Compromisso. É esta a palavra preferida de António José Seguro nos últimos meses. O líder do PS profere mais vezes a palavra Compromisso do que António Guterres proferia “Diálogo”.
Seguro acha que esta palavra lhe dá credibilidade. A sua intenção é passar aos portugueses uma imagem de homem sério, de político honesto que – ao contrário dos outros – cumpre.
Significado de Compromisso no dicionário da língua portuguesa:
1. Obrigação contraída entre diferentes pessoas
2. Promessa mútua
3. Concordata de falido com os seus credores
4. Acordo político
Recordo um Compromisso que o PS assinou em 2011. Um dos maiores e mais sérios Compromissos de sempre. Porque servia para salvar Portugal e os portugueses da bancarrota. Chamava-se MoU.
O MoU – Memorando de Entendimento – foi negociado e assinado pelo PS e também pelo PSD e CDS com a Troika do FMI/BCE/UE. Em troca de 78 mil M€ os partidos faziam o Compromisso de:
– Reduzir os esquemas de saúde ADSE, ADM e SAD
– Reduzir as pensões acima de 1500€
– Congelar as pensões
– Redução dos benefícios fiscais e deduções no IRS
– Aumentar as receitas do IVA
– Aumentar os impostos sobre o consumo
– Privatizar transportes (ANA, TAP, CP Carga)
– Privatizar energia (GALP, EDP e REN)
– Privatizar comunicações (Correios de Portugal)
– Privatizar seguros (Caixa Geral Depósitios Seguros)
– Rever e aumentar as taxas moderadoras do SNS
– Cortar substancialmente benefícios fiscais da saúde
– Reduzir subsídio de desemprego para 18 meses
– Facilitar despedimentos
– Aumentar salário mínimo apenas e só se houver evolução da economia
Estas, entre muitas outras medidas, estão escritas no Compromisso que o PS negociou e assinou com os seus credores (ver significado 3). Basta ir lá ler novamente.
Agora o PS queria rasgar este Compromisso com a Troika e assinar outro com PSD e CDS que incluísse exactamente o contrário do primeiro. Grande Seguro!
Mas com uma nuance, Portugal não iria cumprir o Compromisso mas a Troika tinha de continuar a cumprir a sua parte. Ou seja, continuar a “passar para cá o dinheiro“.
Esta gente é brilhante. São uns génios autênticos. Gente séria, honesta, cumpridora, coerente. O meu desejo é que rapidamente voltem ao Governo, para salvar o país.
Espera aí, o governo não tem uma maioria para aprovar as suas decisões/opções? Qual a razão planetária que levou a que de um dia para o outro fosse necessário, urgentemente, algo muito mais amplo do que um governo maioritário? A culpa é dos partidos fora da maioria? Se está tudo a correr bem, se todas as avaliações da troika foram boas, qual a razão para se terem desentendido? Gaspar abandonou, o Portas fez tudo para abandonar e a culpa é dos partidos da oposição! Dois não se entenderam durante dois anos, queriam que numa semana se entendem-se três! Só um crente é que acreditaria! Quando é que na vida o governo iria aceitar eleições antecipadas em 2014? Nunca, e, sinceramente, bem – eu também não o aceitaria! O primeiro pilar de entendimento apontado pelo lunático do Presidente da República nunca iria ser aceite. Seguro é um anjinho, não sabe nada sobre nada, muito menos como agir após a comunicação do Presidente da República. Não era nada assim! Do outro lado temos outros anjinhos, licenciados aos 37 anos pelas universidades privadas e políticas de qualidade decadente. É o que temos, é o que teremos!
O Passos Coelho trabalhou,O Portas se calhar nunca trabalhou?Até parece que é preciso curso para ser um bom político ,qualquer mulher doméstica governava o país.
Seguro tem um compromisso com os mamões do seu partido e com os mamões que deram emprego,até parece que não têm de cortar os 4 milhões,e não fazer a reforma do estado?.
Peço desculpa pelo “offtopic”, mas alguém me sabe dizer onde posso encontrar o CV de Alírio Canceles? Vi na página oficial a apresentarem os elementos da lista com os respetivos percursos académicos, mas não faço ideia do percurso do candidato. Obrigado.
Quanto ao CV do candidato do PSD/PPM escrevi aqui https://eramaisumfino.wordpress.com/2013/06/05/e-preciso-muito-mais-para-se-ter-nas-maos-o-futuro-dos-tirsenses/
Obrigado pela resposta, já li o artigo. Portanto não há publicamente um CV. Já agora, atualizo a informação que deixei num outro comentário, sobre o PS de Santo Tirso: https://santotirsoleaks.wordpress.com/2013/07/28/castro-fernandes-perde-tropas/