A pobreza de espírito no seu expoente máximo

ronalda

Liliana Cátia Aveiro é uma das irmãs de Cristiano Ronaldo. Há dias, no seu Facebook, resolveu descrever o homem perfeito, e saiu esta pérola

O homem perfeito é aquele que leva a mulher a passear. Que vai buscá-la num carro topo de gama para um jantar romântico… e que pelo caminho muda de ideias e decide apanhar o avião para jantar em Veneza. (…) O homem perfeito é aquele que se deita cheiroso, acorda cheiroso e que, mesmo depois de ir embora, ainda sentes o perfume dele no ar. (…) Tem que ser ocupado, ativo, com pouco tempo disponível, para que todos os encontros sejam sempre intensos. Homem perfeito não fala de problemas, mas resolve os teus problemas. Homem perfeito só tem que te ligar para te convidar para um jantar romântico, para te levar a viajar e não para falar sobre coisas sem interesse (…) Tem que ser independente, ter casa de praia e de campo, tratar-te como uma rainha. Porque, afinal, meninas, o amor e uma cabana não existem… Abram os olhos!…”.

Não tenho adjectivos para qualificar este vómito da Liliana Cátia, ou Kátia, ou Ronalda. Sim, porque a personalidade dela é tão forte que muda frequentemente de identidade.

Chamem-me o que quiserem mas a verdade é esta. Kátia foi uma adolescente gorda, feia e pobre. Ninguém tem culpa de ter nascido assim, mas essa foi a realidade que viveu.

Como todas as jovens da sua idade e da sua zona queria ser bonita, rica e famosa. Mas além de gorda, feia e pobre era também pouco inteligente e desqualificada, o que dificultava ainda mais.

Desconhece-se o seu passado. Provavelmente vagueou pelos cafés e bares do Funchal, trabalhando em supermercados ou restaurantes. Amantizou-se com José Pereira, amigo do irmão.

José Pereira que, apesar de ser justo reconhecer que é um amigo bom e leal de Cristiano Ronaldo, não passa de um bronco, grosso, primitivo, sem cultura ou educação. O ideal de Kátia, portanto.

Kátia tem hoje tudo o que quer. E pode fazer tudo o que lhe apetece. Tem e pode, porque Cristiano Ronaldo (que se tornou num dos homens mais ricos e famosos do planeta) paga.

Uma das coisas mais ignóbeis é alguém esquecer-se do seu passado. Ainda mais quando ele é recente. Ainda há pouco tempo Kátia foi muito pobre, e agora sai-se com esta conversa.

Pior do que ser pobre é ser pobre de espírito. E é isso mesmo que Kátia é. Uma pobre de espírito. É aliás o expoente máximo da pobreza de espírito. Nunca vi tal coisa.

Ela nem sequer faz ideia do sacrifício e do trabalho que o irmão teve para chegar (e manter-se) onde chegou para agora lhe poder dar a ela (e a toda a entourage Aveiro) a vida que eles levam.

Se fosse a Pépa Xavier (A menina que queria uma carteira Chanel no vídeo da Samsung) ou a Isabel Jonet (a presidente do Banco Alimentar Contra a Fome que disse umas verdades) ia já aí uma onda de indignação.

Porquê? Porque são “meninas ricas”. Mas como é a Kátia, a “menina pobre”, já ninguém liga. É que aos “pobres” tudo é permitido. Mesmo depois de se transformarem em repugnantes novos-ricos.

Anúncios

6 Responses to A pobreza de espírito no seu expoente máximo

  1. Eduarda diz:

    Luís, não partilho nada a tua visão!
    A rapariga, de um dia para outro passou a ter uma vida de princesa! E acha que o que lhe aconteceu está ao alcance de todos!
    A ingenuidade, a simplicidade, a falta de visão real das coisas… sim, podes acusar a Cátia de tudo isso! Mas acho que estás a ser demasiado duro!
    Primeiro, porque as mulheres crescem muito com essa ideia utópica de serem a “Cinderela” ou outra princesa qualquer. É feminino! Eu própria idealizei a minha vida tantas vezes em cenários espalhafatosos! Ainda hoje, sou capaz de “sonhar” com coisas completamente intangíveis e irreais. Não acho que seja negativo.
    Depois, a Cátia é tão ingénua e tão autêntica que não se preocupa com a imagem ridícula que pode passar. Mas repara, nem todos temos que ser/ter imagens perfeitas ou simplesmente aceitáveis. Se calhar até é mais importante serem verdadeiras!
    Para finalizar, até porque a ideia não é ser advogada de ninguém, ela provavelmente não foi sensível a determinadas coisas porque não a ensinaram a valorizar o que é ou não importante. Ela vive sobre alicerces frágeis. Nós, não tendo a capacidade económica (ainda que à custa do irmão!) da rapariga, conseguimos ser mais felizes e sentimo-nos mais válidos do que ela! Isso é um privilégio, que ela provavelmente nem sabe que deveria procurar. É fútil, ponto!
    Obviamente a Pépa Xavier ou a Isabel Jonet foram vítimas de “julgamento” popular! Curioso que quando a Sandra do último Casa dos Segredos “botou mamas” por 7.000 € ou coisa assim ninguém achou escandaloso!! A miúda quis uma mala Chanel e Deus me livre!
    Enfim… cada um, desde que não interfira com a “liberdade” do outro (não prejudique, não insulte, e por aí fora…) que faça o que entenda! Para seu bem ou mal! 😉
    E homem perfeito não existe! 😉 Pode é ser mais ou menos à nossa medida! 😉
    Bjinhos & boa Páscoa!

  2. i diz:

    Isto é de ver muitos filmes de oo7.Já se sabe que o homem perfeito tem de ser romântico e respeitador.Mas pode-se viver isto com imaginação ou até realizar-se, com viagens low cost alugar um ferrari.lá diz o outro, o que interessa é o interior.Mas o homem interessa-se pelo aspecto físico da mulher,porquê?Para ter boas maneiras basta ler o livro de boas maneiras ou estudar na escola ou mudar de mentalidade de azeiteira.O Luis Melo pode ralizar isto,já que é do burgo.

  3. Coelhinho diz:

    Feliz Páscoa, com muitas amêndoas de chocolate.

  4. ssp diz:

    não percebo porquê tanto comentario acerca disto….a rapariga colocou aquilo no SEU facebook pessoal por brincadeira apenas, só quem é amigo pessoal das pessoas pode dizer se elas são isto ou aquilo….ela já deve de ter passado mais na vida, que nós todos juntos, e se não fosse uma boa pessoa não contribuia e ajudava tantas associações e instituições de caridade, sejam felizes como ela é…
    Portugal e os portugueses são tão invejosos e pequeninos que mete impressão!!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: