cc: Membros de todas as academias do país

Algo a que já nos habituamos nos últimos tempos. Todos querem cortes na despesa do Estado desde que não seja no seu sector.

Hoje mais um exemplo, na Educação. O Jornal de Negócios publicou: Reitores: “Sem universidades, a soberania nacional ficará diminuída”.

A propósito disto José António Salcedo escreveu no seu Facebook:

Os Reitores afirmam que, com cortes orçamentais nas universidades, a soberania nacional ficará diminuída. Eu tenho outra opinião, e proponho que metade das instituições de Ensino Superior em Portugal sejam ou extintas ou estimuladas a fundir-se num prazo máximo de 12 meses. É que o actual corporativismo e miserabilismo (ausência de massa crítica com elevada qualidade) das instituições de Ensino Superior que temos, são factores importantes de diminuição da soberania nacional. Esses sim. E, já agora, os Reitores deveriam ser contratados por concurso público internacional, porque o actual modelo de gestão universitário (de que eles beneficiam) é medieval. Abram as janelas, senhores reitores, estimulem a excelência, internacionalizem as vossas escolas (atraindo professores e investigadores estrangeiros bons) e ganhem juízo“.

Não posso estar mais de acordo com este meu ex-professor (na altura, Catedrático) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Anúncios

3 Responses to cc: Membros de todas as academias do país

  1. Uma perspectiva muito válida, com conteúdo e profundidade..

    Quem conhece o JASalcedo sabe bem do nível de conhecimento, independência, experiência e competências muito acima da média que ele tem. São inúmeras as provas dadas e o reconhecimento tanto nacional como internacional.

    Por isso, as suas intervenções devem merecer atenção e reflexão.. É de homens destes que o País precisa para sair do marasmo para que foi lançado..

  2. Fururu diz:

    Estes reitores deviam se preocupar ou evitar que certos professores reprovem os mesmos alunos vários anos.Tanto barulho, se estas universidades também vivem de Propinas.Eles que poupem, eles têm salários altos,há cursos que não têm alunos,ou incentivam os alunos para esses cursos ou acabam, embora há uma universidade de Bragança que diz que vão morrer de frio no inverno.

  3. JRodrigues diz:

    Excelente comentário. Opinião sensata de alguém que tem uma visão muito vanguardista e ao mesmo tempo real do panorama académico português.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: