PS: O povo é néscio e a CRP é anti-democrática

O PSD avançou, na Assembleia da República, com uma proposta de referendo à co-adopção de crianças por homossexuais.

O PS – que durante os últimos 10 anos contribuiu para que o parlamento perdesse o seu tempo em propostas do género (o casamento homossexual, o aborto, o divórcio, etc.) ou em intrigas dos casos mais mediáticos – vem agora acusar o PSD de tentar distrair o parlamento e diz que é preciso centrar as atenções nos graves problemas económicos e sociais do país. O descaramento e a falta de vergonha na cara deste PS até dá vontade de rir.

Isabel Moreira considera que a proposta de referendar este tema é “um acto antidemocrático e do ponto de vista política até pouco leal“. A excelsa deputada do PS, profunda defensora da Constituição não leu o Artigo 10º da mesma, onde o número 1 diz “O povo exerce o poder político através do sufrágio universal, igual, directo, secreto e periódico, do referendo e das demais formas previstas na Constituição“.

O referendo está previsto no Artigo 115º cujo número 1 diz “Os cidadãos eleitores (…) podem ser chamados a pronunciar-se directamente (…) através de referendo (…) mediante proposta da Assembleia da República ou do Governo (…)” e o número 3 diz “O referendo só pode ter por objecto questões de relevante interesse nacional“. O PS e a deputada Isabel Moreira fazem uso do texto da Constituição quando lhes convém, e esquecem-se dele quando não lhes dá jeito.

Para piorar o caso, o PS considera que “esta matéria é demasiado complexa para que os portugueses possam pronunciar-se directamente“. Ou seja, nós os portugueses somos uma cambada de imbecis que para aqui andamos. Somos uns néscios que não temos capacidade para discernir e emitir uma opinião sobre o assunto. Para o PS o povo é quem mais ordena, mas quando não dá jeito o povo é inepto.

3 respostas a PS: O povo é néscio e a CRP é anti-democrática

  1. Pedro Simão diz:

    Como sempre o Luís faz uma leitura seletiva, e afasta-se largamente do cerne da questão. Quantos desses assuntos que enumerou foram objeto de referendo?Quais os custos de o fazer? É o timing para um referendo sobre o assunto?Estamos ou não sobre um programa de austeridade? Sinceramente surpreende-me, pensei que sobre este assunto iria ter opinião contrária! Não haveria ssuntos mais prementes que poderiam ser objeto de referendo e não o são atualmente? Isto não será só mais uma clara tentativa de distrair com assuntos “menores” o que de mais grave querem fazer:OE 2014.
    A mesma técnica utilizada nas apresentações em dias de jogos da seleção. A tática é a mesma. Entreter a opinião pública, enquanto que à socapa levam a água ao seu moinho, que é como quem diz, afundam com austeridade, cortes, impostos. Há ou não há um diploma já aprovado na generalidade sobre o assunto?Não falta apenas a votação na especialidade? O que é isto se não uma tentativa de bloqueio? Porque é que só se lembraram AGORA de falar em referendo!? e logo os Jotinhas?

  2. Eduarda diz:

    Luis, eu não sou a favor deste referendo. Também não sou contra mas, não sou a favor (péssimo “timing” – se não é para distrair, parece. Se é para distrair, que falta de tacto!).
    Acho que não podemos parar porque estamos numa crise económica mas, temos de parar!! Aliás, estamos parados há algum tempo… a pasmar ou a tentar lutar com manifestações antigas, a levar a vida como vamos podendo, sempre tentando chegar ao fim do dia sem sermos atropelados por mais um “corte” ou coisa parecida! (Desculpa-me o vocabulário metafórico mas a verdade é que aceitar este estado de coisas é muito difícil e, se não se arranjarem umas figuras de estilo para “criar” uma certa distância da realidade, torna-se uma missão ainda mais hercúlea, lutar pelo hoje e pelo dia seguinte…)
    Eu sou povo… tenho uma opinião (pouco cimentada!) sobre a matéria… e o país onde eu vivo, rege-se por muita coisa… também por leis mas também, só mais ou menos (é como dizes, a Constituição só dá jeito às vezes!).
    Este é um assunto para ser muito discutido, em que é preciso elucidar a população (porque repara, neste momento, a maioria das pessoas devem ter a imagem do Eduardo Beaute e do Luis Borges com as suas crianças… ou seja, eles aparentemente são pais – no sentido de educador e de acarinharem – como qualquer outro casal convencional – ou melhor ainda!). Mas há outras realidades neste contexto… Há que considerar muitos factores e nesta altura as pessoas vão querer é mais despachar o assunto. Não é questão do povo “néscio”, é questão de estarmos elucidados sobre a matéria.
    Tudo isto é “contra natura” mas, na Natureza a diferença está consagrada… É preciso impor ordem mas, há direitos de liberdade que deverão ser respeitados…
    Se em questões económicas (e que no final do mês vão cair-lhes nos bolsos) ainda há muitos que nem se incomodam (ainda lhes vai caindo!), com isto acho que muito menos! (E digo “incomodar” no sentido de se informarem e questionarem sobre a matéria!!)
    Acho que temos batalhas mais urgentes para resolver. E aí sim, é fundamental que as pessoas se unam e empenhem no desenvolvimento do nosso País, no acrescentar valor… porque não é lutar contra a crise que nós precisamos, é de lutar por nós! Para sermos mais produtivos, mais independentes, mais seguros, mais felizes! Temos de querer ser “mais” mas, para sermos “mais” temos de fazer mais!!! Muito mais!!

  3. oh! diz:

    A Constituição tem de ser mudada de acordo com os nossos tempos.O referendo dava para medir a opnião pública,se estavam mais modernos ou continuam conservadores.O mais importante é o papel da educação das crianças.Pelos vistos o PS não aprendeu nada com a Troica, vão continuar despesistas,continuar aumentar a despesa do Estado,para voltar a chamar a Troica outra vez.Se está assim, uma crise económiva,porque é que vejo os centros comerciais cheios de pessoas.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: