O “brilhante” Consulado de Portugal em Londres

Primeira interacção

Fiquei à porta. O segurança perguntou-me se tinha fotografia tipo passe. Não tendo, aconselhou-me a ir a um mini-mercado ali perto. Deu as indicações exactas. Disse que teria de entrar, ir à caixa e pedir para tirar fotos. Assim fiz, na minha inocência e boa fé. Ao chegar mandaram-me para a cave. Lá estava um senhor – cipriota nos seus 60s – com uma máquina e uma impressora piores do que as minhas. Perguntou se vinhamos do consulado de Portugal. Cobrou 10£ por 4 fotografias paupérrimas tiradas contra uma parede. Claramente tinha um “acordo” com o segurança. Talvez uma comissãosinha em cada cliente. No consulado não fizeram a inscrição alegando falta de “papéis”.

Segunda interacção

O objectivo era votar para umas eleições em Portugal e o diálogo desenrolou-se assim…

Eu, com cara simpática: “Boa tarde, eu venho saber como posso votar nas próximas eleições
Segurança, muito seguro de si: “O quê? Votar naquela gente? Eles mereciam era que os deitassem todos ao rio!
Eu, com cara séria: “É um dever cívico!
Segurança, com o rabo entre as pernas: “Pois, eu estava a brincar… hehe… É assim mesmo, gosto é de gente como o senhor!

A verdade é que os cadernos eleitorais já estavam fechados e não consegui votar, mas ao menos – já que ia prevenido com toda a documentação (os famosos papéis) e fotos – pude aproveitar a visita para finalmente fazer a inscrição no consulado. Não sem antes ter tido um tête-á-tête com o rude funcionário que dizia “Não” a tudo antes de perguntar, e acabava por aceder depois da minha resposta.

Terceira interacção

O objectivo era tirar o passaporte. Por motivos profissionais precisava de viajar para fora da Europa. Depois de um telefonema a funcionária enviou-me o link para fazer o agendamento online. O diálogo desenrolou-se ao telefone assim…

Eu: “Bom dia, daqui fala Luis Melo novamente. Eu estava a tentar marcar o agendamento online mas não me está a ser possível. A opção para escolher o posto consular não tem qualquer valor. E não posso prosseguir sem isso preenchido
Funcionária: “Já fez a pré-inscrição?
Eu: “Eu já estou inscrito no Consulado
Funcionária: “Pois, mas tem de fazer a pré-inscrição, novamente
Eu: “Hum… mas se eu já estou inscrito no Consulado, não creio que faça muito sentido fazer a pré-inscrição novamente
Funcionária: “Pois, mas tem de ser porque o sistema não funciona muito bem
Eu: “Ok, mas eu tento clicar no botão “pré-inscrição” e não acontece nada
Funcionária: “Pois, o site por vezes não funciona muito bem, tente noutro browser
Eu: “Já tentei. No Chrome, no Firefox e no Internet Explorer. Em nenhum funciona
Funcionária: “Pois, o site vai muito abaixo ou é lento porque há muita gente a tentar aceder. Tente noutra hora
Eu, já um pouco acossado: “Hum… e qual acha que é então a melhor hora?
Funcionária, um pouco rude: “Pois, não sei. Eu não faço a mínima ideia de quando as pessoas estão a tentar aceder ao site
Eu: “Hum… Ok. Muito obrigado então. Tenha um bom dia.

Passadas umas horas…

Eu: “Bom dia, daqui fala Luis Melo novamente. Eu fiz o que me disse, a pré-inscrição. Depois disso já consigo avançar mais um pouco. Escolhi o acto consular, mas agora que me aparece o calendário para escolher a hora, isto não funciona novamente
Funcionária: “Já tentou com outros browsers?
Eu: “Já tentei com todos os browsers que tenho. No Chrome, no Firefox e no Internet Explorer
Funcionária: “Pois, então é melhor tentar noutra hora
Eu: “Eu posso tentar. Não me parece que vá funcionar. E na verdade tenho urgência e não passar o dia todo nisto
Funcionária: “Pois, mas eu não posso fazer mais nada
Eu: “Mas não há outra forma de fazer o agendamento? Por mail p. ex. Ou posso passar por aí a marcar presencialmente
Funcionária: “Pois, não há outra forma. Tem de ser online
Eu: “Mas se online há tantos problemas e não funciona, devia haver uma forma alternativa…
Funcionária: “Pois, mas não há
Eu: “Ok, sendo assim tenha um bom dia

(tenho a certeza de que a história não fica por aqui e que vai continuar…)

18 respostas a O “brilhante” Consulado de Portugal em Londres

  1. Lua diz:

    Parece um filme.Inglaterra um país rico,e em crescimento económico e agem assim ,pior que Portugal,esses funcionários parecem ou são imagem de alguns funcionários públicos de Portugal.Porque é que os emigrantes têm mania de dizer mal de Portugal?Ouvi um emigrante a dizer: -falam tanto do Algarve e as praias espanholas são melhor.Sabendo que as praias Algarvias e as outras são mais bonitas que as espanholas e as Algarvias foram eleitas pelos turistas estrangeiros.

  2. Estrela diz:

    Mais um votinho do Luís Melo, para quem será?

  3. Zé Falido diz:

    Lamentavel história…enfim! Desejo melhor sorte para as próximas aventuras.

  4. Miguel Vassallo diz:

    Falar com o consulado, desiste, trato os assuntos quando for a Portugal. Vivi 15 anos em São Paulo, o consulado de lá não era grande coisa mas comparado com o daqui… Por favor por acaso alguém me sabe dizer a morada da Casa de Portugal em Londres ?

  5. Meu Deus, que vergonha. Vou me inscrever no consulado so por piada😉

  6. Sofia diz:

    Oh my God!!! That is truly embarrassing…

  7. sasha diz:

    olhem ta me a acontecer a mesma coisa agora!!! nao se admite … estes filhos da puta pensam o que querem com as pessoas!!!!! tou desesperada… ninguem me quer ajudar!!! mas que falta de respeito … este site nao funciona por nada neste mundo…. ja tentei tudo e mais alguma coisa!!!!! isto so posto nas noticias… pode ser que algum deles veja e tenha vergona nakela cara….

  8. Raphael diz:

    Sou mais um que est’a a tentar…. este site nao presta pra nada!!!!!

  9. Lia diz:

    Isso é exatamente o que está acontecendo comigo faz meses!! Já tentei de tudo já que o agendamento online não funciona!! E depois de 3 meses estou aqui … tentando com os meus documentos vencidos!!! Um horror!!!

    • Luis Melo diz:

      Lia, no dia 28 Fev houve uma manifestação junto ao consolado, por causa do mau serviço. Pelo visto continua na mesma

      • Lia diz:

        É um verdadeiro descaso!!! Nunca vi nada parecido!!!! Não conseguir renovar os documentos!! Até em Portugal eu já reclamei mas parece que ninguém da importância!!!! Uma coisa tão simples .. agora nem marcar um agendamento é possível, é de enlouquecer qualquer um!!!

      • Luis Melo diz:

        Sim. Quando precisei de tirar novo passaporte para a minha namorada, preferimos marcar viagem a Portugal (dinheiro dos voos, etc) e faze-lo em 2 dias do que esperar pelo consulado

  10. Sonia Fernandes diz:

    Pois por incrível que pareça passados 2 anos o site ainda continua com muita gente a aceder ao “site”…
    Estou a tentar contactar o consulado a 2 dias e até o telefone esta muito ocupado que não podem atender as chamadas.
    É uma vergonha… Dez anos se passaram e o “consulado” continua igual. Vamos lá… e andam todos a passear e com aquele ar de gentinha medíocre ainda dizem… “tem que esperar”

    E ainda se dão a luxo de estarem fechados nos feriados Portugueses e Ingleses… Quem pode… pode.

  11. Continua a mesma porcaria. Fiz uma ligação para o consulado e passei 30 minutos esperando na linha, e ninguem atendeu!
    A calendarização não funciona, não é possível fazer uma marcação e eles não respondem por telefone.
    Mandei email, três dias e nem sinal de vida.

  12. Jorge diz:

    Sao os senhores doutores do consulado e ministerio que tem que resolver estes problemas. O funcionario que responde as chamadas e o coitado que, mesmo que quiser, nao pode fazer muito. Ja mais de seis meses estou tentar marcar para renovar meu passaporte.Tentei tudo que a gente escreveu abaixo e acima mas ainda nao consegui. Enviei emails para differente sr doutores do ministerio dos negocios estrangeiros mas nunca ninguem respondeu. Os Sr doutores devem estar ocupados com casos mais importantes. A realidade e que fazem perceber ao mundo ,Porugal nao tem tecnicos para manejar agendamentos online. E UMA VERGONHA, Senhores DOUTORES!!!!!

  13. I was there only last week and was shocked how shit the whole system is. Was there for five fucking hours only to be told they couldn’t process my visa and to go try my luck at Dublin Portuguese Consulate. LOL

Deixe uma Resposta

