Erro #1
Podem culpar o árbitro ou o jogador mas a responsabilidade na expulsão de Herrera é do treinador. Nunca deveria ter posto o jovem mexicano a jogar numa partida tão importante da Champions League.
A primeira opção teria de ser sempre Steven Defour ao lado de Lucho Gonzalez. A segunda deveria ser recuar Josué para médio interior e colocar Varela (em grande forma) a extremo. Herrera seria 3ª ou 4ª escolha.
Erro #2
Depois do intervalo, quando se esperava que saísse Josué (há muito desaparecido) e entrasse Varela – até porque era preciso jogar no contra-ataque devido a estar com 10 – Paulo Fonseca retira Licá.
Até aí o extremo português tinha criado os lances de maior perigo. A partir daí o FC Porto passou uma boa meia hora sem criar perigo. Revelando portanto mais uma opção errada do treinador.
Erro #3
Apanhando-se a perder Paulo Fonseca volta a demonstrar a sua mentalidade/atitude de clube pequeno: toca a meter avançados (Ghilas) para o famoso “chuveirinho”.
Tenho vergonha e sofro muito a ver o meu FC Porto, uma equipa tão grande, uma das melhores do mundo nas últimas décadas, a comportar-se como uma equipa pequena.
Erro Capital
Eu percebi a ideia de Pinto da Costa ao apostar em Paulo Fonseca (o mesmo se passou também com Vítor Pereira) mas o presidente já deveria saber que Villas-Boas e Mourinhos são raros.
Entretanto lá vão 2 jogos e 2 derrotas no Estádio do Dragão. Local que nos últimos anos tinha fama de ser a fortaleza do FC Porto, onde qualquer adversário tinha dificuldade em sequer fazer pontos, quanto mais vencer.
Caro Luís, não faças uma análise enviesada dos factos!
Vamos por partes
erro#1 não deves esperar por sol na eira e chuva no nabal, concretizando, o Herrera é novo, o Licá experiente? Concordo que a experiência do Varela seria muito importante, e faria sentido colocá-lo de início no lugar do Josué.
erro#2 Se viste o jogo, viste que o Licá, na parte final da primeira metade, se estava a queixar de uma pisadela, e por várias vezes parou os movimentos com dores. Mantê-lo em campo, quando estamos reduzidos a dez, seria um risco muito grande e desnecessário. Ao mesmo tempo, entrou o Varela “em grande forma” e dizes que durante 30min não criámos perigo!? O Varela criou perigo logo na 1ª vez que tocou na bola!
erro#3 O Ghilas estava para entrar uns 3 minutos antes do golo! E o Lucho já não podia mais!
De resto, fica um jogo em que o Zenith, com +1, não quis assumir o jogo, ficou no buraco como equipa pequena até o Lucho rebentar. Poucas oportunidades teve, e marca um golo no final do jogo, numa jogada que a defesa devia ter resolvido na linha lateral!
O Varela também teve azar, xutou 2 bolas à trave da baliza ,e na parte final esteve quase a marcar.Para mim o treinador do Porto era o do Estoril,e o Luis Melo ,gosta deste treinador?