Um país de atrasados mentais

Portugal é um país de atrasados mentais, só pode. Enquanto almoçava resolvi ver o noticiário na RTP Informação. Com grande destaque, passou uma reportagem do Director-Geral de Saúde, Francisco George.

A propósito da onda de calor, que todos os anos atinge Portugal por esta altura, a estranha figura que há uma década está na DGS, dava uma Conferência de Imprensa onde, em tom paternalista, aconselhava os portugueses a entre outras coisas…

– Manterem-se em locais frescos e com sombra;
– Usarem roupas opacas, largas e óculos de sol com protecção UV;
– Ingerirem muitos líquidos, nomeadamente água e sumos de fruta;

Mas não ficou por aqui. Aconselhou as pessoas a evitarem exposição solar entre as 10h e as 18h (sublinhou que não era até às 17h, mas até às 18h!) e exigiu que as entidades patronais tomassem medidas para as pessoas que trabalham no exterior, nomeadamente os operários da construção civil.

Mal vai um país em que é preciso um adiantado mental da DGS para vir dizer às pessoas o que fazer quando está muito calor. Para lhes vir dizer o que naturalmente está intrínseco à natureza humana e advém do bom senso e do senso comum.

O trabalho da DGS é louvável e muito necessário no que diz respeito à prevenção e promoção da saúde. Mas é completamente dispensável que o Director-Geral tenha esta fome mediática que o faz vir às TVs fazer de nós atrasadinhos mentais.

Claro que tudo isto encaixa bem num país em que o povo está habituado a que o Estado esteja em todo o lado, que acuda para tudo e que diga o que devemos fazer porque, coitadinhos, não temos cabeça para pensar. O país das ASAEs e afins.

Anúncios

4 Responses to Um país de atrasados mentais

  1. Afonso Vilela diz:

    meu caro, por acaso seria de concordar consigo, não fosse discordar novamente.Não é ao fernando jorge que tem de assacar responsabilidades por este atestado de estupidez passado às pessoas. E mesmo aos orgãos de comunicação, que no pretexto do serviço público enchem o tempo de antena como se de alheiras de mirandela se tratasse. E digo isto porquê. Hoje, provavelmente não viu, mas no síntese das 24h,na rtp2 com o joão fernando ramos, em que estava a entrevistar a Graça Freitas da DGS em que a certa altura esta diz:” e os conselhos que todos já conhecem e hoje já foram referidos” e o jornalista interrompe-a e diz-lhe: “mas diga lá quais são esses conselhos porque há pessoas que apenas estão a ver o noticiário pela primeira vez a esta hora do dia” . Então a Sra Dra lá disse tudo o que eu já tinha acabado de ver e ouvir, ou seja, a tal conferência de imprensa de que fala e que também passou neste mesmo jornal.Ora, um jornal de síntese, em que repete duas vezes a mesma coisa no espaço de poucos minutos. A única diferença que reparei nos dois discursos foi que o Dr F.Jorge disse óculos de sol com proteção ultravioleta e e Dra falou em óculos de sol “bons”.

  2. ai,ai,ai, diz:

    são atrasados mentais,é necessário dizer muitas vezes,porque ainda se vê crianças e pessoas ao sol na praia das 12 e às 16 h,e os idosos não sentem sede ,tem -se de dar água ou chã à força.O netinho que dei-e aos avozinhos.

  3. Adelino de Magalhães diz:

    Há quem diga que temos 50 anos de atraso . Outros dizem 1 século .

  4. Adelino de Magalhães diz:

    O maior parque zoológico da PenÍ
    nsula Ibérica sabem aonde é ?
    PORTUGAL!!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: