Se houvessem muitos destes, Portugal seria bem diferente

Já por várias vezes escrevi aqui sobre Rui Rio. Defino-o como o melhor político português. Alguém que está na política para servir e não para se servir. Um homem íntegro, sério, honesto, humilde, corajoso. Sem sede de protagonismo e sem alardes zelou durante 12 anos pelo bem público, servindo a população do Porto (e do Norte) com sentido de missão, de forma competente, e cumprindo as suas promessas.

Tal como o próprio disse em 2010, o “Esforço da CM Porto” foi o de “investir onde é mais necessário, e não onde se consegue mais popularidade politica e mediática“. Daí que a requalificação dos bairros sociais (onde vive 20% da população do Porto) tenha sido uma prioridade, e a revitalização da baixa da cidade tenha sido também cumprida. Defendeu-as sempre com um discurso coerente e firme.

No entretanto, entre outras coisas, combateu lobbys e corrupção, e reduziu em 20% os salários dos administradores remunerados nas 4 empresas municipais. Nunca se deixou levar pela espuma dos dias ou pela pressão da opinião pública e publicada. Denunciou situações irregulares e ilegais, dando o corpo às balas na praça pública e em vários processos em tribunal (muitos dos quais acabaria por vencer).

Nunca ficou em silêncio quando o dever de cidadão ou de Presidente da CM Porto o chamava a dar opinião. Mesmo que ela atingisse o seu próprio partido, a sua própria região, o seu próprio país ou mesmo as suas instituições. Fê-lo sempre de forma convicta e frontal, mas também respeitosa. Nunca populista ou demagógico. Foi sempre dos poucos que após uma crítica negativa apresentava alternativa ou solução.

Vai deixar a CM Porto após as eleições Autárquicas 2013, e que melhor maneira de sair – confirmando tudo o que escrevi sobre ele – do que deixando “um saldo positivo na Câmara do Porto“, uma “dívida da autarquia não chega aos 5% do orçamento“, um “prazo de pagamento a fornecedores nos 40 dias“, Isto depois de ter dispensado “a linha de crédito para ajudar as autarquias a saldar as dívidas“.

Mas naturalmente que a maioria do povo português não gosta. Acha Rio arrogante, altivo, cinzento, chato. E continua a preferir Mários Soares, Dias Loureiros, Isaltinos Morais, Josés Sócrates, Jorges Coelhos, Miguéis Relvas, Fátimas Felgueiras, Valentins Loureiros, e afins. Pelo que não é de admirar que Portugal esteja nesta situação e,  pior do que isso, dela não vá sair a bem.

Anúncios

3 Responses to Se houvessem muitos destes, Portugal seria bem diferente

  1. Eduarda diz:

    Luís, não quero crer que “a maioria do povo português” não reconheça o trabalho e esforço de Rui Rio. Acho que ele é admirado pelos rivais, inimigos e pensadores de outras ideias… exactamente por ser fiel às suas convicções, nas palavras mas também nas atitudes, nas ideias mas também nos projectos. E sempre respeitador. É sem dúvida um exemplo e podem achá-lo cinzento (eu também o achei quando se candidatou pela 1ª vez à Câmara do Porto) mas o que é certo é que para ser um orgulho para o PSD não é preciso “desfilar” laranja! 😉

    • Luis Melo diz:

      Eduarda,

      Eu nao disse que o povo nao reconhece o trabalho de Rui Rio. O que disse foi que o acham “arrogante, altivo, cinzento, chato” e continuam a preferir todos os outros que nomeei.

      E a prova está á vista, e tem início dentro do nosso próprio partido. Que nunca quis (ou fez para) ter Rui Rio como líder. Preferindo a “banha da cobra”.

      Mas mesmo caso o PSD o tivesse escolhido para líder, tenho quase a certeza de que perderia contra Sócrates em 2005, em 2009 e quiçá mesmo em 2011 (porque Rio não iria ter com toda a certeza o discurso de Passos Coelho, e as pessoas voltariam a preferir Sócrates).

      Tenho a sensação que, em certa medida, deves concordar comigo.

  2. Anónimo diz:

    A cidade do Porto tem de continuar ser limpa,em algumas ruas tem de ser mais limpa,O Rio não deixava o F.C PORTO festejar na varanda da câmara as taças que vencia.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: