Chega o “Dunning Kruger effect” para fazer prova

Nas minhas habituais leituras tomei conhecimento recentemente de algo interessante. Algo que eu tinha para mim como possível mas que não conseguia dar como provado. Pois finalmente David Dunning e Justin Kruger provaram-no.

Chama-se “Dunning Kruger effect” e é um desvio cognitivo em que indivíduos incompetentes sofrem de uma superioridade ilusória, levando-os erradamente avaliar a sua própria capacidade como muito superior à média ou à realidade.

Este desvio é atribuído a uma incapacidade metacognitiva, por parte dessas pessoas incompetentes, para reconhecer os seus erros. Kruger e Dunning dizem que as pessoas incompetentes:

  1. Tendem a avaliar excessivamente as suas capacidades
  2. Não reconhecem as genuínas capacidades dos outros
  3. Não reconhecem as suas verdadeiras incapacidades

No entanto nada parece estar perdido já que Kruger e Dunning dizem que essas pessoas incompetentes reconhecem e admitem as suas incapacidades se forem expostos a formação na área em que se acham capazes, e na realidade não são.

O problema é que muitas vezes, como essas pessoas se têm em grande conta e em grande superioridade, acham que não têm de se submeter a qualquer tipo de formação porque estão convencidos que já sabem tudo o que é preciso.

Eu conheço muita gente que sofre do “Dunning Kruger effect“, nas mais variadas áreas. No Desporto, na Cultura, na Saúde, na Educação, na Economia. Mas principalmente no mundo empresarial e também na política.

E é também por isso que Portugal está assim…

Anúncios

4 Responses to Chega o “Dunning Kruger effect” para fazer prova

  1. chocolate diz:

    Há pessoas que nascem com dom natural e são competentes, e se quiserem e, para se tornar ainda mais qualificados tem de ter formação.Há pessoas que tem formação e são inconpetentes na sua area, porque não tem vocação e não tem experiencia da vida não estao no terreno.Mas aprendesse com o dia dia e são sabios . E outros são burros e mamões e não gostam de mudança gostam de ser serem um zero à esquerda e por o País num zero à esquerda, e não sabem gerir.Outros acreditam na inovaçao e criação do seu próprio emprego.

    • zé dos cães diz:

      Portugal é um viveiro de “Dunning Kruger effect” eu penitencio-me…. mas o comentário anterior é muito “interessante” !

  2. chocolate diz:

    O governo, e etc, têm de ciar infraestruturas para a criação do próprio emprego,em qualquer idade,as pessoas têm de ter inovaçao,as pessoas que quiserem têm de ter um curso para evitar falências ou dívidas.

  3. […] a faculdade da razão julgar os próprios actos, Castro Fernandes é mais um que sofre do efeito de Dunning-Kruger. E se o que está à vista foi o seu máximo em 30 anos, então está provada a sua […]

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: