Nas minhas habituais leituras tomei conhecimento recentemente de algo interessante. Algo que eu tinha para mim como possível mas que não conseguia dar como provado. Pois finalmente David Dunning e Justin Kruger provaram-no.
Chama-se “Dunning Kruger effect” e é um desvio cognitivo em que indivíduos incompetentes sofrem de uma superioridade ilusória, levando-os erradamente avaliar a sua própria capacidade como muito superior à média ou à realidade.
Este desvio é atribuído a uma incapacidade metacognitiva, por parte dessas pessoas incompetentes, para reconhecer os seus erros. Kruger e Dunning dizem que as pessoas incompetentes:
- Tendem a avaliar excessivamente as suas capacidades
- Não reconhecem as genuínas capacidades dos outros
- Não reconhecem as suas verdadeiras incapacidades
No entanto nada parece estar perdido já que Kruger e Dunning dizem que essas pessoas incompetentes reconhecem e admitem as suas incapacidades se forem expostos a formação na área em que se acham capazes, e na realidade não são.
O problema é que muitas vezes, como essas pessoas se têm em grande conta e em grande superioridade, acham que não têm de se submeter a qualquer tipo de formação porque estão convencidos que já sabem tudo o que é preciso.
Eu conheço muita gente que sofre do “Dunning Kruger effect“, nas mais variadas áreas. No Desporto, na Cultura, na Saúde, na Educação, na Economia. Mas principalmente no mundo empresarial e também na política.
E é também por isso que Portugal está assim…
Há pessoas que nascem com dom natural e são competentes, e se quiserem e, para se tornar ainda mais qualificados tem de ter formação.Há pessoas que tem formação e são inconpetentes na sua area, porque não tem vocação e não tem experiencia da vida não estao no terreno.Mas aprendesse com o dia dia e são sabios . E outros são burros e mamões e não gostam de mudança gostam de ser serem um zero à esquerda e por o País num zero à esquerda, e não sabem gerir.Outros acreditam na inovaçao e criação do seu próprio emprego.
Portugal é um viveiro de “Dunning Kruger effect” eu penitencio-me…. mas o comentário anterior é muito “interessante” !
O governo, e etc, têm de ciar infraestruturas para a criação do próprio emprego,em qualquer idade,as pessoas têm de ter inovaçao,as pessoas que quiserem têm de ter um curso para evitar falências ou dívidas.
[…] a faculdade da razão julgar os próprios actos, Castro Fernandes é mais um que sofre do efeito de Dunning-Kruger. E se o que está à vista foi o seu máximo em 30 anos, então está provada a sua […]