A verdade sobre o “Santo Tirso Jornal”

(Clicar para ampliar a imagem)

(Clicar para ampliar a imagem)

Já escrevi sobre o Santo Tirso Jornal uma, outra, outra, outra e outra vez. Desde o seu aparecimento, em Maio 2012, duvidei da sua origem e escrevi que suspeitava ser uma “tentativa de utilização encapotada de órgãos de comunicação social para cumprir objectivos políticos pessoais“.

O que disse, e escrevi várias vezes, foi que o Santo Tirso Jornal era uma espécie de “herdeiro” do Santo Tirso Hoje. Um pretenso jornal online, criado e gerido por Alírio Canceles, com o objectivo de atacar os seus adversários e de se auto-promover, a coberto de um cobarde anonimato.

Ou seja, o suposto jornal online seria na verdade um veículo onde Alírio Canceles se faria passar por um independente jornalista, enganando os mais incautos. O que revelava da sua parte uma cobardia e desonestidade intelectual atroz. E tudo isto se veio a confirmar ao longo do tempo.

Ainda assim, e como escrevi no último post sobre o tema, mesmo perante tamanhas evidências ainda haveria gente com o descaramento de dizer que tudo isto é mentira. E quem foi que o fez? O Miguel Martins. Honras lhe sejam feitas por ter sido o único com coragem de assinar.

O Miguel Martins é membro da Comissão Política do PSD Santo Tirso, e mais um dos fiéis seguidores de Alírio Canceles. Não se esforça para pensar pela própria cabeça (apesar de eu achar que era capaz) e escolheu deixar-se levar pela banha da cobra. Pois besunte-se com ela.

Eu avisei o Miguel dizendo-lhe “Eles apenas se aproveitam da tua ingenuidade, da tua boa vontade e dos teus conhecimentos em informática para lhes tratares das páginas do partido, de campanha, das redes sociais (e, quem sabe, do Santo Tirso Jornal)“. E quem te avisa teu amigo é, certo?

Pois. A verdade está nas imagens que acompanham este post. Tanto o site do Santo Tirso Jornal como o site de campanha de Alírio Canceles, estão registados sobre a mesma morada, que aparentemente é do Miguel Martins. Está portanto justificado e desmascarado o embuste.

E depois diz o Miguel (já mo disse várias vezes) que eu tenho algo de pessoal contra Alírio Canceles. E agora dirá também que tenho contra ele próprio. Não tenho Miguel! O que acho é que vocês não reunem os mínimos exigíveis para que o futuro de Santo Tirso esteja nas vossas mãos!

Vossas excelências, com este tipo de comportamentos, demonstram bem a vossa personalidade (ou falta dela) e o vosso carácter (ou falta dele). Mostram ao que vêm (assalto ao Poder. O Poder pelo Poder) e como pretendem lá chegar (por vias travessas e pouco transparentes).

Tudo isto é um mau prenúncio para a forma como iriam actuar a partir do momento que se vissem no Poder. E portanto eu, como Português, como Tirsense, e até como militante do partido pelo qual se candidatam, tenho o direito e o dever de fazer tudo ao meu alcance para vos denunciar.

30 Responses to A verdade sobre o “Santo Tirso Jornal”

  1. Luis Melo diz:

    Quero desde já agradecer ao leitor do “Era mais um fino” que me alertou para alguns destes factos.

  2. Luis Melo diz:

    Aproveito também para autorizar o Jornal de Santo Thyrso a fazer, se assim entender, a 2ª versão do “Wikileaks à portuguesa” (já que da 1ª vez nem sequer me avisaram que iriam transcrever integralmente o meu post).

  3. Militante diz:

    Só espanta a quem não conhece os protagonistas em causa. A cpc do PSD é o Alírio e a internet. O Miguel é num joguete nas mãos do Alirio. Alias quem conhece o Miguel e o que ele escreve , alias , basta comparar os posts assinados por ele , para ver que uns são escritos por ele e outros pelo Alírio . Relativamente ao Alirio e a estrategia do PSD , está visto. Vai ser na internet…

  4. Zé Falido diz:

    Deixo a versão mais alargada dos factos, com o histórico de registos desde 2012: http://postimg.org/image/x59l76c2l/full/

    Já deixou de ser assunto! É um facto! Gostaria que Alírio comentasse publicamente as razões pelas quais o levaram a implementar “esse meio de comunicação”! Penso que a publicação da imagem com o histórico dos registos acompanhada de uma pergunta a Alírio ficaria bem na página oficial da campanha no Facebook!

    É tempo de criarem um novo site. Certamente que agora o titular será um John dos EUA.

  5. Miguel Martins diz:

    Luis sendo eu uma pessoa da area é normal que me tenham pedido a mim para registar o aliriocanceles.pt, já em relação ao santotirsojornal.com é um projecto que está em avaliação para uma possível exploração comercial, como sabes podia dar dados falsos de “whois” mas não tenho nada a esconder!Além de que o Santotirsojornal dá voz a todos, ninguém o pode acusar de se recusar a publicar notícias ou de passar um lápis azul a noticias especificas.Quanto ao resto não tenho mais nada a acrescentar…

    • Luis Melo diz:

      Caro Miguel,

      Portanto vamos a factos:

      1. É coincidência que o Santo Tirso Jornal e o site de campanha do Alírio estejam registados em teu nome.

      2. É coincidência que as notícias do Santo Tirso jornal e os comunicados oficiais da campanha do Alírio sejam cópias integrais.

      3. É coincidência que as fotografias usadas pelo Santo Tirso Jornal, e pela campanha do Alírio sejam as mesmas.

      4. É coincidência que sendo tu administrador do Santo Tirso Jornal e maior defensor do Alírio nestas questōes, sejas também membro da sua comissão política.

      Ora Miguel, por quem nos tomas a todos? Por parvos?

      • Miguel Martins diz:

        1.Não vejo que exista qualquer problema de ter sido eu a registar os dominios, sendo que é uma das vertentes da minha função é juntar o util ao agradável.

        2 e 3.Como estou farto de repetir o Santo Tirso Jornal recebe por email os mesmos comunicados que outros orgãos do concelho, é normal que sejam os mesmos textos e fotos, facto que acontece também acontece com a campanha de Joaquim Couto.
        VER:
        http://imageshack.us/photo/my-images/89/emailsn.png/

        4.Lá por ser membro da comissão politica não me impede de ter projectos pessoais que pretenda explorar, e de dar apoio a CPC na minha area Profissional nomeadamente no site de campanha e da própria CPC.

      • Luis Melo diz:

        Caro Miguel,

        a) Continuares a tentar atirar areia para os olhos das pessoas, tomando-as como parvas, é insultuoso.

        b) Não vês nenhum problema em ambos os sites estarem registados por ti? Nem um problema de incompatibilidade ao nível ético?

        c) Não creio ter visto em nenhum outro jornal a cópia integral (fotografia incluída) de um comunicado do PSD Santo Tirso.

        d) E que raio de jornalista é aquele que recebe um comunicado de um partido e, em vez de construir uma notícia, publica a cópia integral (e naturalmente parcial) do comunicado?

    • Luis Melo diz:

      E Já agora explica lá esse “projecto que está em avaliação para uma possível exploração comercial”

  6. Eduarda diz:

    Não fosse a vergonha da matéria, eu diria apenas: “que fraquinhos”!…
    Lamentável é que as pessoas não sintam sequer necessidade de se esconder ou camuflar! Infelizmente, a falta de valores começa a ser tanta que muita gente “compra gato por lebre” sabendo que é “gato”! É a única explicação para fenómenos como este, que se vêm alastrando.
    É revoltante, muito portuguesinho parece estar rendido a isto, e prefere ser “pequenino” mas à custa dos outros do que ser digno à sua custa! É que assim, em vez de “lorpa” é “espertalhão! Afinal, valores… para quê!?…
    Quando pessoas com tão pouco para “dar” (é que ninguém dá o que não tem) chegam a “palcos” como este, não brilham! Tiram antes o “brilho” do palco! Por essas e por outras quem tem valor e tem um contributo válido para dar, quer é estar bem longe destas ribaltas!
    E pronto, se alguém quiser contactar o Miguel já tem duas moradas! Que são afinal a mesma! :/
    Santo Tirso, que presente?

    • Luis Melo diz:

      Cara Eduarda,

      Aqui não é uma questão de nem sequer sentir a necessidade de se esconder. Aqui o problema é esta gente achar que somos todos estúpidos e limitados (como na realidade, eles são). O Miguel e o Alírio nunca pensaram que alguém fosse inteligente e conhecedor o suficiente para ir verificar o “Whois” de ambos os sites (que neste caso foi um dos leitores do blog que o fez e me alertou). Tal como há uns meses atrás, o Alírio achou que eu não conseguiria ver pelos IPs dos comentários, que era ele que fazia comentários com diferentes nomes.

      Enfim… fraquinhos mesmo.

      • Miguel Martins diz:

        E precisaste do whois para chegar a essa conclusão, não bastavam as respostas que dei em artigos anteriores.Acho que quem percebe um mínimo de dns e domínios, sabe que bastaria dar dados falsos se deseja-se me esconder. Eu não tenho receio de esconder a cara.

      • Luis Melo diz:

        Caro Miguel,

        i) Não é “se deseja-se me esconder”… é “se me desejasse esconder”

        ii) Dizes: “Eu não tenho receio de esconder a cara”. Pois não, escondeste-a bem e continuas a querer esconder.

        iii) Não querias antes dizer: “Eu não tenho receio de dar a cara”?

        Parece-me que estás a ficar nervoso. Faz antes o seguinte… Não escrevas mais (porque continuas a enterrar-te) ou então escreve qualquer coisa a dizer que já disseste o que tinhas a dizer, etc. E que por isso não me vais dar mais conversa porque eu não valho o esforço, etc.

        Assim pode ser que aos olhos dos “teus” ainda saias pela “porta grande”. Porque aos olhos de todos os outros… enfim

      • Militante diz:

        Lembram-se do que escrevi sobre como era facil perceber ,quando era o Miguel ou o Alirio a escrever os posts? E tao facil ver a diferença…

  7. Miguel Martins diz:

    Sim, queria dizer que não tenho receio de dar cara (Não dava para editar :/ ).

    “Assim pode ser que aos olhos dos “teus” ainda saias pela “porta grande”. Porque aos olhos de todos os outros… enfim”

    Em relação a esta frase o que os outros pensam ou deixam de pensar é me irrelevante, a não ser dos meus amigos verdadeiros e família próxima.

  8. Zé Falido diz:

    Se é assim tão público que o “santotirsojornal.com” é de Miguel Martins, qual a razão para em todo o site não existir um único contacto nem identificação, tendo este funcionado sempre como website anónimo? Claro que podemos esconder o WHOIS, obvio que sim! Aliás, o WHOIS do “santotirsojornal.com” até está bem mais “escondido” do que em 2012. Nos domínios .pt já não é bem assim – teve que ser o nome direitinho e tudo mais…obviamente que o podia ter registado em nome de outra pessoa/empresa, mas não o fez. Aprenderam tudo com CFernandes mas deixam sempre o rabo de fora (não é que o outro também não deixe…lá iremos, lá iremos). Para já…juntemos estas duas coisas “Semana Tirsense” + “Alírio Canceles” = “eles andem aí”.

    • Militante diz:

      É a politica do bate e foge! Podem inventar , denegrir, criar confusão… Queria ve-los no porta a porta a pedirem o voto…e a serem corridos à vassourada!

  9. mf diz:

    pois era Miguel…

    devias ter criado uns blogs… tipo santothyrso.blogspot.pt/, e outros do género… e assim podia até dizer mal dos teus,,,, como alguns fazem…

    deixem-se de moralismos… quando estão cheios de telhados de vidro….!!!!

    • Luis Melo diz:

      Oh Alírio, escreva lá com o seu nome, tenha lá coragem. E quanto a isso, vossa excelência já percebeu. Quando tenho de dizer ou escrever algo dou a cara e assino o meu nome. Não faço como vocês. Se depois de mim, vêm outros que não assinam, problema deles. E não fale de telhados de vidro porque os seus são de cristal!

  10. mf diz:

    quantas vezes vou ter que me repetir ?

    mf diz:
    19/02/2013 ás 20:29
    eu continuo a dizer que é realmente muito triste… quando os próprios “impulsionadores” do blog acham que só têm um leitor:)

    • Luis Melo diz:

      Meu caro Alírio, neste blogue só há UM impulsionador. Eu próprio, Luís Melo 🙂
      Quanto a leitores, o blogue ultrapassou esta semana as 110.000 visitas.

      • mf diz:

        tirando as 2 pai… as do filhos… e algumas do Espírito Santo …. falta saber quantas ficam:)

      • Luis Melo diz:

        As “visitas” do autor (ou seja, eu próprio) não contam. O Alírio tem de se informar melhor com o Miguel Martins sobre estas coisas…

  11. Eduarda diz:

    Sabes Luís, as pessoas reagem mal perante a vergonha pública. Porque se reagissem bem, pediam desculpa e tentavam corrigir-se dos males anteriores. Quando isso não acontece e quando a resposta é “o que os outros pensam ou deixam de pensar é me irrelevante”… eu fico esclarecida. A demagogia é muita, a “pobreza” é tanta e a estupidez é ainda maior.
    Um jornalista ou cronista que se preze e que tenha gosto no seu trabalho deverá valorizar e CREDIBILIZAR a sua “imagem”! Porque se é igual o que diz o Miguel ou Zé porque raio hei-de optar por ler o Miguel em vez do Zé! Enfim… não tenho muita paciência (e se calhar até tenho mais do que a que pensava que tinha!!) para ensinar quem não quer aprender…
    Depois, muito sinceramente, é horroroso discutir com “personagens”. A identidade é aquilo que nos deverá valorizar. Porque anda tanta gente a “esconder-se”? Que eu saiba, a Revolução dos Cravos que tantos gostam de aclamar e celebrar, serviu para acabar com perseguições políticas e deu lugar ao que conhecemos como “liberdade de expressão”! Pelos vistos, a liberdade de muita gente continua dentro de quatro paredes…

    • Luis Melo diz:

      Não podia estar mais de acordo. Principalmente com a parte do que nos trouxe (ou não) a Revolução dos Cravos. Já escrevi sobre isso mesmo aqui. E é preocupante.

  12. zedoscaes diz:

    O Luis Melo consegui fechar o santotirsojornal? está offline!

  13. […] Santo Tirso Jornal parece estar offline. Será que, depois de descoberta a “careca”, o Alírio Canceles e o Miguel Martins planeiam criar outro “orgão de […]

  14. Zé Falido diz:

    O mitranço net continua com Alírio…conseguiram mais de 100 gostos em menos de 24 horas, na página oficial do Facebook. Sendo que a maioria do tempo decorrido foi durante a noite. Muito bem, muito bem! Palmas! Novas investigações foram feitas e novidades irão ser disponibilizadas…oportunamente. Alírio e a sua Hacker team! Newbies!

  15. […] A verdade sobre o “Santo Tirso Jornal” | Era mais um fino […]

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: