PS Sto Tirso: Sondagens e Notícias encomendadas. Vencedores antecipados.

Ainda há dias tinha sido dado o tiro de partida no PS Santo Tirso, para as Autárquicas 2013. Joaquim Couto e Ana Maria Ferreira apresentavam-se como candidatos às primárias do partido, que decidirão quem será o candidato a Presidente da Câmara Municipal.

As eleições primárias ainda não aconteceram (serão apenas em Dezembro) mas parece que já há vencedor. Pelo menos a julgar pelo cartaz/fotografia que Ana Maria Ferreira publicou na sua página do Facebook, e que podem ver acima. Ou será excesso de confiança?

A verdade é que isto leva as pessoas a pensar que no PS Santo Tirso as coisas se passam como na Venezuela, em Angola, ou na Rússia. Ou seja, independentemente de haver eleições, já se sabe à partida quem vai vencer. Um desrespeito para com os militantes.

Também na sua página do Facebook, Ana Maria Ferreira publica um (mais do que parcial) artigo do Jornal de Santo Thyrso (ao qual muitos chamam, quiçá com razão, boletim camarário) que pretende demonstrar que ela esta mais bem colocada do que Joaquim Couto.

A notícia refere uma bem “encomendada” sondagem (aliás tal como a notícia, que vem “encomendada” na altura certa) que pretende influenciar os militantes do PS nas primárias de Dezembro próximo. Uma “jogada” pouco ética da entourage de Castro Fernandes.

Ao que sei, Joaquim Couto também pediu uma sondagem a uma empresa há uns meses. Essa sondagem dava-lhe a vitória a ele. Se ele a tornasse pública em quem é que os militantes do PS acreditariam? E é por estas e outras que nunca (nunca!) acredito em sondagens.

Actualização: A sondagem de que falei, e que dava a vitória a Joaquim Couto, foi pedida pela Federação Distrital do PS Porto e não por Joaquim Couto, como referi. Obrigado ao leitor atento que me deu essa informação.

Anúncios

10 Responses to PS Sto Tirso: Sondagens e Notícias encomendadas. Vencedores antecipados.

  1. Pinto de Sousa diz:

    Caro Luís Melo,

    Em resposta ao seu último parágrafo, na verdade não foi Joaquim Couto que encomendou um estudo.

    Mas de facto essas sondagens davam vitória a Joaquim Couto contra outros Partidos, mas oportunamente publicarei aqui!

  2. mariza diz:

    Tudo faz crer que essa sondagem não tem o mínimo de credibilidade já que os resultados estão enviesados em face das eventuais perguntas que foram feitas.
    Convinha que o jornal de Santo Tirso indica-se quais as perguntas que conduziram a este resultado.

    É muito estranho que tendo o atual Presidente tido um resultado em 2001 de 48,3 % e 2005 de 48.8% e 2009 de 47,6 que nunca passou os 48,5% em media como indica o Gráfico que tenho na minha pagina http://www.facebook.com/mariza.martins.376 da CNE (Comissão Nacional de Eleições) Como é que a Engª. Ana Maria obteria 59%!

    É evidente que as sondagens são indicativas de tendência de voto.
    Mas é claro que á aqui uma intenção clara de manipular a opinião publica e dos Eleitores.

  3. MSoares diz:

    Mau…muito mau, por onde anda o bom senso ?

    É com estas “manobras” que querem que nós eleitores acreditemos na classe politica para defender os nossos destinos e para decidir o nosso futuro ? Assim não meus senhores…comigo não !

    • Pinto de Sousa diz:

      Cara MSoares,

      De facto é mesmo muito mau! Fui efetuar um “post” no facebook da Ana Maria, mas foi-me eliminado o meu comentário e bloqueado o acesso ao facebook´dela.

      Fui considerado uma “Persona non grata” só pelo facto de respeitosamente e educadamente divergir das ideias dela. E isso meus amigos reflete o tipo de pessoa que lidamos…

      • Luis Melo diz:

        A censura habitual em Santo Tirso. Mas os tirsenses preferem manter-se calados ou manifestar-se contra os governos, quando na sua própria terra a situaçao é muito mais alarmante. Vivemos num feudo controlado por uma trupe

  4. xupeta diz:

    Como podem ter tanta certeza o PS,para o PS nunca um outro partido vai vencer o PS,se é para vencer mulheres,a oposição coloque também mulheres ou um carismático,as sondagens do PSD?

  5. mariza diz:

    A Ana maria tem demonstrado dificuldade em ser independente do Presidente da Camara.
    Vive politicamente na sua sombra.
    A Empresa DOMP, Executou uma sondagem registada na ERC, séria e credível, que reflete o que acima refiro:

    Joaquim Couto com 51% de intenções de voto.
    Ana Maria com 37% de intenções de Voto.

    Notoriedade:

    Joaquim Couto 80 %;
    Ana maria 40 %.

    Quanto às qualidades que os eleitores pretendem para o Presidente da Camara a diferença é ainda maior:

    Joaquim couto está acima dos 50%.
    Ana Maria fica-se pelos 23%.

    Não estaria com estes pormenores dos números se o Jornal de santo Tirso não tivesse tentando manipular a opinião pública.
    O Jornal de Santo Tirso não esteve bem ao publicar a sondagem da Eurosondagem, não referindo todos os resultados e a ordem e forma como foram colocadas as perguntas.
    Esta empresa ainda recentemente cometeu um erro “colossal” nas Eleições dos Açores (ver Expresso de 05/10/2012.
    Previu o resultado de 41% para o PS quando na realidade o PS obteve cerca de 50%.

  6. Pinto de Sousa diz:

    Sou um militante de base de Santo Tirso e com todo o respeito, decidi escrever esta carta a dar conhecimento da situação que se vive actualmente em Santo Tirso, porque quero continuar a servir o nosso partido como sempre o tenho servido, com lealdade aos nossos valores e com a responsabilidade de os saber colocar ao serviço do PS Santo Tirso.

    Prepotência ao mais alto nível, ou fazes o que eu quero ou …

    Há momentos em que não podemos nos calar, sob o preço da
    conivência com mal feitos, que de tão reificados, tornam-se naturais. Mal feitos tornaram-se uma prática comum em todas as esferas de representação, não sendo privilégio de nenhum partido ou agremiação política.

    Por isso, queria dizer a todos que tenho muito orgulho de participar na vida política, mas não podia deixar de escrever esta carta, que tem como objectivo clarificar, desmentir o que foi dito e que é dito.

    Nestas últimas semanas, tenho recebido e-mail`s para apoiar Ana Maria, bem como apoiar Joaquim Couto.

    Mas, aqui, todos sabemos que “máquina” começou a trabalhar só para alguns! Ana Maria utiliza a Juventude Socialista (JS) que é uma organização política de esquerda que surge como juventude partidária do Partido Socialista, mas que nestes casos deveria estar isenta, dado que ainda não houve eleições internas a definir o Candidato para o PS Santo Tirso. É pena que uma Juventude Socialista, representada por uma menina, esteja comprometida com Ana Maria, uma vez que recebeu em troca recebeu um lugar nas AEC´S do Concelho e depois claro, tiram fotos com meia dúzia de jovens da JS e dizem que a juventude Tirsense está com Ana Maria.

    Fazem pressões aos militantes e utilizam a contra-informação constante, que leva a muitos militantes mais desatentos a assumir uma ideia errada do que se está a passar.

    A “debandada”, gerou uma reacção em cadeia e expôs antigas insatisfações de modo mais evidente, inspirando discussões densas sobre o actual contexto politico.

    As eleições primárias ainda não aconteceram (serão apenas em Dezembro) mas ao que parece já existe um vencedor. Como já foi aqui dito pelo administrador deste Blogue “Pelo menos a julgar pelo cartaz/fotografia que Ana Maria Ferreira publicou na sua página do Facebook, e agora uma carta enviada por correio electrónico aos militantes dizendo “Entendi comunicar a minha decisão, ponderada e fruto de reflexão, de ser a candidata pelo PS à Presidência da Câmara Municipal de Santo Tirso nas eleições autárquicas que decorrem no próximo ano.”

    Esta notícia vem mesmo provar o PS Santo Tirso que temos!
    Primeiro “encomendam” uma Sondagem com perguntas enviesadas que obviamente dá uma vitória a Ana Maria, mas que ninguém tem coragem de as colocar à disposição de todos os militantes para que possam ver como foram feitas as perguntas e mostrar que de facto Joaquim Couto é o preferido dos militantes e não Ana Maria.

    A notícia refere e bem “encomendada” sondagem que pretende influenciar os militantes do PS nas primárias de Dezembro próximo. Sim, é que mesmo “encomendadas” essas sondagens publicadas pelo Jornal de Santo Thyrso, as mesmas, dão vitória a Joaquim Couto e não a Ana Maria.

    É ainda muito estranho que tendo o actual Presidente Castro Fernandes tido um resultado em 2001 de 48,3 % e 2005 de 48.8% e 2009 de 47,6 que nunca tenha passado dos 48,5% em media como indica o Gráfico da CNE (Comissão Nacional de Eleições), como é que a Engª. Ana Maria obteria 59%!

    Alguém que já assuma numa página ser candidata pelo Partido Socialista de Santo Tirso, sem ter falado com as bases e ainda por cima falar em nome de todos os militantes de Santo Tirso é vergonhoso…Como diria o “povo” “Presunção e água benta cada um toma a quer”.

    De facto vamos a eleições internas em Dezembro e aí sim quem vai decidir secretamente são os militantes.

    Depois claro, estão contra as avaliações dos profissionais e com toda a razão, porque suas Exas não permitem desaforos, apenas e simplesmente correm com todos os que são “personas non gratas”.

    Pode ser que um dia destes, estejam eles a correr á frente de uma população farta desta ditadura em segredo, desta facciosidade subtil, de toda esta panóplia de gente que quer, pode e manda a seu belo prazer, comprime a justiça e impede da verdade ser aplicada, e protegendo-se uns aos outros, porque todos tem o rabo preso de alguma forma.

    Se queremos mudar, é agora! Votem sem medo e sem receio de mudar este regime.

    A Empresa DOMP, Executou uma sondagem registada na ERC, séria e credível, que reflecte o que acima refiro:
    Notoriedade:
    Joaquim Couto 80,3%
    Ana Maria 40,6%

    Quanto às qualidades que os eleitores pretendem para o Presidente da Camara a diferença é ainda maior:
    Joaquim Couto
    Dinamismo – 51,1%
    Honestidade – 46,9%
    Simpatia – 56,2%
    Competência – 50,0%
    Capacidade de resolver os Problemas – 49,7%
    Capacidade de liderança – 52,2%
    Conhecimentos dos Problemas do Concelho – 50,5%
    Proximidade aos Tirsenses – 51,8%

    Ana Maria
    Dinamismo – 25,0%
    Honestidade – 23,0%
    Simpatia – 26,1%
    Competência – 22,3%
    Capacidade de resolver os Problemas – 21,2%
    Capacidade de liderança – 21,1%
    Conhecimentos dos Problemas do Concelho – 22,5%
    Proximidade aos Tirsenses – 23,4%

    Se fossem sérios, saberiam que se as eleições fossem hoje mais de 24.5% deixaria de votar e 38,2% estão na fase de indecisão.

    O PS com Joaquim Couto teria ganho por 50,7% e com Ana Maria teria apenas 37,8% e como disse alguém e bem, se fossem hoje. O que acontece é as eleições só serão para Outubro de 2013 e os outros partidos, inclusive o PSD ainda está em ascensão e se Ana Maria ganhar as Primárias, pode eventualmente o PS perder a Câmara.

    Não estaria eu com estes pormenores dos números se o Jornal de santo Thyrso não tivesse a tentar manipular a opinião pública e os militantes do PS Santo Tirso.

    Saudações,

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: