A Junta de Freguesia não é propriedade do PSD!

A Dr.a Andreia Neto, Deputada tirsense à Assembleia da República, e família, o Sr. Alírio Canceles, Vereador da Câmara Municipal de Santo Tirso, e esposa, e o Dr. Fernando Almeida, Director da Escola Tomaz Pelayo, e esposa, honraram o evento com a sua presença“.

Este é um post, publicado ontem na página do Facebook da Junta de Freguesia de Santo Tirso, que acompanha uma fotografia da primeira fila da plateia num dos espectáculos desta edição do Festival de Teatro de Santo Tirso.

Sinceramente quando vi faltaram-me as palavras para qualificar. Apenas pude dizer: é patético. É patético dizer que tais figuras honraram o evento, já que honrar significa conferir honra, distinguir, enobrecer.

É patético o facto de atrás dos nomes das pessoas virem sempre os rótulos académicos: “Dr.”, “Eng.”, “Prof.”. O que é tacanho, mesquinho, e até de certa forma menoriza aqueles que depois vêm rotulados de “Sr.”.

É patética a forma como se refere não só a pessoa em causa mas a sua “família” e as suas “esposas”. Mas voltamos ao tempo do Estado Novo em que a família e as esposas não têm nome? São meras figuras decorativas?

É patético sublinhar a presença dos “importantes”, dos “Srs. do poder” e esquecer as outras centenas de pessoas que fizeram parte e assistiram ao evento. Estes são o quê? A plebe, os dispensáveis, o zé povinho.

Pouco me importa quem escreve e actualiza o Facebook da Junta de Freguesia. O que sei é que o meu amigo Presidente da Junta não é nada destas coisas e normalmente tem muito cuidado com as susceptibilidades de cada um.

É por isso que deve escolher bem as mãos em que põe esta ferramenta. As redes sociais (nomeadamente o Facebook) já mostraram o quão poderosas são. Principalmente em política, onde é tudo muito mais sensível.

O facto de os “destacados” serem militantes do mesmo partido do Presidente da Junta, e de nos estarmos a aproximar das eleições Autárquicas 2013 também não é desprezível. A Junta de Freguesia devia ter muito cuidado.

É muito perigoso, e pode ferir de morte, se as pessoas pensarem (ou sequer suspeitarem) que a Junta de Freguesia está a servir de veículo de campanha eleitoral. Cuidado meus amigos! A Junta não é propriedade do PSD!

Anúncios

12 Responses to A Junta de Freguesia não é propriedade do PSD!

  1. Felizmente que sempre resisti à ideia de andar por essas redes sociais dos ‘Facebook’ e outras. São ambientes globais, de fácil acesso e com enormes potencialidades. Mas, infelizmente, são na grande maioria das vezes apenas usados para manifestações deprimentes, de baixo nível, de um mundo pretensamente social que apenas se quer mostrar e ser visto.

    É o ‘voyeurismo’ na sua expressão máxima..

    Mais uma vez o Luís, sempre atento e assertivo, aqui está a mostrar-nos à evidência uma utilização criticável e perigosa dessa realidade.. Muito bem!..

    • anjinho diz:

      concordo em 100% ! o facebook tornou-se em pura cusquice, e pouco mais, porque o que realmente poderá ter algum interesse real é abafado pelo resto!

  2. anjinho diz:

    O que se passa na Junta de Freguesia será o mesmo que se passará na Camara caso algum dia estes Sr.s cheguem lá, só que numa escala bem maior e ainda mais ridicula… será “tipo”, a 1ª dama , a 2ª dama, dama de honra, dama de paus, …etc…

  3. anjinho diz:

    Caro Luis, estou interessado em saber o que pensa sobre o texto publicado no Jornal de Santo Thyrso, do dia 12-11-2012, na página 12, da autoria de Fernando Pires de Lima.

    • Luis Melo diz:

      Meu caro, nao posso comentar. O Jornal de Santo Thyrso ainda nao chega a Londres, nem sequer está disponível na internet (por incrível que possa parecer). Se me enviar o texto digitalizado por email, posso ter a oportunidade de o ler.

  4. Tozious diz:

    Tráta-se de facto do provincianismo no seu esplendor. Recorda-me aquela piada brasileira, que infelizmente cada vez mais sentido tem em Portugal, do analfabeto que assina sempre com dois X, e um dia alguem lhe pergunta porquê, ao que ele responde “o primeiro é de Doutor!!”. No que concerne à questão da rede social, é de facto imperativo que qualquer presidente de instituição, pública ou privada, tome consciência de que o que quer que seja publicado na mesma, será visto pelos demais utilizadores como a opinião ou “os valores” de dita instituição. Mas esse receio de consciêncialização dos eleitores, da junta como instrumento e propriedade de um partido, será infundado, uma vez que, infelizmente, isso já acontece à decadas no que diz respeito à Câmara Municipal e a outros orgãos autárquicos. Suspeito que se o povo acordasse haveria uma varridela quase total aos “políticos” do nosso concelho, de todos os partidos sem excepção.

  5. chocolate. diz:

    A junta de freguesia devia indicar as actvidades culturais e outras,antecipadamete nos blogues ,facebooks,para as pessoas frequentar,tal como a Cãmara.o que já acontece em outros locais.Concordo com o texto deve-se indicar toda a gente.

  6. MSoares diz:

    Muitas pessoas dizem se modernas, sem certo tipo de preconceitos…mas apenas porque é suposto, porque é o mais simpático.
    É lamentável que em pleno século XXI, fora dos respectivos ambientes profissionais e em relações, eventos sociais ainda se dê tanta relevância aos” titulos” …ele há o Manuel…o sr. Manuel…o dr.eng.Manuel e por aí fora, com tratamentos distintos.

    Será o Manuel menos digno, menos inteligente etc… porque tem um percurso de vida diferente e não tem titulo de DR. ou algo do género?

    É necessário a nivel social ter Titulos ou então dinheiro, posses para se ser considerado nobre e respeitado ?

  7. ****** diz:

    Porquê é que na fotografia também não destacaram o Presidente da junta e o público ou os figurantes da peça?

    • ****** diz:

      Estavam giras as fotos da peça de teatro. no dia de encerramento do festival de teatro,o público,figurantes da peça, do Presidente da junta da freguesia de Santo Tirso……

  8. Alice Ribeiro diz:

    Concordo com o Luis.Provincianismo! E por estas e por outras que Santo Tirso não sai da cepa torta. A junta de Santo Tirso faz aquilo que o PSD critica à câmara “Show Off”.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: