#Autárquicas2013 Dia de reflexão em Santo Tirso

Amanhã é dia de eleições. As Autárquicas 2013. Hoje é dia de reflexão. Vou portanto reflectir. Em voz alta se me dão licença, tal como fiz ao longo dos últimos 4 anos neste blogue.

Escrevi muito sobre estas eleições. Fi-lo porque tinha a certeza de que poderiam ser finalmente um ponto de viragem para Santo Tirso. Depois de 30 anos a ser governado pelo mesmo partido, o PS.

Santo Tirso tinha a oportunidade de mudar. E a responsabilidade dessa mudança tinha que cair maioriatária e obrigatóriamente sobre o maior partido da oposição, o PSD – onde sou militante.

Infelizmente o PSD Santo Tirso – os seus dirigentes – não é capaz de arcar com essa responsabilidade e de proceder a essa mudança. E não é, porque é um partido muito doente.

A primeira doença dos dirigentes do PSD Santo Tirso chama-se “Complexo de Inferioridade“. Esta patologia advém do facto de terem preconceitos. Sejam eles de ordem económica, social ou cultural.

Ela leva a que se tornem agressivos e repulsivos em relação áqueles que mostram ter mais capacidades e melhores condições. Ostracizando e afastando-os com medo de serem ultrapassados.

A segunda doença dos dirigentes do PSD Santo Tirso chama-se “Efeito de Dunning-Kruger“. Esta patologia é um desvio cognitivo que leva indivíduos incompetentes a sofrer de uma superioridade ilusória.

Ou seja, tendem a avaliar excessivamente as suas capacidades e a não reconhecer as suas verdadeiras incapacidades, ao mesmo tempo que ignoram as genuínas capacidades dos outros.

A terceira doença dos dirigentes do PSD Santo Tirso chama-se “Despotismo” (ou tirania). Esta patologia é, a meu ver, consequência das duas anteriores. Os mais fracos tendem a impor-se pela força.

O melhor, mais evidente e mais recente sinal desta patologia foi a auto-nomeação de Alírio Canceles – o querido líder – para candidato à CM Santo Tirso. Aclamada em júbilo pelos fiéis seguidores.

Mas desenganem-se aqueles que pensam que esta doença é recente. O PSD Santo Tirso sofre destas patologias há décadas. De Alírio Canceles a Gonçalves Afonso (que naturalmente aparece agora a aplaudir Alírio).

Praticamente todas as direcções do PSD Santo Tirso nos últimos 30 anos afastaram de si os melhores e mais capazes Tirsenses. Estando o resultado evidentemente à vista. A cada eleição, a derrota.

E desenganem-se também aqueles que pensam que em breve isto vai mudar.  Que vai aparecer o messias (ex. José Pedro Miranda). Vem aí mais do mesmo. Seguidores de Alírio já se posicionam.

Durante 4 anos denunciei aqui, neste blogue, o plano pessoal de assalto ao Poder de Alírio Canceles. Um homem arrogante, inepto e inapto politicamente. Incompetente, inculto e ignorante.

Um homem sobranceiro, insolente, sem carácter, sem personalidade e intlectualmente desonesto. Um homem sem visão, sem exemplo. Insensato, imprudente e grosseiro.

O PSD Santo Tirso não quis ouvir e deixou isto acontecer. Acabou por mostrar que prefere a arrogância e a banha de cobra. Pois agora besunte-se com elas que há-de ter um lindo enterro.

Post Scriptum – Muitos perguntam porque critico o “meu” PSD e não olho para o PS. A esses recordo a sabedoria popular. Que moral tenho eu de falar dos de fora, sem olhar para a minha própria casa.

7 respostas a #Autárquicas2013 Dia de reflexão em Santo Tirso

  1. AS diz:

    Não posso estar mais de acordo.
    Espero que a partir de amanha, as pessoas válidas do partido corram, em definitivo, c esta cambada de medíocres.
    Enquanto militante do partido há cerca de 20 anos, estou disponível Para integrar esse processo. Estou cansado de ter vergonha de ser social democrata em santo tirso (algo q nenhum dos palhacitos q acompanham Sr. Alirio Canceles faz ideia do que significa).

  2. stsleaks diz:

    As declarações de Alírio à Rádio Voz de Santo Tirso foram de outro mundo!

    Disse Alírio, quando questionado sobre o futuro:

    “O futuro? O futuro é sempre o mesmo, há 31 anos que o PSD está na oposição”

    WTF!?!?

    Reservo para mais tarde um comentário global. Mas estas declarações foram demasiado “fortes”.

  3. Futuro diz:

    A culpa é óbvio que é do PPM, afinal o Duque de Bragança não veio fazer campanha!

  4. Eduarda diz:

    Luís, como sabes, tenho mais ou menos a mesma ideia que tens. Estas eleições podiam ter sido muito diferentes. O Sr. Alírio conseguiu um resultado menos mau, graças a um fraco adversário, graças a muito trabalho (a auto-campanha já dura no mínimo há 8 anos!!), e a um bom trabalho de marketing. Mas, faltou a humildade! Faltou a honestidade!! E sem esses valores não há “líder”! É que até pode ter conquistado “povo” mas dentro do partido perdeu muitos votos quando se impôs, quando evidenciou um carácter tão fraco.
    Lamento que o José Pedro não tenha tido outra atitude. Mas acabou por pagar bem cara a factura. Há deveres que nos “caem” quando assumimos determinados lugares. Ele tinha o apoio de muita gente e optou por deixar-se ir na “onda” do Alírio. Desiludiu-me.
    Espero que todos tirem as suas conclusões.
    Espero sinceramente que haja gente dentro do PSD que se insurja. Que surja uma alternativa real!
    Tal como tu, com o mal dos outros posso eu bem…
    Cumprimentos.
    Eduarda.

    • stsleaks diz:

      Conseguiu um resultado “menos mau” (eu diria mesmo assim muito mau, já que a diferença entre os dois partidos aumentou e muito: em 2009 a diferença foi de apenas 2727 votos e 6,05%, em 2013 foi de 4873 votos e 12,22%, tendo aumentado a abstenção).

      Sem a divisão e mal-estar gerado por Castro Fernandes e os rebuçados que deu a Alírio, o banho teria sido completo e com direito a polimento.

      • Eduarda diz:

        Pois, eu considerei “menos mau” porque esperava um resultado ainda pior. E naturalmente, para isso contribuiu a “pseudo-crise” socialista.

  5. […] Em Setembro de 2013, e a propósito do desastre que seria o resultado do PSD Santo Tirso nas eleições autárquicas, eu escrevia: ”E desenganem-se também aqueles que pensam que em breve isto vai mudar. Que vai aparecer o messias (…“. […]

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: