Olha para o que eu digo, e não para o que eu faço

Durante muitas edições nos últimos anos, o Jornal Entre Margens publicou um inquérito/entrevista a uma figura do concelho de Santo Tirso. O inquérito foi feito a pessoas ligadas às mais variadas áreas da sociedade, desde a Política à Cultura.

Entre as pessoas entrevistadas estiveram três protagonistas políticos ligados ao PSD. Andreia Neto, Carlos Pacheco e Rui Baptista. Permitam-me eles recordar e comentar algumas das respostas que deram na altura em que foram entrevistados.

A pergunta era: “Que nome lhe ocorre para suceder a Castro Fernandes?“. Andreia Neto (deputada na AR pelo PSD) e Rui Baptista (Presidente da JSD) estiveram em sintonia, enquanto que Carlos Pacheco se destacou com uma reflexão mais profunda.

Andreia Neto respondeu: “O candidato que vier a ser indicado pelo PSD Santo Tirso“. Rui Baptista respondeu: “O próximo candidato do PSD à Câmara Municipal“. Ou seja, tal como no futebol, não interessa quem é, desde que seja do meu clube. Eloquente.

Carlos Pacheco falou melhor: “Ainda nem sequer pensei nisso, nem estou muito preocupado com nomes. Mais que nomes ou partidos, o que realmente me motiva são os projectos. É a vontade de fazer mais e melhor pela nossa terra. É nisso que acredito!“.

Nesta altura eu já estava surpreendido pela positiva com o discurso do Carlos, mas ainda fiquei mais: “O problema da maioria dos nossos governantes é estarem fechados dentro dos seus gabinetes, sem quererem ouvir outras opiniões senão a sua“.

E o Carlos não se ficou por aqui. Acrescentou “Quem está no Poder Local está, acima de tudo, ao serviço de quem o elegeu, ao serviço da população e, como tal, deve governar para ela mas, sobretudo, com ela“. Excelente, pensei, tem toda a razão.

A verdade é que o Carlos mais uma vez seguiu o ditado: Olha para o que eu digo, e não para o que eu faço. No recente processo de escolha do candidato do PSD, votou o nome de Alírio Canceles sem ver um projecto e sem ouvir a opinião dos militantes.

Quanto ao Rui e à Andreia, foram coerentes com o que disseram, o que a CPC do PSD Santo Tirso escolher é quem eles acham o melhor. Demonstram é falta de sentido crítico, liberdade, e capacidade de pensar pela própria cabeça. Essenciais na política.

Anúncios

29 Responses to Olha para o que eu digo, e não para o que eu faço

  1. Militante diz:

    Como já postei aqui ha uns tempos , defendo o pricipio da solidariedade! O Alírio não cai sozinho!! Estes tres protagonistas politicos , aos quais junto o Manuel Mirra , que são a base de apoio do Alirio, nao pensem que passam impunes ao resultado eleitoral! O Alirio cai , mas estes caem com ele. Solidariedade… Não pensem que andam aqui a cozinhar o Alirio, para a seguir usarem-no em seu beneficio. Fazem jogo duplo, nas costas , zigue zagues etc etc . Não concordo com a escolha do Alirio , mas tambem como já aqui disse, pior que essa escolha é a verdadeira motivação de quem o empurrou para candidato. No fundo de quem meteu na cabeça do Alirio que era um bom candidato, apenas com o objectivo de o usar.

  2. Eduarda diz:

    Essa para mim é nova, confesso! O Alirio foi “empurrado”???! A sério??!… Então quem o fez, fê-lo muito bem (porque não se notou!) e fê-lo muito mal (porque o Sr. Alirio não tem perfil para ganhar eleições nem servir a terra).
    A sensação que tinha é que o Sr. Alirio andou a “empurrar” o Dr. João Abreu para se servir dele e dos seus contactos, até ter oportunidade de se candidatar ele próprio. (Será que me enganei?…)
    Relativamente ao artigo, não tenho nada a acrescentar. Está tudo dito.

    • Militante diz:

      Eduarda, claro que o Alirio queria ser candidato. Mas teve que existir , nem que fosse apenas 1 ou 2 pessoas que lhe disseram vai em frente que nos estamos ca para te apoiar. Vai em frente que es p melhor etc etc. Uma especie de beijo de Judas. Dai ter dito que o empurraram. Que hipoteses politicas teria por exemplo o carlos pacheco com o ze pedro miranda? Ou a andreia? Nenhumas… Preferiram empurrar o alirio, para garantirem a sua continuidade. O Alirio vdepois de cair com estrondo vai afastar se. E nessa altura la estarao eles a cobrar lhe o apoio, embora falso, que lhe estao a dar. N me posso alongar mas se houvesse actas das reunioes da cpc iriam rapidamente perceber quem quis o Alirio a todo o custo ( alem dele proprio claro)

      • Eduarda diz:

        Ai disso não tenho quaisquer dúvidas!! Concordo completamente consigo. É esse tipo de “joguinhos” e falta de coragem política, falta de ideiais e ideias sustentadas que conduzem o partido a este estado de falta de liderança baseada em apoios frouxos, de favor, e posições de interesse.

  3. Camila Santos diz:

    Eu preservo a liberdade de expressão, mas esta perseguição é doentia!

    • Luis Melo diz:

      Se quiser chamar “perseguição doentia” ao facto de alguém estar disponível para dizer a verdade e denunciar as más acções e más intenções daqueles que se propõem a decidir e liderar o nosso futuro, esteja á vontade. Apenas lhe tenho a dizer que se estiver a passar por dificuldades, nesta fase de grande crise em Portugal, entao é muito bem feita, porque tem aquilo que merece. Porque foram pessoas como estas que destruíram o país e colocaram os portugueses a sofrer.

      • A! diz:

        Mas alguns portugueses também têm de mudar a sua mentalidade porque só querem mamar e são contra as leis.

    • Eduarda diz:

      Mas quem persegue quem?… Liberdade de expressão é do que temos vindo a falar há vários artigos… ou da falta dela!

  4. Oi! diz:

    O Alírio tem carísma?O joaquim Couto com a ternura dos 60 estava bem para ir para a reforma.O Joaquim couto que va viagar, JÁ ESTEVE LÁ 17 ANOS.

  5. Bananeira diz:

    O que é que o Zé Pedro Miranda pensa disto?

  6. Camila Santos diz:

    Que exagero Luis! Afinal o Luis e quem postado por estas bandas, afirmam que o Alirio não ganha! Porquê este ataque continuo, pessoal e completamente desproporcionado? Desculpe Luis, isto ultrapassa a mera apreciação e análise critica e transformou-se num ataque pessoal àqueles que, segundo o seu próprio ponto de vista, apoiam o Alirio. O Luis tem-se limitado a fazer juizos de valor sobre aqueles que não partilham o seu pensamento. Ou seja, o Luis julga-se o dono da verdade!

    • Luis Melo diz:

      Aponte, naquilo que escrevo, uma mentira, uma falha de avaliação, um juízo injusto, um comentário incoerente.

      • CarlosAlmeidaSantos diz:

        Bem respondido..

        Deixe la que o AC pensa que e o dono do Psd StoTirso..

        Por que sera que este Senhor “Camila Santos” defende tanto o AC?? Nao serao uma e a mesma pessoa??

        Se sim, entao temos um optimo candidato.

    • Eduarda diz:

      Se os militantes não se revêm no seu líder nem na forma como este chegou lá, certamente será difícil.

    • Luis Melo diz:

      Eu nao sou dono da verdade. Simplesmente tenho a minha opiniao. Ao contrário de muitos. Nao quero impor a minha ideia a ninguém, apenas partilha-la. Quem quiser acredita, quem nao quiser está no seu direito… é assim em democracia.

  7. Carlos Valente diz:

    Permitam-me aqui um simples “colherada”… Em todo o processo de nomeação do candidato do PSD à CMST – e digo processo, para ser um pouco mais simpático, pois nunca se tratou de um processo, mas sim de uma AUTO-NOMEAÇÃO, o que é bem diferente – se há alguém que “se julga dono da verdade” é o próprio Alírio e a sua CPC. ESTES SIM, SÃO OS ÚNICOS DONOS DA VERDADE, dentro do PSD no concelho de SANTO TIRSO!!!!

    Podem dar as voltas que quiserem: “ataque contínuo”, ataque “pessoal”, ataque “completamente desproporcionado”,etc, etc, mas a pura verdade em tudo isto, é que Alírio soube “desenhar” muito bem a sua CPC e escolher atempadamente o perfil de todos eles (aqui os meus parabéns ao Alírio pelo sua excelente e eficaz estratégica). Alírio desde sempre disse que seria candidato e pela forma com que planeou tudo isto, é EFECTIVAMENTE O “ÚNICO SENHOR DA VERDADE”…

    Quando se relega/despreza a maior riqueza do PSD, os seus militantes e os seus simpatizantes e NÃO SE PERMITE tão pouco o debate interno, só pode vir de um CONVENCIDO, um AUTORITÁRIO, um OBCECADO, digo mesmo um ANTI-DEMOCRÁTA que está no partido errado e que pelo facto de ser presidente da CPC não pode, nem deve ser “O SENHOR DA VERDADE”…

    • CarlosAlmeidaSantos diz:

      Muito bem, meu caro Carlos Valente. Verdades como ‘um punho’..

      O problema eh que soh vamos ter razao depois do Psd StoTirso ser ‘riscado do mapa’ por mais 12 anos!..

  8. Camila Santos diz:

    Mesmo arrincando ser tratado por Alírio… mania da perseguição, não posso deixar de dizer que o PSD está na oposição desde 1982 (31 anos). Só falta dizer que a culpa é do Alírio. Tanto quanto sei, algumas das pessoas que têm postado neste blogue já tiveram responsabilidades políticas e até já integraram listas à câmara e o PSD não ganhou! Ok, a culpa é do Alírio e da CPC! POR FAVOR……………

    • CarlosAlmeidaSantos diz:

      Oh meu caro, nao tenha voce a mania da perseguicao..

      Voce soh tem culpa, e muita, do que se tem passado nestes ultimos 6 anos e do que se vai passar nos proximos 12..

      Quanto ao resto, nao queira ser ou parecer aquilo para que nao tem o minimo de capacidade ou estatura..

    • Eduarda diz:

      A culpa do Sr. Alírio foi a forma como chegou a candidato à Câmara Municipal de Santo TIrso, pelo PSD. Foi o “passar por cima” dos militantes e não ter conduzido o processo de forma séria. O mal de uns não desculpa o mal dos outros. Certamente houveram erros e falhas do PSD Santo Tirso ao longo destes 31 anos mas o que se pretende é melhorar, é mudar determinados vícios e acabar com “jogos de poder”! O que o Luis defende aqui e que é certamente uma causa pela qual visto a camisola é que no PSD haja mais transparência e seriedade. QUe as pessoas sejam valorizadas pelo que são e pelo trabalho que desenvolvem, pelos princípios e pela coerência (salta-pocinhas não faltam!). Que haja abertura para se dizer o que se pensa sem se ser “etiquetado” de opositor, e que se consiga aceitar e reconhecer o contributo de todos.
      Mas NÃO!! Na CPC do Sr. Alírio só se pretendem pessoas que digam “Amén” às decisões desta, que se elogiem os projectos feitos no joelho, que se sorria para as fotografias!! Esse papel cabe às ovelhas!

  9. Camila Santos diz:

    Culpar o Alirio pelos comentários feitos por outrem é uma forma de condicionar quem livremente exprime a sua opinião. Enfim….!?!?!?

    • CarlosAlmeidaSantos diz:

      Pois, o Senhor pensa que somos todos parvos.. Nao se esqueca que jah ha muito conhecemos a sua verborreia..

      Alias se considera as suas intervencoes neste local como ter opiniao, estamos entendidos..

  10. Carlos Valente diz:

    Há gente que não SABE, nem QUER perceber o que está em causa de MOMENTO!!!! Estamos em 2013, Camila(?), assente bem esses pés no chão e não queira que todos entrem no mesmo “jogo”…

    Obviamente, não tenho que a conhecer, mas para quem anda nestas andanças políticas há mais de uma década (e, acredite, sou muito novo nisto), era bom saber com quem aqui falamos…

    O seu desvio INTENCIONAL das questões, o seu PARALELISMO a outras campanhas passadas, deviam ter em conta o que HOJE está em discussão…

    Pelo facto de estarmos na oposição desde 1982, teremos que continuar mais uns quantos anos na oposição??? Houve erros no passado? CLARO que SIM, senão já poderíamos ser poder!!!

    Mas, não é tempo de aprendermos com o nosso passado e SABERMOS olhar á nossa volta para ESCOLHERMOS o melhor caminho? E note bem, digo ESCOLHERMOS!!!

    Acha que é possível consensos com posições UNILATERAIS, sem debate, rejeitando qualquer possibilidade de discussão de outros nomes? Vamos todos deixar-nos levar apenas por UMA VONTADE doentia de quem tem um poder tão passageiro como volúvel?

    Sabe, o facto de ter feito parte de uma lista à Câmara (foi um honra ter trabalhado com o João Abreu como cabeça de lista), ainda mais força me dá para agora hoje defender POSTURAS DIFERENTES e acima de tudo TRANSPARENTES… E creia D.Camila, fui cabeça de lista 3 vezes com listas sempre diferentes (3 executivos diferentes apenas com uma presença comum nos 3 mandatos) e consegui 3 vitórias e 3 maiorias. Todas as 3 campanhas que vivi, tiveram sempre CENÁRIOS e contextos BEM DIFERENTES…

    Agora a “RESPONSABILIDADE POLÍTICA” que se refere,obriga-me a ser coerente e por isso não posso pactuar com a actual realidade política do PSD Tirsense. E, claro, “a culpa é do Alírio e da CPC”!

    • Militante diz:

      Nas ultimas eleicoes o Alirio era presidente da CPC. Vamos aos factos: 1 a diferenca de votos que ha mais de 10 anos vinha a diminuir para o PS aumentou!!!! E um facto ! Perdemos uma junta de freguesia! E um facto! Perdemos membros na assembleia municipal! E um facto! No total perdemos membros na assembleias de freguesias! E outro facto. O alirio era o presidente. Era ele quem tinha de assumir a derrota em toda a linha! Mais, inverteu um ciclo de aproximacao ao Ps que se vinha a verificar ha anos! Voltamo nos a afastar do ps em 2009 e vai acontecer o mm em 2013. Como esta muito na moda agora , o psd com o Alirio sntrou numa espiral recessiva! A culpa de o pad nao ser poder ha muitos anos nao e do Alirio. Mas a culpa de nao sermos poder em 2013 vai ser so dele.

      • mf diz:

        se calhar ..nas últimas eleições.. a culpa também será de candidatos a presidentes de Junta que tiveram 13% …. não???!!!

      • Militante diz:

        E em lamelas? Quando o Alirio se submeteu aos votos da populacao numa terra que era tradicionalmente PSD? Tb levou banhada… Nem na terra onde mora o quiseram, quanto mais para a camara…

  11. Olha, o Senhor ‘mf’ outra vez..

    Com que então de volta.. Cansou-se de usar o ‘Camila Santos’ foi?

    O senhor é tão “naif” que nem sabe disfarçar. Os seus heterónimos são verdadeiros livros abertos.. Vê-se logo que vêem de uma e a mesma pessoa..

    Será que ainda não percebeu o ridículo a que se sujeita. Não vê que o palavreado, os assuntos e os detalhes o identificam de imediato como sendo o mesmo assinante?

    Veja lá se tem coragem de assumir o que diz.. Olhe que assim ninguém acredita em si!

  12. mf diz:

    eu continuo a dizer que é realmente muito triste… quando os próprios “impulsionadores” do blog acham que só têm um leitor:)

  13. Militante diz:

    Se calhar porque só há uma pessoa que defende o Alirio Canceles, o próprio!! Não se conhece mais ninguem , nem os membros da propria CPC. Isto é , em frente ao alirio ha mais gente que o defende , mas no dia a dia , sinceramente ainda nao ouvi ninguem defende-lo. Daí acreditar também que só o proprio se defende a si mesmo. Alem do mais , como é sabido , é um esquema utilizado pelo Alirio para entupir caixas de email na altura das eleiçoes… e tb como já aconteceu por exemplo com o Luis Melo, onde utilizou computadores do local de trabalho para insultar militantes… Enfim…

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: