Vota Alírio Canceles, para um Santo Tirso com futuro

Estive a ler com atenção as propostas com que Alírio Canceles se apresenta nas próximas eleições Autárquicas 2013. Todas elas foram publicadas na página oficial da candidatura no Facebook – já que a apenas poucos dias das eleições o site da candidatura aliriocanceles.pt continua off-line. Existem 12 tipos de propostas, que passarei a apresentar e comentar.

Mais despesa

Quando não se sabe para mais, e não se faz a mínima ideia do que é a política, faz-se o mesmo que os outros fazem. Alírio faz as mesmas promessas de sempre, que se vêem replicadas em todos os concelhos, por todos os candidatos. Gente para quem fazer política é gastar dinheiro. Promessas que apenas acrescentam mais despesa, numa Câmara e num País já de si na bancarrota.

– Reduzir as taxas e os impostos
– Congelar as tarifas da água
– Manter os apoios ao movimento associativo
– Construir mais pavilhões e piscinas
– Construir infraestruturas de água e saneamento

Emprego para os amigos

Numa altura em que se tenta reduzir recursos e fechar entidades – por necessidade de reformar o aparelho de Estado e por imposição do memorando da Troika – Alírio propõe-se a criar 9 novas entidades!! Entidades essas que, como bem sabemos, não acrescentarão absolutamente nada, e a única coisa para que servirão é para dar ocupação aos amigos.

– Criar o Conselho Municipal da Educação e Formação
– Criar agência para a promoção da actividade económica, investimento e empreendedorismo
– Criar um gabinete de apoio à criação de empresas
– Criar uma estrutura para gerir o campeonato concelhio de futebol
– Instituir o Conselho Municipal para a Promoção da Coesão Social
– Criar o Gabinete Técnico Social
– Instituir o Conselho Municipal da Juventude
– Criar um Gabinete Técnico para Atendimento e Aconselhamento ao Jovem
– Criar a Rede Municipal de Operadores Turísticos

Solidariedade bacoca

Num país onde o povo gosta que o Estado resolva tudo, fica sempre bem em campanha – e ajuda a ganhar uns votos – confundir Política com Acção Social. Vai daí Alírio propõe-se substituir as instituições de Solidariedade e Acção Social do concelho (que todos os dias dão provas da sua valia) e distribuir caridadezinha. O que deveria fazer era deixar a Solidariedade para quem sabe lidar com ela, e focar-se em criar condições para que as famílias não precisem dela.

– Disponibilizar gratuitamente livros e manuais escolares ao ensino básico
– Implementar a 2a refeição quente (Jantar)
– Instalar um Centro de Dia no Vale do Leça

Idiota: quem (não) tem ideias

Não é de agora. Há já muito que víamos Alírio a propor na vereação da CMST a implementação de “Concursos de ideias“. Talvez por ele não ter nenhumas, queira tentar empoleirar-se na criatividade e talento de outros. A verdade é que os concursos são tão bons, bem organizados e atractivos, que dali não sai nadinha.

– Promover concurso de ideias junto dos alunos do 12. ano
– Instituir concursos de ideias para projectos inovadores de agricultura e agro-turismo
– Promover concursos de ideias para projectos inovadores de base tecnológica e industrias criativas
– Lançar concurso de ideias para animação de espaços públicos

Wishfull thinking

Algo que os políticos profissionais fazem habitualmente. Frases muito bonitas e genéricas que ficam sempre bem, mas que não dizem nada de concreto. Dizem o que querem atingir, mas não esclarecem como o vão concretizar. Falar é fácil. Alírio é tipo Miss Mundo. Diz que quer a paz e vai fazer tudo para acabar com a fome no Mundo. Se lhe perguntarem como não sabe responder, mas entretanto já ficou bem na fotografia.

– Captar, fixar e estimular investimento em sectores de actividade com elevado índice de empregabilidade
– Fixar micro e médios projectos de investimento em empresas de base tecnológica com elevado potencial de crescimento
– Colocar Santo Tirso na rota do turismo regional, nacional e internacional
– Reunir informação sobre participação, associativismo e oferta desportiva
– Estabelecer uma relação de proximidade e de cooperação com o Hospital, com o ACES e a Delegação de Saúde
– Atraír um pólo universitário e de investigação
– Desenvolver esforços para acrescentar outros serviços ao Hospital

Juventude precária

As bolsas de estudo são muito famosas por esse país fora. Fica bem e é mais uma maneira de “comprar” votos. Mas quem pode criticar? Estamos a estimular os jovens. Pois, sim, claro. E depois do mérito escolar e desportivo (na escola ou clube concelhio sem condições para se desenvolver) é colocá-los em estágios do IEFP. Empregos precários tipo os do Call Centre da PT que Alírio tanto criticou.

– Criar uma bolsa desportiva para atletas
– Atribuir bolsas de estudo e prémios de mérito escolar
– Promover, em conjunto com o IEFP, 50 estágios por ano para jovens

À boleia de Castro Fernandes

Na política a hipocrisia e a falta de vergonha são duas características chave para quem quer vingar. E disso não falta a Alírio. Depois de tanto criticar o que foi feito por Castro Fernandes, tem o descaramento de se empoleirar e ir à boleia de muitas das suas criações. Se ele for presidente estes eventos já não são auto-promoção, são marcas de Santo Tirso.

– Manter e ampliar a Universidade Sénior
– Manter o Passeio Anual Sénior
– Promover a marca Santo Tirso ConVida
– Apostar mais no Festival de Guitarra e no A Poesia Está na Rua
– Potenciar o Museu de Escultura Contemporanea ao Ar Livre

Cartas para “inlgês ver”

Nunca percebi para que servem as Cartas. E o que são elas na realidade? São programas? São regulamentos? São estatutos? São estratégias? A verdade é que estas famosas cartas – e elas existem para todos os gostos – são apenas e só para “inlgês ver”. Não servem para absolutamente nada. Poucos conhecem o seu conteúdo, e dos que conhecem ninguém respeita.

– Reformular a Carta Educativa Local
– Criar a Carta Desportiva Municipal
– Criar a Carta Cultural de Santo Tirso
– Elaborar a Carta Social de Santo Tirso

Planos de intenção e Projectos de gaveta

Planos, Programas e Projectos. Medidas concretas? Zero! É tudo planos de intenções e projectos que nunca chegarão a ver a luz do dia. Coisas que – estamos fartos de saber – ficam na gaveta ou caem no insucesso completo. Claro que podem ser “recuperados” quando convier, para dizer que se está a trabalhar nisso. Entretanto servem para Alírio encher o seu programa eleitoral e agitar a imaginação fértil do eleitorado.

– Lançar um plano de requalificação das vias intra e entre freguesias
– Lançar um plano de ordenamento do território
– Conceber um plano de regeneração, requalificação e valorização de espaços urbanos
– Lançar roteiro do património arquitectónico
– Promover o projecto “empresas de sucesso” que distinguirá empresas em cerimónia pública
– Criar o programa “Correr com…” para promover o atletismo nas escolas
– Lançar o programa “Envelhecimento Activo”
– Lançar o programa Internet para Todos
– Implementar a Colónia de Férias Sénior
– Lançar o cartão Família Numerosa

O habitual

Castro Fernandes utilizou estas promessas em todas as campanhas eleitorais. Tipo Sporting CP no futebol: este ano é que é, vamos mesmo resolver estes cancros do concelho. Alírio criticou até à exaustão. Agora apresenta, sem qualquer tipo de pudor, as mesmas promessas de há anos, que ninguém cumpre nem vai cumprir.

– Transferir a feira semanal para um local mais adequado
– Redesenhar a rede de transportes públicos
– Recuperar o projecto do parque de estacionamento no Largo da Feira
– Recuperar o Cine-Teatro

Papas e bolos

Alírio canceles propõe-se a manter, recuperar e instituir novos eventos. Daqueles onde o Presidente e a sua pandilha se pavoneiam e auto-promovem. Galas onde o presidente possa aparecer a dar prémios e diplomas. Feiras para continuar a distrair e divertir o o povo (enquanto as empresas convidadas a fazer parte acumulam prejuízos). Festas e Concertos à borla (tipo Tony Carreira e afins). Afinal já diz o ditado: com papas e bolos… se enganam os tolos.

– Recuperar a feira das tasquinhas
– Instituir a Gala anual do Desporto Concelhio

E é isto, o grande plano de Alírio Canceles para colocar Santo Tirso na rota do futuro. Um futuro muito negro.

Medidas concretas? As mesmas de sempre sobre as quais já conhecemos a (in)eficácia: Taxas, Impostos, Água, Saneamento, mais Pavilhões e Piscinas.

Quanto ao resto? Zero! Muitas coisas politicamente correctas, vazias de conteúdo, pouco ou nada tangíveis. Promessas vagas, indefinidas, indeterminadas.

Promete-se tudo e quando se chega lá vai-se gerindo o dia-a-dia, usando recursos públicos para alimentar a “máquina”, com o único objectivo de se manter no poleiro.

Ou seja, o habitual. Aquilo que temos vindo a ouvir dos políticos – nomeadamente dos autarcas – nos últimos 20 anos, e que nos trouxe até aqui… ao fundo do buraco.

Quem votar nestes senhores, está a continuar a cavar ainda mais fundo. Está a ser conivente com esta gente incompetente, sem ética nem moral, sem carácter e intelectualmente desonesta. Que irá afundar ainda mais o concelho, a região e o país.

31 respostas a Vota Alírio Canceles, para um Santo Tirso com futuro

  1. stsleaks diz:

    Foi um resumo alargado. Somente retificaria no início onde diz que “apenas a 1 mês das eleições o site da candidatura aliriocanceles.pt continua off-line”. Pois, não viu a luz do dia, faltam dois dias para as eleições. O apoio informático zangou-se?

    Resumo também, uma vez mais, um pouco do que foi sido visto e descoberto nestas semanas. Onde o anonimato não vingou!

    *************************************************

    Alírio Canceles ignorou a lei e o comunicado da Comissão Nacional de Eleições que impede a utilização de publicidade paga nas páginas de campanha no Facebook.

    Depois deste comunicado reparei que os candidatos respeitaram e cumpriram. Mas hoje, para meu espanto, constatei que Alírio Canceles voltou à carga, num claro desrespeito pela lei.

    Uma atitude que já seria de esperar, visto que Alírio Canceles já:

    . foi apanhado a comentar blogs com nomes fictícios;

    . foi apanhado como coordenador do jornal online sem rosto “Santo Tirso Jornal”;

    . foi apanhado com utilizadores da Indonésia, Índia e China a “apoiar” a sua página no Facebook;

    . foi apanhado com um pupilo, candidato pelo PSD/PPM à Assembleia Municipal , a espalhar propaganda e contra-informação com perfis falsos e comunidades anti – Santo Tirso;

    . ajudou na distribuição de cartas assinadas pela INEXISTENTE Associação dos Cidadãos para a Democracia.

    Isto é o que resta a quem não se consegue impor pelas suas ideias e projetos. Resta somente o ataque pessoal aos seus adversários políticos e a Santo Tirso, convencido de que pode passar despercebido no anonimato. Mas não, a estratégia falhou.

    É bom que se saiba, e se faça a devida ressalva, de que o comportamento de outros candidatos pelo PSD/PPM, tais como José Pedro Miranda, é bem diferente. Sempre teve um tipo de conduta que o distinguiu e distingue de Alírio Canceles. Tudo isto veio confirmar que deveria ter sido José Pedro Miranda o candidato à Câmara Municipal e não Alírio Canceles. Alírio auto-promoveu-se dentro do PSD, manipulando os elementos da Comissão Política Concelhia (escolhidos a dedo), de forma a que na hora pudesse ser ele o candidato, desrespeitando muitos dos militantes Tirsenses do PSD.

    **************************************
    Tudo com provas em:

    https://santotirsoleaks.wordpress.com/2013/09/25/alirio-canceles-nao-respeita-a-lei-e-foi-contra-jose-pedro-miranda/

    **************************************

  2. Anónimo diz:

    Santo Tirso tem o IMI e o preço da água muito altos, mais altos do que certos concelhos.

    • Zé Falido diz:

      Falar de cor dá nisso! Por acaso quase todos os concelhos têm o IMI na taxa máxima, o que não é o caso de Santo Tirso. Não falem sem saber. Nunca vi laranjinhas tão vermelhos como em Santo Tirso. Alistem-se no BE!

      • Laranjinhas contra atrasados mentais dos xuxalistas. diz:

        Mesmo assim são muitos altos, e as rosas estãoa ficar com medo,murchinhas e choronas e fanaticas.

      • Zé Falido diz:

        Nota-se pelo discurso quem é fanático. Ganhe juízo.

    • LARANGINHAS CONTRA ATRASADOS MENTAIS DOS SOCIALISTAS diz:

      OS SOCIALISTAS GASTAM O ORÇAMENTO NOS SALÁRIOS DOS TACHISTAS EM TROCA DE VOTOS.

      • LARANGINHAS CONTRA ATRASADOS MENTAIS DOS SOCIALISTAS diz:

        TAMBÉMGASTAM O ORÇAMENTO NOS TACHISTAS EM TROCA DE VOTOS.

  3. Laranjinhas contra os atrasados mentais dos socialistas diz:

    Os socialistas querem um Santo Tirso atrasado para terem os seus votinhos contados e certinhos dos socialistas.

    • Laranjinhas contra os atrasados mentais dos xuxalistas diz:

      Os socialistas querem um Santo atrasado para terem os seus votinhos contados e certinhos dos socialistas.

  4. Alirio do campo diz:

    Esses dois gavinetes do empreemdedorismo podiam ser num só,apoia o turismo,desporto sénior,a cultura de lazer na cidade,será que é necessário muitas pixinas,falta pixina ao ar livre,e o mercado municipal está abadonado e com falta de higiene,eo caminho do tapado esta abandonado e a sua fonte, tem boas ideias que podem ser reduzidas a baixos custos ele tem uma boa equipa .E a praia Fluvial ?E a festa de S.Bento vai ficar no mesmo sitio.tenho de ler o resto do Programa.Ea agricultura .

  5. zedoscaes diz:

    A realidade é que nenhum dos candidatos apresentou até agora como vai atingir as metas que se propõe! e pior do que isso é que prometem muitas metas… mas como chegar lá é que não vejo como!!!!
    Será que vão chegar lá de “biciclete”, de “biatura com chaufere”, a pé pelo “passadiço”….
    Acho que todos gostaríamos de saber como vão fazer para chegar lá….
    Eu proponho desde já colocar no centro do mercado uma “nave espacial” pois assim virão “charters” de chineses para visitar-la e assim fica já resolvido o problema da falta de pessoas no mercado municipal, agora como vou arranjar a tal nave isso não interessa..depois vê-se !!!
    Basicamente são estas propostas que estão em cima da mesa…
    pois baixar o preço da água é impossível pois está na posse da indaqua. O saneamento já está nas águas de noroeste e já estão definidos os investimentos que vão ser feitos em todo o concelho de Santo Tirso por isso o próximo candidato nada poderá fazer…
    O IMI a taxa será de ser a máxima, devido à câmara ter recorrido aos financiamentos fornecidos pela governo central e contratualmente, o IMI e mais algumas taxas são as máximas por exigência do governo central para conceder esse empréstimo…
    e como isto há muito mais que o POVO não sabe, não entende e não quer saber…
    Mas quando lhe dão de borla o José Cid, já deviam saber que daqui a uma semana vão começar a pagar todos os dias os concertos, os carros e carrinhas a dar musica o dia todo, os porcos no espeto, etc ….
    haja NOJO por favor…

    • Zé Falido diz:

      O dinheiro que dão para as campanhas (que não deviam dar) são para a campanha. Ou as garrafas de vinho do PSD foram oferecidas? Tudo tem que ficar no relatório de contas da campanha dentro do montante que foi atribuído. Não devia ser atribuído nada a ninguém, mas isso é outra história.

      • Chega de tachos diz:

        O joaquim Couto deu canetas e lápis com o seu nome as escolas primárias que não podia dar, os passeios aos idosos dos socialistas para compra-los não podia ser feito, nem em cima das eleições.

      • Zé Falido diz:

        Acho que quem aproveitou melhor o dito passeio foi o PSD. Que eu saiba quem foi chamado ao palco foi Alírio Canceles, pela primeira vez na história. Não foi Joaquim Couto chamado. Será esta a parte visível do estranho silêncio de Alírio em relação à Câmara? Informe-se.

      • Chega de tachos diz:

        ENTÃO É POR ISSO QUE OS SOCIALISTAS ESTAVAM AMARGURADOS COM AS LARANJINHAS NÃO CONSEGUIRAM COMPRAR OS IDOSOS.

      • Chega de tachos diz:

        essa das canetas do joaquim Couto é ilegal nas escolas primarias.

      • Zé Falido diz:

        Lol vá-se adaptando conforme se transmitem informações. Não, tb não é verdade. Por favor, informe-se antes de fazer comentários desse tipo. Há muita coisa sem ser boatos, com provas de quem o fez. Algumas neste blog. Portanto aproveite para ler. Uma das coisas que não se podem mesmo fazer é cartas com nome de Associações que não existem, por exemplo. Ou desrespeitar um partido para se proclamar candidato à Câmara.

      • Chega de tachos diz:

        Mas essa das cartas o seu conteúdo é tudo verdade.

      • Zé Falido diz:

        Por acaso nem tudo é verdade, meu caro. E se é tão verdade, qual a razão para não dar a cara? Quem inventa nomes de Associações que não existem para passar informações é porque tem vergonha de as assumir como suas!

  6. anónimo diz:

    Concordo consigo quando diz que não deviam dar dinheiro aos partidos, porque isso representa mais impostos. Quem quizesse oferecer pequenas lembranças, deveria pagar do seu bolso, ou seja do bolso dos candidatos, como tem acontecido com a lista do PSD, para a União de Freguesias de Santo Tirso, Couto S. Cristina, Couto S. Miguel e Burgães. Já do outro lado.os gastos com a oferta de … guarda chuvas, cabazes, “tainas” com porcos assados no espeto, e tantas outras coisas, que adoçam um determinado tipo de eleitorado mais distraído. Quem é que paga?

    • Zé Falido diz:

      Está enganado. Nada na campanha pode ser oferecido! A campanha tem um tecto de gastos e todos os artigos e eventos da mesma têm que constar nas contas. O tempo onde se dizia que tudo foi oferecido já acabou há algumas eleições atrás. Informe-se.

      • Anonimo diz:

        os candidatos do ze pedro miranda é que pagaram os outdors e certamente as garrafinhas e os cantores do comício do desfecho cantaram gratuitamente.do ze pedro e do Alirio.

    • Miguelense diz:

      O Presidente da Junta de S.Miguel do Couto anda a dizer Que o Mirra não tem capacidade para representar S.Miguel do Couto,aldeia onde viveu, e o Mirra tem o curso Superior,que ganância e discriminação.

  7. Caso diz:

    Andam rumores de uma sondagem que dá a vitória a Alirio Canceles com pequena margem, a verdade é que responsáveis pela Campanha de Joaquim Couto, andam preocupados com a interferência de José Pinheiro Machado na votação…

    • Zé Falido diz:

      “rumores de sondagens”….bom. É como os rumores de cartas anónimas que não são anónimas. Perfis anónimos que não anónimos.

    • Alírio do campo diz:

      Vote no ALírio,estou a começar a sentir o perfume dos Alírios em Santo Tirso.

  8. Vote Zé Pedro Miranda diz:

    O Hino mais bonito das Campanhas.Unidos para Crescer.

  9. PSD diz:

    Vote nas Laranjinhas doces.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: