Emprego Jovem? Aqui há muitas oportunidades

Se me dão licença, escuso-me a reproduzir números. Por um lado porque são gravíssimos, preocupantes, até chocantes. Por outro lado porque estamos fartos de os ver plasmados em relatórios ou orgãos de comunicação social.

O desemprego jovem é uma calamidade. Representa o desperdício do investimento na Educação, a ruína de uma vida em construção, o extravio de soluções para o crescimento, o dano de uma sociedade, o coarctar de um futuro.

Daí que os jovens têm de finalmente tomar o seu destino nas suas mãos. E isto está longe de ser uma incitação à revolta. Não! Isto é uma incitação exactamente ao contrário. Não esperem (ou queiram obrigar) que o Estado resolva.

Há soluções. Vou dar apenas uma como exemplo. Que me parece evidente e viável. A aposta no mercado das Tecnologias de Informação. Com certeza não se aplica a todos. Mas muitos podem aproveitá-la.

Trabalhei em Portugal, durante 5 anos, numa empresa que actua no mercado das Tecnologias de Informação. Os meus colegas, tal como eu, tinham quase todos formação académica ou profissional nesta área.

Em Portugal é mesmo assim. Estudei para ser Advogado, tenho de ser Advogado. Estudei para ser Professor, tenho de ser Professor. E se quiser ser outra coisa, até parece que estou a insultar quem pagou os meus estudos.

Desprezamos o facto do estudo superior servir, antes de mais, para nos ensinar a ter um raciocínio estruturado. Não é suposto que a Universidade nos ensine uma profissão. Quem pensa assim está, a meu ver, errado.

Há muito emprego qualificado no mercado das Tecnologias de Informação. E acreditem que muitas vezes não é preciso ter-se formação superior ou profissional na área para se poder ser um bom Consultor, Programador, Analista.

A empresa que integrei quando me mudei para Londres também opera nas Tecnologias de Informação. Temos gente que se licenciou em Arquitectura, Jornalismo, Marketing e Letras. Todos excelentes Consultores, Programadores ou Analistas.

O que fizeram eles? Agarraram as oportunidades de emprego. Lutaram, dedicaram-se. Alguns apaixonaram-se mesmo pela área. E todos conseguem vingar. E muitos outros exemplos tenho conhecido noutras empresas.

E não é preciso emigrar. Subscrevo vários sites portugueses de empregos relacionados com a área. Todas as semanas recebo newsletters com imensas oportunidades. Portugal é próspero nesta área.

O www.itjobs.pt é um dos melhores. Organizado, claro e com dezenas de oportunidades diárias. Outro projecto interessante é o pt.thetalentcity.com, onde as maiores empresas portuguesas colocam as suas oportunidades.

Não é preciso referir nenhum estudo para perceber que o futuro está nas Tecnologias de Informação. E é quase garantido que nesta área se pode fazer melhor carreira, ganhando mais dinheiro, do que sendo Professor ou Advogado.

Será preciso apenas vencer a inércia, e aplicar na prática todas aquelas frases bonitas que se partilham no Facebook, mas que nunca se seguem… “Why do we fall? So we can learn to pick ourselves up!

Anúncios

7 Responses to Emprego Jovem? Aqui há muitas oportunidades

  1. João diz:

    Fiquei muito interessado no que diz no seu post. Será que podemos falar sobre este assunto. obrigado

  2. Rui Nuno diz:

    um excelente post!!! abc

  3. A! diz:

    Um enfermeiro podia ir para esta área?Um enfermeiro tem receio de emigrar,se muitos jovens enfermeiros estão bem na Inglaterra e certamente noutros países como Alemanha, etc.O infermeiro pode trabalhar com idosos ou criar o seu próprio emprego ou trabalhar em clínicas de estética em Portugal?

    • A! diz:

      Para as pessoas que pensam emigrar, obtenham informações antes,porque há miuta burlice.

    • A! diz:

      O futuro também está no turismo de cidade, de interior,montanha,rural,turismo de mar,praia,e relegioso,turismo de saúde,agricultura,mar,,empreendorismo,exportações,etc.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: