povo (e não interesses partidários, corporativos ou empresariais) e têm um real sentido de missão.

Nessa altura, os portugueses irão voltar a confiar no PM e estar novamente disponíveis para esperar para ver os resultados da sua política.

Anúncios

9 Responses to Governo e portugueses podem “sair por cima”

  1. cefaria diz:

    Infelizmente num governo que utilizou uma estratégia de comunicação contrária à que deveria ser, desconfio muito que tenha discernimento de lidar com este problema de forma correta.
    Um executivo que era acusado de atacar a classe média e deixar para trás os poderosos, deu-se ao luxo de anunciar em pormenor as medidas difíceis para essa classe, deixando para depois as medidas para as outras classes, abriu terreno à especulação agudizada da situação. Vi logo que o erro era não ter dito o que deveria ter anunciado em primeiro lugar…

  2. Concordo que o Governo, para o problema que criou por sede de mostrar serviço, por total inabilidade, falta de senso e muita insensibilidade, não tem outra saída senão o recuo..

    No entanto, desconfio que ao fazê-lo tenha quaisquer hipóteses de vir a recuperar a confiança dos Portugueses..

    Nessa perspectiva o mal está feito e é irreparável..

  3. Anónimo diz:

    O povo só se preocupa com o seu próprio umbigo ,fizeram a manifestação porque estavam a cortar no salário,os funcionários públicos vieram logo pedir aumentos de salários,os professores também vieram pedir aumentos de salários querem lá saber do progresso do pais,alguns são invejosos, e mamões, Passos coelho tem espiríto de missão porque quer o desenvolvimento do pais e protege os desfavorecidos.Passos diz não aos mamões,e`à economia paralela.Deminui gradualmente a TSU,Quem manda é o primeiro ministro que não ligue aos grupos de interesse.

  4. Mina D´Agua diz:

    Pois, mas o PSD não viabilizou o PEC IV, porque não aceitava mais aumentos de impostos e nesse mesmo sentido aproveitou para mentir descaradamente aos eleitores e tomar de assalto o poder, sem pensar no interesse nacional, isto tudo antes da entrada da troika, ou vocês têm memória curta, sabem quem despolutou a crise politica que nos obrigou a deixar o caminho dos PEC´s estabelecidos pela UE e solicitar ajuda à troika???
    O anterior governo podia ter muitos defeitos, mas este não tem nada, “nem é peixe, nem é carne” “vai muito mais além da troika” … podia ir e não voltar!

  5. ANÓNIMO diz:

    O PS CHAMOU A TROICA 3 VEZES NÃO SABE OU GERIU MAL O PAÍS, O PAÍS ESTAVA NA BANCARROTA,PORTUGAL É O ÚNCO PAIS QUE PEDIU O FMI,NÃO APRENDEU COM OS ERROS NEM OS TUGAS APRENDERAM COM OS ERROS,NÃO É UMA VERGONHA.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: