O PSD Santo Tirso… já nem sede tem!

Entre as lideranças de Joaquim Couto e Castro Fernandes passaram 30 anos de governação socialista em Santo Tirso. E nesse período de tempo, o concelho passou de um dos mais produtivos de país ao campeão da desertificação, da perda de serviços e do desemprego.

Logicamente que ninguém se atreverá a dizer que estes resultados não são responsabilidade das políticas, das (in)capacidades e da visão (ou falta dela) do PS de Santo Tirso e dos seus líderes. O país e o mundo mudaram, mas há aqui culpas socialistas.

Curioso é que mesmo perante estas evidências os Tirsenses sempre preferiam manter o PS ao leme dos destinos do concelho. Nem sequer a habitual lógica da alternância – quando as coisas correm menos bem – se aplicou nesta terra de gente inteligente. E porquê?

Porque nunca houve uma verdadeira alternativa. Porque os Tirsenses nunca acreditaram nos outros partidos. Porque nunca houve uma liderança e um projecto credível apresentado em sucessivas eleições. E como diz o ditado, mal por mal que fique o que lá está.

Aqui o PSD Santo Tirso tem enormes responsabilidades. O maior partido português, partido do poder local, com matriz social-democrata, nunca conseguiu convencer os Tirsenses de que era capaz de fazer melhor (e quão fácil era!… e é!) do que o PS Santo Tirso.

E quando seria de esperar que o PSD Santo Tirso aprendesse com os seus erros e fosse evoluindo, aconteceu precisamente o contrário. O PSD Santo Tirso perdeu a sua matriz, o seu intelecto, a sua capacidade crítica e pasme-se agora até perdeu a sua casa.

É triste mas parece ser verdade. O PSD Santo Tirso está tão moribundo que já nem sede tem. A ser verdade, onde se reunem os orgãos legítimos e eleitos do partido como a Comissão Política? E onde se reunirá o orgão máximo, o plenário dos militantes de base?

Parece definitivamente adquirido que os orgãos eleitos do partido são apenas formalidades estatutárias, e que os militantes apenas servem para votar no dia das eleições. As decisões e estratégias são discutidas em núcleo duro e o poder é quase unipessoal.

Sucessivas lideranças e comissões políticas dedicaram-se ao jogo político-partidário lutando pelos interesses pessoais e de facção. Isso afastou os militantes e os Tirsenses. Os resultados estão à vista. Localmente, um partido destruído e descredibilizado.

Não é este o meu PSD e não creio também que seja este o PSD dos fundadores e de outros destacados militantes que tanto contribuiram no passado. Espero que depois de bater no fundo, e de limpa a casa, esses e outros tenham força para o levantar novamente.

Anúncios

32 Responses to O PSD Santo Tirso… já nem sede tem!

  1. fernado tolo mas não maluco! diz:

    AVANÇA MELO !!! TENS O MEU APOIO E A MINHA AJUDA! desde que não fiques também com os meus impostos, com o meu trabalho ficas, mas se um dia te apanho com os meus impostos… humm ai, ai …
    Este teu post é um grito de guerra e de desafio.
    É a minha interpretação, no entanto como lider do PSD, não como candito a presidente da camara, mas num projeto a a longo prazo chegas lá….
    Por falar nisso, o teu amigo Mirra já arranjou um taxo? é verdade? se calhar era ele que pagava a renda e como arranjou melhor, “bazou”, como a Andreia….

  2. Basta de Demagogia diz:

    Bah!Será só o PSD com pessoas da confiança de Luís Melo que o PSD se rejuvenescerá e será merecedor dos seus elogios…conversa demagógica…2ºBah!Ele nem em eleições democráticas no partido consegue ganhar…

  3. ! diz:

    Eh lá….

  4. Luis Melo diz:

    Meus caros anónimos, há aqui uma coisa que vossas excelências têm de perceber. Já o disse várias vezes mas ninguém parece querer entender. Eu não quero avançar para lado nenhum. Nem para o PSD, nem para qualquer orgão autárquico.

    Este post, tal como outros que tenho escrito, não é nenhum “grito de guerra” como lhe chamou o primeiro anónimo, é um alerta aos militantes do PSD Sto Tirso, um aleta aos Tirsenses, é apenas a minha opinião, o meu estado de alma.

    Sei que muitos pensam que os meus posts têm uma segunda intenção, que passa por fazer cair a actual liderança do PSD e assaltar essa posição. Mas não pode estar mais longe da verdade. Até porque seria impossível já que vivo em Londres.

    Esta é apenas a forma que encontro de intervir civica e politicamente. Como militante do PSD, como Tirsense, como cidadão.

  5. quim diz:

    Temos pena então!

  6. João Pinto diz:

    IOL…. alguém te enganou! hahahahah Olha lá, então em 2001, ano em que o Engº Euricio de Melo e o Engº Assoreira foram candidatos à Câmara e à Assembleia Municipal, o resultado não pior foi do que conseguiu o Drº João Abreu em 2005 e 2009? (2001=16.572, 2005=18.871, 2009=18.700). Era a 2001 que estavas a referir-te?

    • Luis Melo diz:

      Caro João Pinto (ou devo dizer heterónimo número 4)

      Tanto Eng. e Dr. Na mesma frase faz-me espécie mas eu sei que isso é uma coisa muito Tuga, infelizmente.

      Quem falou aqui em resultados? Quem falou de resultados melhores que outros? Ninguém!

      Eu percebo que me pretende “atacar” ao dizer que nem com a participação do meu avô o PSD foi capaz de vencer.

      Mas não incomoda nada. Mais importantes que os nomes dos candidatos são os projectos apresentados.

      A verdade é que em nenhuma eleição autárquica em 30 anos o PSD conseguiu apresentar um projecto credível.

      Se quer tentar imputar essa responsabilidade a uma pessoa só, que ainda por cima já nem está entre nós, e nunca teve responsabilidades nas sucessivas comissões políticas concelhias… Be my guest. Engana-se apenas a si próprio.

  7. CarlosAlmeidaSantos diz:

    Infelizmente eu nao vivo em Londres! E ja estou e’ farto do que vejo na nossa terra..

    Uma tristeza! Uma baixeza! Estamos todos dominados por gente menor!

    • Luis Melo diz:

      Eu não acho que seja gente menor. É apenas gente com falta de capacidade política e humana. Gente que coloca o seu interesse à frente do interesse geral. Gente sem visão e sem capacidade de liderança. E que por isso gosta de se rodear por outros com capacidade intelectual económica, o que ainda torna pior o cenário.

  8. Futuro diz:

    Uma situação é verdade Luís Melo a direcção da Comissão Política não consegue observar ou compreender uma situação que me parece óbvia. O PSD ganhou a sua única eleições em Santo Tirso graças a um Homem que ajudou muito os munícipes mais carentes deste concelho, o Dr. Palhares muitos medicamentos fiou e “deu” aos pobres, enquanto o PSD não compreender verdadeiramente as dificuldades e necessidade porque passam os munícipes deste concelho, os mesmos irão se virar para os partidos que “supostamente” se preocupam com eles como bem faz o PS(mesmo que seja hipocritamente), infelizmente o povo apenas vê no rosto do PSD de Santo Tirso, motivações de origem pessoal e com apenas fins egoístas, tal postura estará na causa destes últimos 30 anos de fracassos…

  9. João Pinto diz:

    IOL….eu sou um heterónimo!? Não consegues fazer melhor do que isso? És mesmo falhado! Essa coisa da credibilidade de que falas só se aplica aos outros? Achas que alguém te leva a sério? Achas que enganas alguém? És mesmo convencido! Enfim…………

    • Luis Melo diz:

      Caro heterónimo número 4,

      Sou um falhado? Em que sentido? Pessoal? Profissional? Até estou curioso para saber.

      Enganar alguém? Eu? Eu escrevo aquilo que penso. Está à vista! Não engano ninguém. Ao contrário de outros.

      Se alguém me leva a sério? Não sei nem quero saber. Partilho a minha opinião e quem quer lê. Se leva a sério ou não, é com cada um.

      Mas ao nervosismo que vai por aí… deve haver preocupação pelo facto de muitos levarem a sério…

      • CarlosAlmeidaSantos diz:

        Este heteronimo e’ bem pior que os outros..

        Oh! AC (alvaro de Campos) ve lah se desistes! Comecas a ser basico demais..

  10. Fernanda Tola diz:

    Será que os militantes do PSD nas alturas das eleições foram todos votar,é que o PS manda votar toda a gente, os seus afilhados,tachados,biberões,familiares,é só explodir com os tachados e biberões do PS. O candidato(a) do PSD será com carísma,vocação,missão de desenvolvimento de Santo Tirso.

  11. João Pinto diz:

    Os militantes do PSD ou de qualquer partido que se limitam a mandar umas bocas na praça pública, assumindo a condição de militantes, deveriam fazê-lo nos locais próprios. Pelo que me disseram, e se não for verdade peço desculpa, o Luís Melo não vai às assembleias de secção do PSD de Santo Tirso. Será que não tens coragem para dizer o que escreves diretamente aos dirigentes e militantes do teu partido?

    • Luis Melo diz:

      Foram raras (ou nenhumas) as vezes que faltei a assembleias de secção enquanto vivi no Porto ou em Santo Tirso. Desde que fui para Lisboa, e agora para Londres, talvez seja complicado comparecer em plenários que têm lugar à 6a feira à noite não acha?

      Enquanto estive em Santo Tirso nunca fugi ao debate com ninguém que o quisesse. Lembro-me de intervir uma vez num plenário numa questão pertinente. Quando não as há não vale a pena.

      Lembro-me também de uma reunião entre o Núcleo de Sto Tirso (de que fazia parte) e a CPC (com a mesma liderança actual, onde esteve o presidente Alírio Canceles e o vice Paulo Sousa) onde tive a oportunidade de dizer o que pensava olhos nos olhos.

      Ao longo da minha intervenção enquanto fazia parte das estruturas tive a oportunidade de dizer cara a cara o que pensava, sem rodeios. A João Abreu, Paulo Ferreira, Pedro Almeida, Carlos Pacheco, etc. A opinião franca e objectiva valeu-me anticorpos de que não me arrependo.

      Continuarei, perto ou longe, a dizer o que penso. Tenho esse direito e dever. Estando longe foi esta a maneira que encontrei de me fazer ouvir. Quem tem problemas com isso que vá viver para a China.

      • CarlosAlmeidaSantos diz:

        Mais uma vez, bem respondido..

        Estes senhores ficam todo nervosos e fogem “a sete pes” das intervencoes publicas feitas por aqueles que nao controlam.

        Especialmente, daquelas que possam desmascarar as falcatruas e as baixezas que vao fazendo ‘a descarada.

        Por isso veem para aqui atacar sem qualquer nexo a coberto do anonimato.

        So’ quem pensa que “quer, pode e manda”, ou nunca foi aos chamados lugares proprios e sentiu as tacticas e tecnicas ai’ usadas, e’ que pode vir para aqui por em causa a livre expressao e a liberdade de se dizer o que bem se entende.

        Aqui descobre se lhes “a careca”.. E e’ isso que os poe loucamente aos saltos..

  12. No mínimo é triste ver como reagem e actuam estes senhores que nos últimos anos vêm estando à frente dos destinos do Psd StoTirso.

    Julgam-se guardiões da verdade única e dos destinos de nós todos. Não admitem qualquer veleidade que possa por em causa o seu domínio hegemónico. Para defender os seus primários pontos de vista provincianos, recorrem aos velhos hábitos ‘pidescos’, da intimidação, da manipulação. Nem que para isso tenham de usar a mentira ou os bem conhecidos métodos do mexerico e do insulto, sempre a coberto do vil e cobarde anonimato.

    Senão vejamos.. Quando aparece alguém que lhes possa criar algum engulho. Seja por ter capacidade de aparecer, de ser visto, de ser ouvido. Seja por ser independente, por ter espírito crítico e ter ideias – algo considerado como muito perigoso para este tipo de gente -. Para prevenir, fica de imediato sinalizado. Passa a estar sob apertado controlo e escuta.. Não vá dizer coisas que possam por em perigo a influência do grupelho de apaniguados que se auto intitula de guarda-mor da facção e detentor da tal verdade única.

    Por isso, chamar para a opinião pública assuntos pertinentes ou de interesse geral é algo que tem de ser de imediato abatido. Não interessa o conteúdo, o ser ou não ser importante, as incertezas que possa levantar, a discussão que possa provocar. O que é fundamental para esta gente inferior é denegrir, abafar, destruir de qualquer forma. Mesmo que para tal tenham que se esconder atrás de hipotéticos capangas, procurando dividir para reinar.

    É isso que temos presenciado sempre que o Luis Melo aparece na Web a tecer a sua opinião sobre o que quer que seja relacionado com o Psd StoTirso.

    Na minha opinião, o que sim é importante, é uma frutuosa luta de ideias e de pontos de vista, sobre o futuro, princípios e convicções, por que combatemos. Algo que não tem o menor interesse para quem só quer o ‘Poder pelo Poder’.

    Por tudo isto, digam-me: Se nos tais locais próprios nada se discute e tudo se omite, se promove a divisão e a exclusão, se provoca a desmobilização e o afastamento. Como querem que sejam criadas condições mínimas para a conquista da confiança dos Tirsenses?

  13. João Pinto diz:

    IOL. O senhor Carlos Almeida Santos deve estar a ver-se ao espelho! Se alguém insulta tudo e todos é o senhor. “…gente menor…”; ”…capangas…”. Vocês são os campeões do insulto. Chá meus amigos, chá e muito!

    • No Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, pode encontrar:

      “Capanga” – valentão ao serviço de alguém para defender a sua pessoa ou os seus interesses.

      “Gente menor” – conjunto de pessoas que ainda não atingiu a maioridade (estado que a lei considera suficiente para se reger a si próprio e administrar os seus bens); conjunto de pessoas inferior (que está mais abaixo que outro, que tem menor qualidade).

      Como vê, ao dizer o que diz, omitindo o conteúdo, o que mostra é pouca riqueza de vocabulário, notórias dificuldades na compreensão de escritas mais complexas e uma grande dose de iliteracia.

  14. João Pinto diz:

    IOL. No jogo das palavras vocês são mestres. Engana-me que eu gosto! Ha, já agora, por curiosidade fui ver os resultados das últimas eleições autárquicas e descobri que o iluminado Carlos Almeida Santos foi brindado com 13%, o pior resultado das 24 freguesias, metade do conseguido pelo Dr. João Abreu e menos de metade do conseguido pelo Dr. Manuel Mirra em 2005. A população de S. Miguel do Couto e os militantes do PSD conhecem-vos muito bem! Assinado (heterónimo 4). hahahahahah

    • Luis Melo diz:

      Acho piada ao facto de estas discussões terminarem sempre (sempre!) com isto. Quando se acabam os argumentos e os insultos, vem a questao do resultado do Carlos Almeida Santos em Sao Miguel do Couto. Depois ainda dizem que nao sao heterónimos. Claro que sao… é sempre a mesma pessoa que escreve.

      E nem sequer vale a pena voltar a dizer que Sao Miguel é uma terra socialista, onde o PS vence há muitos anos. E que em 2001 e 2005 as listas em que participaram Carlos Almeida Santos e Manuel Mirra foram independentes, e que em 2009 Carlos Almeida Santos teve a coragem de se candidatar pelo PSD!

      E também nao vale a pena dizer que, se em 2001 e 2005 a lista independente teve muito apoio do PSD Santo Tirso, já em 2009 a campanha foi feita sem qualquer tipo de apoio. Dados os conhecidos atritos entre Carlos Almeida Santos e o líder do PSD Santo Tirso.

      E nao vale também a pena dizer que derrotas sao derrotas. Que em política nao há vitórias morais. Perder com 13%, 26% ou 39% vai dar exactamente ao mesmo. A nao ser para aqueles que gostam de perder por poucos. Esses os verdadeiros derrotados na vida.

      Obviamente que também nao vale a pena dizer que na política, como na vida, quando um grupo perde, perdem todos. E as responsabilidades nunca sao apenas de uma pessoa. Mas claro que, para alguns, isso só é válido no seu próprio caso.

      O senhor que escreve a coberto deste heterónimo já perdeu, pelas minhas contas as seguintes eleições:
      – Autárquicas 2009
      – Europeias 2009
      – Legislativas 2009
      – Legislativas 2011

      Isto quando o PSD venceu 3 destas 4 a nível nacional. Mas em Santo Tirso perdeu-as todas!… mas nem por isso este senhor acha que deve abandonar. No entanto passa a vida a atirar a Carlos Almeida Santos o resultado das Autárquicas 2009.

    • Olhe que não se diz IOL..
      Diz -se LOL – “Lots of Laughter”..

      Como vê o Senhor mostra mais uma vez algumas
      dificuldades de compreensão da escrita..
      Mesmo da que agora é mais frequente nestes ambientes da net..

      Tradução – Montes de Riso

  15. João Pinto diz:

    Pois…. o Luís Melo insiste no heterónimo…. que posso fazer? Denegrir, denegrir, denegrir, denegrir, essa é a preocupação do Luís Melo e do Carlos Almeida Santos! Questionei através do site o PSD de Santo Tirso a propósito da sede. Acabei de receber a resposta. O Luís Melo na qualidade de militantes do PSD poderia ter feito o mesmo e/ou fazer outro tipo de contatos e ficaria a saber que o PSD de Santo Tirso desde 1 de Setembro que tem a sua sede na loja 19 do Centro Comercial Galáxia, em Santo Tirso, claro! Quanto aos 13% conseguidos nas eleições autárquicas de 2009 em S. Miguel do Couto, desculpa Luís, mas este resultado não se usa em democracia e é mau de mais para ser verdade, mas também prova as vossas (des)qualidades politicas. Há pessoas que teimam em não se olhar ao espelho!

    • Luis Melo diz:

      Resultados que nao se usam em democracia? Que grande democrata me saiu este senhor. Entao que percentagem tem normalmente partidos menores? Menos de 13%. E nao elegem representantes? (como o PSD elegeu um em Sao Miguel). E nao sao legitimos representantes de quem neles votou? Alguns, poucos, até defendem melhor os interesses de quem neles votou, do que outros com mais votos.

    • Finalmente!!..

      Ao fim de 9 dias, 1 hora e 19 minutos o Senhor vem, ao de leve e como quem não quer dar nas vistas, falar no tema deste “post”.. Estava a ver que não ia passar do insulto e da distracção..

      Oohh!! Senhor AC.. Então, sempre é verdade que o Psd ficou sem Sede!.. Amanhã vou passar pelo Galaxia para ver as novas instalações e verificar se as condições são condignas..

      Agora, o que parece ser muito estranho. Nada condizente com um Partido da dimensão e responsabilidade do nosso. É que tudo se passe sem o conhecimento dos militantes a quem os Dirigentes eleitos devem respeito e prestação de contas..

      Então, nem uma comunicação ou simples informação.. Por carta, pela imprensa local, ou sequer pela ‘net’.. É desprezo a mais..

      E, explique-me porque é que no ‘site’ ainda hoje aparece a morada que já foi abandonada há tanto tempo??.. E, nada sobre este importante ‘evento’ para o dia a dia do Partido..

      Quanto ao resto.. Fique com as suas ninharias e com os seus sentimentos de inferioridade..

      Com esses eu posso bem.. O que me preocupa é o futuro do Psd Sto Tirso e o seu papel perante os Tirsenses..

      Fique bem..

  16. José Maria Ferreira diz:

    O Carlos Almeida Santos tem razão. Na net utiliza-se “LOL” e não “IOL”. Não conheço bem estes senhores, mas a minha Mãe conhece-os até porque trabalhou na empresa “de Melo” que estes senhores levaram à falência e promoveram o desemprego de muita gente, incluindo da minha Mãe. Ninguém gosta deles em S. Miguel do Couto e não só, e por isso não espanta ninguém o pessimo resultado que conseguiram. Os dirigentes do PSD que apostaram nesta gente é que têm culpa porque deveriam ter-se informoado melhor, bastaria que falassem com algumas pessoas de S. Miguel.

    • Luis Melo diz:

      Voltou o heterónimo número 2:

      Maria Lurdes Rocha – marialurdesrocha89@gmail.com
      Jose Maria Ferreira – josemariaferreira90@gmail.com
      Joaquim Jorge Pinto – joaquimjorgepinto1980@gmail.com
      Luis Filipe Monteiro – luisfilipemonteiro1980@gmail.com

      Caro Heterónimo numero 2:

      Quanto à acusação que faz, apenas dizer que a empresa “De Melo” já não estava nas mãos da família, nem era gerida por ninguém da família, há muitos anos quando fechou (não sei se por falência ou outro motivo). Mas o senhor sabe disso muito bem. Apenas vem aqui mentir para tentar denegrir.

      Quanto ás gentes de Sao Miguel do Couto, nomeadamente aquelas que trabalharam na “De Melo”, duvido que haja alguma pessoa que tenha queixas. Conheço imensos ex-funcionarios com quem me dou bem e que me tratam bem. Ao que sei, todos têm enorme respeito pela família. Prove o contrário se puder.

      • Pintarola diz:

        Ainda bem que vem o FMI e P.coelho mudar esta mentalidade desta xuxada de S.miguel e deste Portugal,estão cheios de medo.Hihii….

    • Ai o Senhor agora passa ao insulto barato, desbragado e vil.

      Insinua coisas que desconhece ou que sabe serem mentira para denegrir o meu bom nome.. Fala da mãezinha, da empregada e do gato..

      Tome cuidado Meu Caro.. A vida dá muitas voltas.. Pode ser que um dia destes se queime..

      Pode considerar isto como uma ameaça que eu não me importo..

  17. Senhor ‘Pintarola’, deixe-me que lhe diga que em S. Miguel do Couto todos nos revemos nos Orgãos eleitos.

    Todos temos grande consideração pela Junta de Freguesia e pelo trabalho meritório que vem desenvolvendo.

    Sempre lutadora, sempre atenta, sempre disponível para defender os interesses dos seus concidadãos.

    Sempre respeitadora da oposição em minoria. Mesmo quando estamos em desacordo e nos manifestamos com veemência.

    Se há órgão de soberania onde a verdadeira democracia impera é em S. Miguel do Couto.

    Por isso mesmo, como eleito em nome dos Miguelenses que em mim acreditaram, não aceito nem admito que venha para aqui um qualquer ‘badameco’ falar do que não lhe diz respeito, não entende e não sabe..

  18. José Maria Ferrerira diz:

    Não tenho medo de ameaças! Curisos….. o Luis Melo ignorou o comentário do João Pinto, onde este contraria a afirmação a propósito da sede do PSD?

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: