#Autárquicas2013 O pior resultado de sempre do PSD

Entre ontem e hoje, depois de se saberem os resultados das Autárquicas 2013 em Santo Tirso, este blogue recebeu milhares de visitas (ultrapassando mesmo as 140.000 visitas totais). Percebo porquê. Depois do que escrevi nos últimos 4 anos acerca destas eleições, há muito quem gostasse de ver a minha reacção.

Vamos aos factos e aos números, porque esses não deixam mentir nem dão espaço a interpretações enviesadas…

O PS venceu com 18.000 votos, elegendo Joaquim Couto como Presidente da CMST. O PSD teve 13.000 votos. A diferença entre os dois partidos foi de cerca de 5.000 votos. Diferença essa que em 2009 (João Abreu) tinha sido de 2.700 votos, em 2005 (João Abreu) de 2.300 votos e em 2001 (David Assoreira) de 3.300 votos.

Em termos de percentagem, o PS teve 45% deixando o PSD a 13% de diferença com 32%. Em 2009 o PS teve 48% deixando o PSD a 7% com 41%. Em 2005 o PS obteve 48% e o PSD conseguiu 43% ficando apenas a 5%. Em 2001 o PS obteve os mesmos 48%, tendo o PSD obtido 40% dos votos e ficando a 8%.

É, portanto, mais do que evidente que o PSD Santo Tirso teve o pior resultado de sempre, desde que Santo Tirso tem a actual configuração (nas Autárquicas 1997 a Trofa ainda fazia parte do concelho). Foi uma derrota pesadíssima para um partido que vinha claramente recuperando eleitorado nas últimas três eleições.

E a derrota torna-se histórica quando o PSD Santo Tirso perde a Junta de Freguesia de Além Rio (onde detinha Lama e Sequeirô, duas das quatro freguesias da união), a Junta de Freguesia de Campo (onde detinha S. Martinho, que é maior do que as outras duas freguesias da união) e a Junta de Santo Tirso (onde detinha Santo Tirso, que tem o dobro do tamanho das outras três freguesias da união).

E quanto a esta última, mais surpreendente ainda é. Já que José Pedro Miranda era considerado o mais carismático candidato do PSD, admirado por toda a gente, e visto até como o ideal candidato à presidência da CMST (nestas e nas próximas eleições). Pode-se ter queimado aqui uma excelente opção para 2017.

Naturalmente que o responsável máximo por esta hecatombe, este desastre do PSD Santo Tirso, é o seu presidente Alírio Canceles. Já dou de barato a forma como ele conseguiu chegar ao lugar que lhe permitiu liderar todo o processo eleitoral. Sobre isso já escrevi demasiado neste blogue, para quem quis ouvir.

Constato apenas o seguinte: Alírio teve exactamente aquilo que se dizia que anteriores candidatos não tiveram. Teve o partido à sua disposição, teve o lugar de destaque na vereação, teve 4 anos para trabalhar, teve o apoio da maioria dos militantes activos, teve o suporte da Distrital do PSD. E perdeu redondamente!

Não vou perder mais tempo a falar da sua falta de qualidades e condições para ser candidato a presidente da CMST. Sobre isso já escrevi demasiado aqui para quem quis ouvir. Os resultados vieram comprovar: Alírio Canceles não serve. Não o quiseram na sua terra (Lamelas) nem o querem aqui.

Se ainda tem alguma réstia de dignidade – o que sinceramente eu duvido muito – Alírio deveria desaparecer do mapa político durante muito tempo. E é para não dizer, para sempre! Ele fez muito mal ao PSD e também a Santo Tirso (porque fez os Tirsenses perderem uma oportunidade de ouro para mudar de rumo).

Estou convencido que não o fará. Muito ao jeito do que se vê hoje em políticos profissionais – os tais que ele gosta muito de imitar – vai antes dizer “vou andar por aí”. Vai novamente imitar José Sócrates, e ao invés de respeitar um “período de nojo” (que é o mínimo que se exige) vai andar a “meter nojo”.

40 respostas a #Autárquicas2013 O pior resultado de sempre do PSD

  1. Inês diz:

    clap, clap, clap

    • SIC diz:

      Acho útil tb abril um tópico com o elenco de todas as promessas de Quim Couto, o retornado, é que ainda estou à espera que do Ensino Superior em Santo Tirso que o Engº. Castro Fernandes prometeu nas últimas eleições à boleia do programa eleitoral de João Abreu….
      A propósito, que infelizes foram os Tirsenses em não terem eleito o Dr. João Abreu à 4 anos atrás, esse sim um grande candidato que daria um excelente Presidente de Câmara, que oportunidade deixamos fugir à custa de partidarites estupidas….

  2. Futuro diz:

    O engraçado é a ouvir Alírio Canceles dizer na rádio que foi um “resultado inesperado…”o homem tinha-se mesmo em conta via uma realidade que só ele via…é um facto não têm carisma, honestidade e humildade para dirigir o partido. O PSD necessita de um projecto de reunificação partidária, começo a acreditar que sem uma união PSD e PP, direita tirsense forte será impossível com a saída das freguesias que compunham a Trofa, lutar com o PS pela vitória na Câmara num horizonte de décadas…Acima de tudo é preciso mais humildade, estar mais próximo daqueles que precisam e neste concelho são muitos. Uma pessoa que conheço que trabalhava numa fábrica na Poupa, disse-me que numa visita José Pedro Miranda nem cumprimentou os trabalhadores que estavam cá fora, falando apenas com o patrão deles, já Jorge Gomes noutra visita, cumprimentou efusivamente toda a gente, está ai a diferença e génese da derrota do PSD a escala global, O PS consegue transmitir uma imagem em Santo Tirso que se importa com todos, com o Dr. fulano de tal ,com o operário, com o desempregado.Tal como José Pedro Miranda, Alírio Canceles, mostra claramente gostar perto daqueles que têm influencias, seja económicas, sejam políticas, e demonstra acima de tudo hipocrisia quando presente com os mais pobres…

    • SIC diz:

      Oh amigo, o Dr. José Pedro Miranda, e quem o conhece sabe bem não descrimina ninguém, só uma mente minada pela côr partidária pode fazer escrever o contrário…enfim…

  3. zedoscaes diz:

    Para não falar da pouca vergonha que algumas “desavergonhadas” da lista e apoiantes da lista do José Pedro Miranda, que foram para as zonas de voto em trajes pouco convenientes e atitudes ainda mais inconvenientes, parecendo em alguns momentos, que estavam a tentar conquistar votos em troca de favores “carnais”….
    Notou-se algum mal estar por parte de algumas “esposas” que não gostaram da forma como “elas” abordaram os seus “maridos”, distribuindo beijos “humidos” e piscar de olhos “sedutores”, em certos momentos essas atitudes roçaram a falta de respeito!

  4. zedabica diz:

    Outro assunto que me deixa perplexo, é o facto de tanto alirio canceles como zé pedro miranda, não colocarem um agradecimento e uma reflexão nas suas páginas oficiais de campanha, a todos os que “gostaram” e votaram neles, apesar de serem poucos, mereciam uma palavra final de agradecimento e despedida….

    • Ze Fuinhas diz:

      Foi necessário mandar aqui umas “bocas” para os PSD´s Santo Tirso, se “enxergarem” e finalmente fazerem as declarações oficiais passados cerca de 3 dias…..e ainda por cima com mentiras e desculpas esfarrapadas de maus perdedores!

    • SIC diz:

      É melhor pesquisares com mais cuidado…

      • zedoscaes diz:

        è melhor ter atenção às datas e horas dos posts ! só depois da “boca” aqui é que foram colocadas as mensagens “SiC”…

      • SIC diz:

        Foi mesmo por ter vindo aqui ler…foi, foi….santa paciência…

      • zedoscaes diz:

        Mas não há a menor duvida, eu sei de algumas coisas que ouço nos bastidores ok?

  5. Eduarda diz:

    Concordo com muita coisa que aqui foi escrita. É assunto mais que flagrante que o Sr. Alírio foi um péssimo candidato à CMST. Mas há que reconhecer que ele trabalhou e muito (desde há oito anos, no mínimo, que faz “campanha”). O problema é que foi mais óbvia a falta de carácter do que real interesse pelas pessoas.
    Acreditei que o José Pedro seria o candidato ideal mas ele veio demonstrar o contrário. Primeiro, quando não avançou contra o Alírio (tinha muitos apoios dentro do partido) – e mesmo que saísse derrotado tinha ido à luta, tinha-se disponibilizado pelo(s) partido(s). Segundo, porque deixou que Alírio ditasse as regras da sua candidatura à Junta de Freguesia, quando “forçou” a perda da coligação com o CDS. Mais uma vez o Sr. Alírio deixou o “orgulho” falar mais alto e não foi capaz de aceitar que o CDS apoiava o José Pedro e não o apoiava a ele mesmo. Por outro lado, o José Pedro mais uma vez deixou escapar uma oportunidade de se mostrar uma pessoa de convicções e com ideias e que não anda a “toque” do Sr. Alírio.
    Não acompanhei de perto a campanha mas onde há fumo há fogo. Certamente alguma coisa terá falhado para o José Pedro ter tido o resultado que teve. E em parte, acredito que a sua própria motivação mudou quando perdeu o apoio do CDS e das pessoas que integraram a sua equipa.
    Enquanto (supostamente) a Junta de Santo Tirso foi disputada por dois candidatos fortes, nunca uma “corrida” para a Câmara foi disputada por candidatos tão desinteressantes e desmotivantes. O José Pedro tinha tido aqui uma oportunidade única com o apoio do CDS. E os Tirsenses também!
    Muitos serão os que lamentam mas as coisas não irão mudar enquanto não houver mudanças de fundo na forma de fazer política. Nestas eleições, o meu consolo foi a vitória mais falada dos últimos tempos que foi a de Rui Moreira no Porto! E depois, a de Guilherme Pinto em Matosinhos. Porque as pessoas ainda valem mais do que os partidos.

    • Anónimo diz:

      O josé pedro Miranda trabalhou muito na campanha e os candidatos é penas as pessoas de S.TIrso não votarem mais nele.

      • Eduarsa diz:

        Não questiono o trabalho de José Pedro. Mas esse argumento é frágil… porque concerteza o candidato do partido socialista também trabalhou muito para conseguir o resultado que conseguiu.

  6. Morcona diz:

    Em S.Miguel do Couto foi uma corrida às urnas de cegos, deficientes, de pessoas idosas que estavam doentes, mandadas pelos socialistas,eram tantos,e o presidente a fazer charme e a controla-los

    • Zé Falido diz:

      É por essa arrogância e pseudo-chiqueza que levais e bem na tromba. Vá chamar burro e deficiente e cego a outro.

  7. Morcona diz:

    Nunca pensei que as pessoas de Santo Tirso fossem tão burras.

    • zedoscaes diz:

      Sim, foi por esse tipo de pensamento arrogante, de superioridade e altivez misturado com presunção e com a ganancia da lista do PSD para a Junta, que levou à vitória da sinceridade, honestidade, verdade e simplicidade das gentes da União de freguesias de Santo Tirso !

      “Uma pessoa que conheço que trabalhava numa fábrica na Poupa, disse-me que numa visita José Pedro Miranda nem cumprimentou os trabalhadores que estavam cá fora, falando apenas com o patrão deles, já Jorge Gomes noutra visita, cumprimentou efusivamente toda a gente, está ai a diferença…”
      Mas relembro que as pessoas da lista do PS são na sua maioria todas assim antes e depois das eleições, já as da lista do PSD só são assim nas eleições e pelos vistos MAL

      • Futuro diz:

        Esta sua frase é de extrema importância: “Mas relembro que as pessoas da lista do PS são na sua maioria todas assim antes e depois das eleições, já as da lista do PSD só são assim nas eleições e pelos vistos MAL…”

      • Morcona diz:

        S.Miguel do Couto ,aldeia atrasada,Santo Tirso atrasado.Deves estar a mamar para estares todos os dias na internet.Zé dos Caes ou Zeza das Cadelas.

      • zedoscaes diz:

        O mais engraçado é que dessa aldeia atrasada vieram de lá e estiveram lá os Melos, os Mirras, etc… não sei o quer dizer com isso… se calhar é mesmo Mor_Cona

      • SIC diz:

        ganância da lista do PSD à junta? são quase todos bons profissionais nas suas áreas…têm trabalho e vida própria…têm profissão….a propósito, o que faz Jorge Gomes? E já agora e que tanto se critica Alírio Cânceles e, politicamente até concordo em muito do que dele por aqui se diz…mas, e do outro lado, nada….o que faz voltar Joaquim Couto, a maior nódoa política que alguma vez passou pela Câmara…o resto, enfim, José Pedro Machado, alguma vez trabalhou na vida…a Engª Ana Maria..idem….vejam quem está tb do outro lado….

  8. cilo diz:

    Para que conste, a freguesia da Lama (Além Rio) era PS.

  9. Mula diz:

    Com a compra de votos do PS, PSD,só ganhais com coligação.ou com novos habitantes,como isso não vai acontecer.

  10. Zé Falido diz:

    Até nas declarações de derrota fica demonstrado o rancor com que estas pessoas encaram a vida política e a forma como encararam a campanha!

    As declarações de Alírio Canceles à Rádio Voz de Santo Tirso na noite das eleições e este péssimo comunicado de derrota fazem-me pensar que teve é votos a mais! Mas muitos! Mas muitos mesmo!

    RUA COM ALÍRIO CANCELES E ANDREIA NETO! RUA!

    • Luisa Maria Melo diz:

      Primeiro comentario acertadissimo, Alirio Canceles teve muitos mais votos do que merecia. E tenho dito.

  11. Susana Moreira diz:

    Resultado na União das Freguesias de ST….

    PSD: 37,08 + CDS: 5,79 + CDU: 3,89 = 46,76
    PS: 47,80
    Nem coligado com os três partidos o Zé Pedro ganharia estas eleições! Alguém poderá explicar este resultado?

  12. Susana Moreira diz:

    Curioso: A diferença percentual entre Alírio Canceles e Joaquim Couto e o José Pedro Miranda e Jorge Gomes é idêntica. No entanto, convém lembrar que em Santo Tirso (União das freguesias) não existiu nenhuma lista de independentes como aconteceu no concelho, que na minha opinião foi buscar mais votos ao PSD por estar associado ao Governo.

  13. Susana Moreira diz:

    E para continuar a refletir, lembrar que José Pedro Miranda já era presidente da junta que tem o dobro dos habitantes das restantes 3 freguesias agregadas.

    • SIC diz:

      Já agora, convém lembrar que na Freguesia em que trabalhou e foi presidente de Junta, ganhou…em Santo Tirso, ganhou, quem o podia julgar deu-lhe outra oportunidade….

    • Eduarda diz:

      Cara Susana Moreira, a sua análise é muito primária (não é minha intenção que o termo seja ofensivo mas, não encontrei uma palavra que melhor pudesse traduzir a sua “leitura”).
      Sabia que o sr. Alírio antes de candidato à CM foi candidato à JF de Lamelas pelo PSD? Uma freguesia que não atinge os mil eleitores! E saiu derrotado!!
      Isso não impediu que ele mesmo, e seus “cúmplices”, avançassem com uma candidatura à CM!
      E se formos analisar os resultados, a derrota na “corrida” (ou “assalto”) à CM nem lhe correu assim tão mal. O que eu quero dizer, é que em política (ou em eleições, para ser mais clara), 2+2 podem não ser 4.
      O José Pedro, se fosse candidato à CM provavelmente iria em coligação com CDS/PP; o candidato independente avançaria ou não; muitos dos que ficaram em casa teriam ido votar; militantes/apoiantes/simpatizantes do PSD que não concordaram com esta auto-nomeação teriam-se empenhado em votar e em multiplicar o seu voto; e alguns que acharam não ter alternativa ao Dr. Couto teriam dado o benefício da dúvida… Sinceramente, acho que o José Pedro podia ter conseguido a CMST.
      Mas como disse o Dr. João Abreu, em política não há “ses”. O que o PSD tem o dever de fazer é de analisar, reflectir e discutir os resultados (um pouco à semelhança do que aqui se tem feito)… tudo isto, com honestidade e frontalidade. Não é “passar paninhos quentes” e arranjar desculpas. E a equipa que está à frente do partido deverá convocar o partido para eleições para a concelhia, e desafiar novos projectos, mais “INPUT” dos militantes/apoiantes e/ou simpatizantes. São precisos novos rostos, novas ideias e sobretudo uma nova forma de fazer política: séria, honesta, aberta e democrática, com princípios, com vontade e com coragem.

  14. Susana Moreira diz:

    Outro motivo para reflexão: Na Assembleia Municipal o resultado conseguido pelo PSD foi ligeiramente inferior ao da câmara.

  15. Susana Moreira diz:

    Outro dado para reflexão: A soma dos resultados conseguidos pelas diferentes candidatura para a câmara (PSD, CDU, CDS e Independentes) é de 48,83% e por isso superior à do PS que foi de 44,96%.

    • lolinho diz:

      Alguma vez não foi superior? Que palermice.

      • Pedro Simão diz:

        E ainda o céu é azul, as nuvens são brancas e o sol é amarelo. Daqui a pouco dizem que Alirio e Jose Pedro Miranda só não tiveram uma vitória retumbante por azar. Esta gente faz soma de resultados para tentar minorar um resultado que foi revelador. É juntar todos os partidos para um lado, é fazer somas e subtrações até dar um resultado semelhante ao pretendido, enfim, tudo vale.Argurmentos como: Porque foi compra de votos, ambulâncias com deficientes,crianças a votar, defuntos a saírem dos cemitérios, triste, triste, triste.Ganhem Juízo, trabalhem! Os resultado são claros,as contas estão feitas! Façam lá as conjunturas todas que quiserem para descargo de consciência. No final vão chegar à conclusão. O mal do PSD nestas e noutras eleições autárquicas deveu-se a demérito próprio.Ao menos que sirva para abrirem os olhos. Porque pelo que vejo, os adeptos fervorosos continuam achar que o problema não são eles, é dos outros, que claramente são superiores. Ou então o problema é da população que coitadinhos não tiveram a visão laranja que os levou a apoiar as suas candidaturas.Só vejo aqui verborreia,a tentarem explicar o inexplicável. Todo o processo foi mal conduzido, do inicio ao fim, até na derrota foram infelizes que nem souberam lidar com ela. Nem agradecimentos, nem felicitações, nada! Desfaleceram por 3 dias, mas antes foram ao facebook apagar todos os vestígios de alguma vez terem integrado as respetivas campanhas que apoiaram.

      • TóTÓ diz:

        Vá perguntar a joaquim Couto e Castro fernandes ao presidente da junta de S.Miguel do Couto.

  16. Dúvida diz:

    Os 5000 votos a mais, serão também do passeio a Chaves, da compra dos idosos, pelos socialistas?

  17. […] causas e as suas consequências. Escuso-me portanto a repetir. Está tudo escrito e bem explícito neste post e neste também. Estava curioso por saber o que tinha a comissão política a […]

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: