A JSD Santo Tirso é outra desilusão

Durante quase 10 anos militei na JSD. Durante esse período fiz parte de várias estruturas locais e regionais. Um dos meus objectivos era provar que a Jota não era o “braço armado” do PSD. Não servia apenas para fazer número em campanhas.

Na verdade a JSD tem sido, a nível nacional, a única Jota que de facto contribui para a discussão pública de temas importantes para os jovens e a sociedade em geral. Desde cedo se tornou independente do PSD, confrontando-o muitas vezes.

Foi também por isto que em 2004 formei uma equipa candidata à Comissão Política Concelhia da JSD Santo Tirso. Queria que a Jota se regenerasse e liderasse o debate político, transformando-se numa referência para todos os Tirsenses.

Quem venceu essas eleições foi a equipa de Carlos Pacheco, que ocupou os lugares da estrutura concelhia da JSD até à chegada de Rui Baptista. Em ambos, apesar de tudo, confesso que depositei algumas esperanças. Para fazer da JSD um farol.

A verdade é que a JSD Santo Tirso se limitou a seguir o PSD Santo Tirso. Não liderou o debate político, não se abriu à sociedade, não atraiu os jovens Tirsenses. Focou-se apenas nas actividades internas, onde participam sempre os mesmos.

Mas tendo em conta a forma como decorreu o processo de escolha do candidato Autárquico do PSD, eu esperava sinceramente que a Jota se levantasse e pusesse ordem na mesa. Ao invés, a Jota ficou em silêncio e o seu presidente foi conivente.

Fico mais uma vez desiludido. Desta vez com o presidente da JSD Santo Tirso, Rui Baptista. Ele que escreveu na sua mensagem “a JSD sem ti não faz sentido, sem os jovens, sem a ambição e irreverência que caracteriza a nossa geração não tem razão de ser“.

Cabe-nos a nós, jovens, lutar por um concelho, um país, um mundo melhor para todos. O futuro aos jovens pertence. Não vamos deixar que estes políticos de hoje hipotequem as gerações vindouras“. Palavras bonitas. Acções que não correspondem.

Anúncios

17 Responses to A JSD Santo Tirso é outra desilusão

  1. Futurista diz:

    Sabes Luís Melo, até podes nem gostar do Rui Baptista e do Alírio Canceles, mas depois de estes irem embora, os que vão ficar são os mesmos adversários do Partido Socialista de Santo Tirso, e depois mesmo que tenhas na CPC alguém que gostes que é que isso vai adiantar que oposição fizeste ao PS que se foi fortalecendo nestes anos em que foste sempre um opositor ao teu próprio partido…

    • Luis Melo diz:

      Caro Futurista,

      1. Por um lado fico contente de ver gente que me conhece (caso contrário nao me trataria por “tu”) vir aqui comentar. Por outro lado fico triste de essa gente nao ter a coragem para se identificar. Mas é algo a que já estou habituado no seio dos Tirsenses.

      2. A questao aqui nao é de gostos pessoais. Esse é o erro do Alírio e seus fiéis seguidores. Eles acham que isto sao questoes pessoais e por isso “se nao estás comigo estás contra mim”. A minha discordancia é política, apenas política. E nao do foro pessoal.

      3. Desde que conheci o Rui Baptista que achei que era “boa gente”, e sempre me disponibilizei para o ajudar, mesmo estando longe de Santo Tirso. Sempre que me abordou, fui cordial, simpático e diligente naquilo que me pediu. Fui-o, com todo o gosto.

      4. Foi precisamente por ter consideracao pelo Rui Baptista que me surpreendeu a sua posicao em relacao ao processo de escolha do candidato, e a sua intervencao no último plenário. Esperava mais dele. Daí ter-me desiludido a ponto de lhe didicar este post.

      5. Nao sou opositor do meu partido. Sou opositor daqueles que se querem aproveitar dele como trampolim para a ascensao social, para o enriquecimento ilícito, para o assalto ao Poder. Opositores do partido, e dos Tirsenses, sao aqueles que se aproveitam deles para se servir a si próprios.

    • Futurista? Será que tem alguma intenção a escolha deste pseudónimo? Tem pelo menos presunção.

      Como vem sendo habitual, um comentário fraquinho. Que não rebate o conteúdo do artigo. Que logo se volta para o ataque pessoal: ..’podes não gostar…’. E, para a máxima actual dos poucos dotados: ” Se não és por mim és meu inimigo”.

      Posturas que deixam muito a desejar, pelo vazio de ideias e capacidade de as explanar com coerência; que dizem muito do carácter de quem as profere. São atitudes de quem nunca fez nada e apenas se esconde nestes locais para poder destruir.

      Para este tipo de gente pequena, ser crítico do nada que se faz é ser ‘..opositor..’.

      Está tudo dito!

  2. Futurista diz:

    Bem Numa coisa estamos de acordo Rui Baptista é um lider com outra qualidade que Alirio Canceles, no caso de Alirio Canceles a ambição e vaidade parece estar bem visível é só preciso estar atento.Mas volto a relembrar que Alirio Canceles não é o PSD, o PSD não é de ninguém e que o inimigo político é o PS Santo Tirso!

    • Luis Melo diz:

      Caro Futurista,

      Por muito que me custe, nao posso concordar. Como disse, tenho simpatia pelo Rui Baptista e sempre fui disponível na relacao com ele. De qualquer forma nao creio que Rui Baptista tenha sido, até agora, um líder. Ocupa a posicao de Presidente da JSD Santo Tirso, mas á parte de algumas actividades internas avulsas, de algumas intervencoes nos orgaos internos da JSD (nomeadamente distrital), e de raras intervencoes (concertadas com a CPC do PSD) na AM, nao mostrou ser um verdadeiro líder mobilizador da Juventude e da sociedade Tirsense. Para isso é preciso muito mais.

      Nao sei qual a sua ambicao política, profissional ou pessoal. O que vejo no momento, e em relacao á política, é que está conformado com o status quo e foi conivente com o processo de escolha do candidato. Pelo menos é isso que posso retirar da falta de accao no processo e também da intervencao que teve no último plenário quando se discutiu a questao.

      De resto, neste momento o PSD é o Alírio e os seus fiéis seguidores, e o PSD é do Alírio e dos seus fiéis seguidores. Tanto assim é que eles fazem o que lhes dá na real gana sem prestar contas a ninguém ou ouvir os militantes. Desde os mais ilustres e influentes (como os presidentes de Junta) até aos militantes de base, como eu e (provavelmente) vossa excelencia.

      Para concluir, na política nao existem inimigos. Pelo menos é esta a minha maneira de ver. Existem, isso sim, pessoas com ideias, ideais, visoes e formas de estar diferentes. O PS Santo Tirso é adversário do PSD, mas nao inimigo. A ideia de ter inimigos é errada e nao se aplica em democracia. E essa é uma das grandes falhas de Alírio Canceles e seus fiéis seguidores. Acham que eu ou outros que nao se reveem na sua accao, sao inimigos.

  3. Futurista diz:

    Qual era o exemplo de acção que esperavas então do PSD em Santo Tirso?

    • Luis Melo diz:

      Do PSD Santo Tirso nao esperava nada. Absolutamente nada. Dada a incapacidade e a incompetencia política dos elementos que compoem a actual comissao política.

      • Futurista diz:

        Quando não damos alternativas ou sugestões de rumo…então é apenas uma incompatibilidade em termos pessoais com as pessoas que dirigem actualmente, é que para criticarmos com razão devemos sempre dar as alternativas, pelo que leio a alternativa é apenas a demissão de toda a comissão política do PSD e da JSD…

      • Luis Melo diz:

        1. Lá está vossa excelencia com as incompatibilidades pessoais. Já disse milhares de vezes que a incompatibilidade é política e nao pessoal.

        2. Ninguém aqui pediu alguma vez a demissao de seja quem for. Nem da comissão política do PSD, nem da comissão política da JSD.

        3. Para criticar alguma coisa é preciso que ela tenha existido. O trabalho da CPC do PSD é nulo e resume-se ao ataque pessoal ao presidente da CMST.

        4. Se querem alternativas votem nas alternativas. Nao estejam sempre a “bater no ceguinho” e a dar o voto a quem comprovadamente nao tem capacidade.

      • Luis Melo diz:

        Não é preciso ser nenhum génio para perceber que esta comissão política do PSD não tem, nem nunca teve, uma estratégia política. O plano é apenas e só fazer o jogo politiqueiro (a que estamos habituados até nas mais altas instancias da Democracia, como é a Assembleia da República) do ataque a quem está no poder, esperando um dia que o mesmo lhe caia no colo. O PSD Santo Tirso, até agora, na lideranca de Alírio Canceles, não fez mais nada a não ser atacar pessoalmente Castro Fernandes e apresentar propostas contrárias áquelas que o próprio Castro Fernandes apresentava. Não há qualquer visão ou caminho para Santo Tirso, para o concelho ou para os Tirsenses. E não há por não se querer… é pura e simplesmente por não se ter capacidade para o pensar, estruturar ou realizar.

    • Que pergunta mais desconchavada.. Mas afinal diga lá qual é a sua ideia?.. Ou vem para aqui só para chatear?..

      Diga lá Senhor ‘Futurista’? Não tenha medo.

  4. Carlos Valente diz:

    Futurista? Não entendo, mas tá bem??!!

    Quem não deu alternativas? Ou quem NÃO QUIS TÃO POUCO DEBATER ALTERNATIVAS apresentadas à CPC??
    Não convinha estragar os planos do presidente da concelhia que há alguns anos atrás fez futurismo… eu quero, eu mando, eu posso, logo… EU, ALÍRIO, SOU O CANDIDATO À CÃMARA!!!

    Se Alirio pertencesse ao Vaticano, SEGURAMENTE JÁ TÍNHAMOS novo PAPA….

    • Luis Melo diz:

      Caro Carlos Valente,

      Ora nem mais. Tal como eu aqui denunciei por várias vezes, durante os últimos anos (!!), o plano era esse e o objectivo sempre foi esse, Alírio auto-nomear-se candidato.

      E sim, se fosse bispo, talvez já tivesse escolhido o próximo papa (essa piada está muito boa). Vá lá alguma coisa nos anime, nem que seja uma piada sobre um tema muito sério.

    • *.. diz:

      E já tinha caído dois raios.

  5. Eduarda diz:

    Verdade, triste verdade. E eu sou testemunha dela. “Esta” (que vem antes do Rui, “continuador” de um legado “vazio”) JSD acha que existe para estender passadeiras e puxar o lustro do PSD…
    A vontade de “voltar costas” para não me voltar a chatear mais com isto é muito grande, mas revolta-se-me o ser.
    O PSD desde há muito tempo que não consegue ser alternativa em Santo Tirso. Porque é “paninhos quentes” com o PS, porque entra em ataques pessoais em lugar de debate, porque não tem um projecto sério e sustentado, nem consegue ser coeso ou coerente. E o mal começa internamente quando não há espaço para um debate aberto e honesto, sem haver represálias ou etiquetagem de “opositor”. E o “Futurista” está exactamente a dar exemplo do que é essa atitude mesquinha.
    Enquanto não houver uma mudança de fundo, vai pairar “mau estar” entre os militantes e todos aqueles que quiserem contribuir com ideias, opiniões e conhecimento.
    À custa disso (e aqui tive também a minha responsabilidade porque me afastei) “levo” agora com o partido representado por uma pessoa que, mais do que não reconhecer como líder nem exemplo, é alguém que está completamente distante do que tenho como referência.

    • Luis Melo diz:

      Exactamente Eduarda, resumiste bem numa frase:

      “o mal começa internamente quando não há espaço para um debate aberto e honesto, sem haver represálias ou etiquetagem de “opositor”.”

      • Militante diz:

        Nao é de agora… Os lideres fracos sempre tiveram necessidade de ter um adversario, para unir os carneirinhos. Falo do que sei. Luis Melo e Almeida Santos, Carlos Oliveira, Ze Pedro Miranda …em tempos idos Manuel Mirra ( antes de se vender) etc etc eram pessoas do “contra” , a evitar. O objectivo era nunca permitir que chegassem ao poder. Ha militantes , desculpem, carneirinhos, que nem conhecem estas pessoas, nem sequer qq actividade delas, mas que so de ouvirem os seus nomes sao logo impulsionadas a dizer mal e criticarem. Nem o Pavlov conseguiu isto com um grau de execucao tao elevado. Alias a Eduarda, pessoa que admiro, quando frequentava a cpc da jsd , deve se ter apercebido disso. Objectivo numero um , manter estas pessoas longe, objectivo numero dois , o tachito. Toda a gente fala em tacho e tachos etc. Sei que ja cansa…mas façamos um esforco de memoria. O que faria Andreia Neto sem a politica?onde estaria? Onde estava? Carlos Pacheco, qual o seu percurso profissional?? E por ai fora…

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: