O compromisso de Seguro e do PS

Compromisso. É esta a palavra preferida de António José Seguro nos últimos meses. O líder do PS profere mais vezes a palavra Compromisso do que António Guterres proferia “Diálogo”.

Seguro acha que esta palavra lhe dá credibilidade. A sua intenção é passar aos portugueses uma imagem de homem sério, de político honesto que – ao contrário dos outros – cumpre.

Significado de Compromisso no dicionário da língua portuguesa:

1. Obrigação contraída entre diferentes pessoas
2. Promessa mútua
3. Concordata de falido com os seus credores
4. Acordo político

Recordo um Compromisso que o PS assinou em 2011. Um dos maiores e mais sérios Compromissos de sempre. Porque servia para salvar Portugal e os portugueses da bancarrota. Chamava-se MoU.

O MoU – Memorando de Entendimento – foi negociado e assinado pelo PS e também pelo PSD e CDS com a Troika do FMI/BCE/UE. Em troca de 78 mil M€ os partidos faziam o Compromisso de:

– Reduzir os esquemas de saúde ADSE, ADM e SAD
– Reduzir as pensões acima de 1500€
– Congelar as pensões
– Redução dos benefícios fiscais e deduções no IRS
– Aumentar as receitas do IVA
– Aumentar os impostos sobre o consumo
– Privatizar transportes (ANA, TAP, CP Carga)
– Privatizar energia (GALP, EDP e REN)
– Privatizar comunicações (Correios de Portugal)
– Privatizar seguros (Caixa Geral Depósitios Seguros)
– Rever e aumentar as taxas moderadoras do SNS
– Cortar substancialmente benefícios fiscais da saúde
– Reduzir subsídio de desemprego para 18 meses
– Facilitar despedimentos
– Aumentar salário mínimo apenas e só se houver evolução da economia

Estas, entre muitas outras medidas, estão escritas no Compromisso que o PS negociou e assinou com os seus credores (ver significado 3). Basta ir lá ler novamente.

Agora o PS queria rasgar este Compromisso com a Troika e assinar outro com PSD e CDS que incluísse exactamente o contrário do primeiro. Grande Seguro!

Mas com uma nuance, Portugal não iria cumprir o Compromisso mas a Troika tinha de continuar a cumprir a sua parte. Ou seja, continuar a “passar para cá o dinheiro“.

Esta gente é brilhante. São uns génios autênticos. Gente séria, honesta, cumpridora, coerente. O meu desejo é que rapidamente voltem ao Governo, para salvar o país.

Anúncios

6 Responses to O compromisso de Seguro e do PS

  1. Zé Falido diz:

    Espera aí, o governo não tem uma maioria para aprovar as suas decisões/opções? Qual a razão planetária que levou a que de um dia para o outro fosse necessário, urgentemente, algo muito mais amplo do que um governo maioritário? A culpa é dos partidos fora da maioria? Se está tudo a correr bem, se todas as avaliações da troika foram boas, qual a razão para se terem desentendido? Gaspar abandonou, o Portas fez tudo para abandonar e a culpa é dos partidos da oposição! Dois não se entenderam durante dois anos, queriam que numa semana se entendem-se três! Só um crente é que acreditaria! Quando é que na vida o governo iria aceitar eleições antecipadas em 2014? Nunca, e, sinceramente, bem – eu também não o aceitaria! O primeiro pilar de entendimento apontado pelo lunático do Presidente da República nunca iria ser aceite. Seguro é um anjinho, não sabe nada sobre nada, muito menos como agir após a comunicação do Presidente da República. Não era nada assim! Do outro lado temos outros anjinhos, licenciados aos 37 anos pelas universidades privadas e políticas de qualidade decadente. É o que temos, é o que teremos!

    • ABAIXO OS MAMÕES diz:

      O Passos Coelho trabalhou,O Portas se calhar nunca trabalhou?Até parece que é preciso curso para ser um bom político ,qualquer mulher doméstica governava o país.

  2. ABAIXO OS MAMÕES diz:

    Seguro tem um compromisso com os mamões do seu partido e com os mamões que deram emprego,até parece que não têm de cortar os 4 milhões,e não fazer a reforma do estado?.

  3. STSLEAKS diz:

    Peço desculpa pelo “offtopic”, mas alguém me sabe dizer onde posso encontrar o CV de Alírio Canceles? Vi na página oficial a apresentarem os elementos da lista com os respetivos percursos académicos, mas não faço ideia do percurso do candidato. Obrigado.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: